A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de maio de 2019
Anuncie Aqui
9080
Educação

Atendido pela Educação Especial da SED, estudante da Rede Estadual de Ensino é aprovado em curso de Biomedicina

Deficiente auditivo com implante coclear, o jovem de 17 anos concluiu o Ensino Médio na REE, ainda em 2018, e ingressou na universidade por meio da nota do Enem.

13 MAI 2019 - 11h12min
Assessoria

Às portas da vida adulta, os desafios para a conclusão do Ensino médio e ingresso na universidade são muitos. A determinação dos estudantes, o apoio dos familiares e o engajamento dos profissionais envolvidos nesse processo são fatores determinantes para o sucesso do adolescente e, quando esse contexto se soma à uma deficiência relacionada à audiocomunicação, as conquistas se tornam ainda maiores.

A trajetória de Douglas Vieira Zerial, de 17 anos, até a conclusão dos estudos não foi simples. Deficiente auditivo com implante coclear, o jovem concluiu os estudos na Escola Estadual Profª. Flavina Maria da Silva, localizada no Jardim Botafogo, em Campo Grande, e conseguiu ir além: com o ingresso na faculdade ele segue em busca de novas conquistas, agora na na vida acadêmica. Com a nota obtida no Enem, ele conquistou a vaga para o curso de Biomedicina em uma instituição de ensino superior da Capital.

Para atingir essa importante marca, Douglas contou com a ajuda do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada), vinculado à Coordenadoria de Políticas para Educação Especial (Copesp), responsável pelo atendimento Educacional Especializado (AEE) em Língua Portuguesa, para estudantes deficientes auditivos da Rede Estadual de Ensino (REE). Somente em 2018, o Centro atendeu 42 estudantes com deficiência auditiva, com atividades que envolvem leitura, interpretação e também a produção textual. “No começo, tinha grande dificuldade nas matérias de Língua Portuguesa e Redação, então me encaminharam para o atendimento especializado no Ceada. (…) Fui bem recebido pela coordenação e pela professora, que me ajudaram no período de permanência no Centro”, disse o estudante.

De acordo com dados de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. O número representa pouco mais de 5,1% da população do País. Desse total, quase 1 milhão são crianças e jovens até 19 anos.

Para a gerente pedagógica do Ceada, Rosângela da Costa Pereira Mariano, o resultado é uma amostra do sucesso no trabalho realizado durante o período que o estudante foi atendido pelo Centro. “A equipe do Ceada comemorou, e muito, o resultado do Douglas. Durante pouco mais de um ano, ele frequentou o Atendimento Educacional Especializado, no período de agosto de 2017 até dezembro de 2018, e o testemunho dele é uma prova de que esse atendimento foi primordial para o bom desempenho”, disse.

Com o curso já em andamento desde início de 2019, o estudante votou agradecer pelo atendimento recebido no Centro. “Muito obrigado a todos que acreditaram que eu iria realizar o meu sonho de cursar a faculdade. A ajuda foi de grande valia para minha formação e só tenho gratidão pelas professoras, equipe em geral e todos que fazem parte do Ceada”, concluiu Douglas.

O Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada) fica na rua Antônio da Silva Vendas, 159 – Jardim Bela Vista – Campo Grande (MS), e atende os estudantes da Rede Estadual de Ensino de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Motociclista vítima de motorista bêbado foi transferida para a Santa Casa

2
Aquidauana

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

3
Aquidauana

Família comunica morte de João Batista de Barros Barra

4
Policial

Homem vinha estuprando sobrinha de 9 anos há quase seis meses

Vídeos

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min9 max20

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min9 max20

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
4,60m
Paraguai
5,78m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Raquel Anderson

Dona Pérola!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: A EDUCAÇÃO BÁSICA – QUEM SE...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Conveniência Pantaneta

Av. Pantaneta, 228 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4984
Agências de Viagem e Operadoras

Viagens e Acampamentos

Marechal Mallet, 305 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3697 www.cabanadopescador.com.br
Farmácias e Drogarias

Drogaria Progresso

Rua João Leite Ribeiro, 345 c Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0643
Ver Mais
508110563