X
Educação Profissional

Aquidauana e Anastácio disponibilizam cursos profissionalizantes de Agropecuária e Informática

Pré-matrículas podem ser feitas pela internet até o dia 19 de novembro

Reprodução/Internet

A Secretaria de Estado de Educação (SED) disponibiliza, para os municípios de Aquidauana e Anastácio, cursos profissionalizantes com duração de 18 meses.

Em Aquidauana, o curso oferecido é para Técnico em Agropecuária, no CEPA Geraldo Afonso Garcia Ferreira. Em Anastácio, o curso é de Técnico em Informática, na EE Carlos Drummond de Andrade. Em ambas as cidades, a oferta é presencial, com 30 vagas cada.

Os interessados deverão realizar a pré-matrícula no site da Matrícula Digital e responder ao questionário de Mapeamento de Perfil, até o dia 19 de novembro. A designação será no dia 20 de novembro e os selecionados deverão confirmar a matrícula na escola, pessoalmente, nos dias 20 e 21 de novembro. Caso as inscrições superem o número de vagas, os candidatos serão submetidos a um processo de seleção a partir da nota no questionário.

A previsão de início das aulas é de 22 de novembro.

Técnico em Agropecuária

Os estudantes egressos deste curso são profissionais preparados para identificar novas situações, auto-organizar-se, tomar decisões, trabalhar em equipe multiprofissional, de forma ética, utilizando-se de conhecimentos e habilidades de forma interdisciplinar, aplicando-os para o alcance da qualidade do trabalho em Agropecuária. Ao concluir o Curso, o estudante deverá ter domínio das seguintes competências: Manejar, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais; Planejar e executar projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água; Selecionar, produzir e aplicar insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas); Desenvolver estratégias para reserva de alimentação animal e água; Realizar atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio; Realizar colheita e pós-colheita; Realizar trabalhos na área agroindustrial; Operar máquinas e equipamentos; Manejar animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade); Comercializar animais; Desenvolver atividade de gestão rural; Observar a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho; Projetar instalações rurais; Realizar manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas; Realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; Planejar e efetuar atividades de tratos culturais. O egresso do Curso Técnico em Agropecuária poderá atuar em propriedades rurais, empresas comerciais agropecuárias, estabelecimentos agroindustriais, empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, parques e reservas naturais, cooperativas e associações rurais.

Técnico em Informática

Os egressos do Curso Técnico em Informática são profissionais preparados para identificar novas situações, auto-organizar-se, tomar decisões, trabalhar em equipe multiprofissional, de forma ética, utilizando-se de conhecimentos e habilidades de forma interdisciplinar, aplicando-os para o alcance da qualidade do trabalho em Informática. Ao concluir o Curso, o estudante deverá ter domínio das seguintes competências: Realizar manutenção em computadores; Documentar montar, instalar, reparar e configurar computadores e dispositivos de hardware (periféricos); Identificar, Instalar e configurar sistemas operacionais e software aplicativos; Instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores; Desenvolver e documentar aplicações para desktop com acesso à web e a banco de dados; Realizar manutenção de computadores de uso geral; Instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte. O egresso do Curso Técnico em Informática poderá atuar em prestação autônoma de serviço e manutenção de informática, empresas de assistência técnica e centros públicos de acesso à internet.


*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Policial

Caminhão furtado na Capital é devolvido ao proprietário

Veículo foi entregue no domingo ao proprietário

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo