A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
28 de Maio de 2017
Anuncie Aqui
8461
Economia

Pavimentação da estrada Camisão-Piraputanga vai impulsionar o turismo

Governo do Estado licitará o asfalto no dia 29 deste mês, conforme edital da Agesul

15 MAI 2017 - 09h20min
Redação

A pavimentação de 18,5 quilômetros da MS-450, estrada ecológica entre os distritos de Camisão e Piraputanga, em Aquidauana, é uma das obras de infraestrutura mais aguardada pelos moradores e empresários de turismo da região. O Governo do Estado licitará o asfalto no dia 29 deste mês, conforme edital publicado pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).

Em visita ao vizinho município de Anastácio, na semana passada, o governador anunciou que autorizará o início da obra de R$ 25 milhões tão logo seja assinado o contrato com a empresa vencedora do certame. “Assumimos o compromisso com Aquidauana e vamos cumprir”, disse Reinaldo Azambuja, lembrando que os recursos são do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de MS (Fundersul) e estão garantidos.

“O acesso pavimentado da estrada parque mudará o perfil do nosso turismo e desenvolverá uma região esquecida por outros governos”, comemorou o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), que se reuniu com o governador, juntamente com lideranças políticas do município, na quinta-feira (11). “Reinaldo Azambuja está investindo como nenhum outro governador investiu em Aquidauana e nos confirmou ainda R$ 2 milhões para recapeamento de vias urbanas”, adiantou.

Roteiro turístico

Com início no distrito de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, a estrada ecológica, hoje parcialmente asfaltada, é um dos principais produtos turísticos de Mato Grosso do Sul pela suja beleza cênica – de um lado, o Rio Aquidauana com suas corredeiras atraindo pescadores; do outro, os paredões de arenito da Serra de Maracaju dividindo planalto e planície. O local é muito visitado por pescadores e amantes de esportes radicais, como trilhas e escaladas.

Projetando um novo momento para o destino, a Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana tem como meta a formatação de um roteiro dos empreendimentos prestadores de serviços existentes nos distritos e a implantação da sinalização turística nos principais acessos aos atrativos naturais que circundam a morraria, habitat de inúmeras espécies de animais e aves, como araras azuis. A circulação de um trem turístico também está nos planos.

Emprego e renda

“Com a pavimentação da rodovia, toda região será beneficiada, principalmente a comunidade local, que sofre transtornos quanto ao tráfego em dias de chuva”, observa o diretor presidente da Fundação, Humberto Torres. “É uma obra de grande importância para o fomento do turismo, promovendo o aumento do fluxo dos turistas e visitantes que procuram a região dos distritos para lazer, aumentando a taxa de ocupação”, acrescentou.

Paredões de arenito ao lado da estrada parque guardam recursos naturais ainda intocáveis
Paredões de arenito ao lado da estrada parque guardam recursos naturais ainda intocáveis / Chico Ribeiro
Paredões de arenito ao lado da estrada parque guardam recursos naturais ainda intocáveis

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Detento do semi-aberto causa confusão em estabelecimento penal de Aquidauana

2
Aquidauana

Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo "190" em Aquidauana

3
Aquidauana

Gerências municipais preparam projeto para “rede” de ciclovias

4
Geral

Jovem é presa com mais de 13 kg de maconha em durante viagem de van

Vídeos

Alimentos feito com polpa de bocaiúva

Reforma sede da Rotai

Blitz educatica frente ao Exercito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,73m
Miranda
6,59m
Paraguai
4,04m

Colunas e Blogs

Raquel Anderson

Boi boi boi

Valdemir Gomes

Ufa!

Rosildo Barcellos

Amor em Preto e Branco

Ver Mais Colunas
481710634