A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de setembro de 2019
Anuncie Aqui
8842-->
Economia

Reunião dos ministros de agricultura do Brics vai mostrar ao mundo a produção sustentável do país

21 AGO 2019 - 10h58min
Portal do MS

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participou nesta terça-feira (20), na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), da primeira reunião de alinhamento para a realização da 9ª reunião de Ministros de Agricultura do Brics, grupo de países integrado pelo Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul. O encontro está programado para os dias 25 e 26 de setembro no município de Bonito, no EcoSesi – Observatório Socioambiental.

De acordo com o titular da Semagro, a escolha de Bonito como sede do encontro dos ministros de Agricultura do Brics veio da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, por entender que a cidade é a ideal para mostrar ao mundo a produção sustentável brasileira.

“Nesse sentido, o EcoSesi Bonito carrega toda essa lógica de sustentabilidade, é sede do programa de sustentabilidade da Fiems, tem energia sustentável e toda uma questão de reserva legal. O conceito do EcoSesi é exatamente o conceito que nós queremos mostrar do Brasil lá fora, que possuímos uma capacidade de produzir de maneira sustentável, integrada e harmônica entre todos os atores do setor produtivo”, afirmou Jaime Verruck.

“O EcoSesi Bonito é um observatório socioambiental e foi concebido para ser um centro de informação e documentação da indústria de Mato Grosso do Sul no que diz respeito às boas práticas de gestão ambiental. Ou seja, o ambiente propício para mostrar ao mundo as práticas sustentáveis adotadas pela indústria do nosso Estado e do Brasil”, afirmou o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla.

De acordo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SCRI/Mapa), embaixador Orlando Leite Ribeiro, o EcoSesi Bonito está alinhado com o tema da reunião deste ano, que é “Promoção da Inovação e Ações para o Desenvolvimento de Novas Soluções para Sistemas de Produção de Alimentos”.

Reunião do Brics

Formado pelos cinco países, Brics é atualmente presidido pelo Brasil, o que nos coloca como responsáveis por coordenar as atividades, apresentar iniciativas de cooperação e organizar os encontros anuais. Essa é a segunda vez que o encontro da cúpula será realizado no País, desde que os países começaram a se reunir, em 2009.

O grupo busca novas áreas de cooperação, sempre tendo presente a necessidade de obter benefícios palpáveis para as cinco nações. Para o Brasil, as áreas de saúde, ciência, tecnologia e inovação, economia digital e cooperação no combate ao crime transnacional são apontadas como prioritárias.

Em Bonito, será discutida uma proposta com 27 parágrafos, tratando de diversos temas, como a inovação e o princípio científico – que é a oposição do princípio da precaução. A expectativa é que o encontro de setembro sirva para que se dedique um pouco mais de tempo às questões bilaterais, já que os países reunidos têm realidades muito heterogêneas.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Bodoquena

Nota de falecimento de Ricardo Flores, assessor da Câmara de Bodoquena

2
Bodoquena

Sepultamento de Ricardo Flores será às 17h30 no Cemitério Municipal de Bodoquena

3
Policial

Jovem é ofendida no local de trabalho e denuncia injúria

4
Policial

Bebê de 1 ano é espancado até a morte; mãe e padrasto são presos

Vídeos

Celebração de casamento é marcada por cerimônia tradicional de cultura africana

Mulheres tentam entrar em presídio de Dois Irmãos do Buriti com celulares dentro de TVs

Com dedicação e disciplina, Marcos Henrique conquista 1º contrato profissional

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max33

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min18 max33

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,23m
Miranda
1,82m
Paraguai
2,83m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quero...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: O QUE TEMOS A COMEMORAR EM MAIS ...

José Pedro Frazão

A última batalha do Analista de Taunay

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada do Serrano

Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99911336
Pizzarias

Fiorella Pizza

Duque de Caxias, 1171 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8172
Escritórios Contabilidade

Caires Escritório de Contabilidade

Rua Estevão Alves Corrêa, 411 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1210 / Fax
Ver Mais
509010564