A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de agosto de 2019
Anuncie Aqui
8826-->
Educação

Atendido pela Educação Especial da SED, estudante da Rede Estadual de Ensino é aprovado em curso de Biomedicina

Deficiente auditivo com implante coclear, o jovem de 17 anos concluiu o Ensino Médio na REE, ainda em 2018, e ingressou na universidade por meio da nota do Enem.

13 MAI 2019 - 11h12min
Assessoria

Às portas da vida adulta, os desafios para a conclusão do Ensino médio e ingresso na universidade são muitos. A determinação dos estudantes, o apoio dos familiares e o engajamento dos profissionais envolvidos nesse processo são fatores determinantes para o sucesso do adolescente e, quando esse contexto se soma à uma deficiência relacionada à audiocomunicação, as conquistas se tornam ainda maiores.

A trajetória de Douglas Vieira Zerial, de 17 anos, até a conclusão dos estudos não foi simples. Deficiente auditivo com implante coclear, o jovem concluiu os estudos na Escola Estadual Profª. Flavina Maria da Silva, localizada no Jardim Botafogo, em Campo Grande, e conseguiu ir além: com o ingresso na faculdade ele segue em busca de novas conquistas, agora na na vida acadêmica. Com a nota obtida no Enem, ele conquistou a vaga para o curso de Biomedicina em uma instituição de ensino superior da Capital.

Para atingir essa importante marca, Douglas contou com a ajuda do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada), vinculado à Coordenadoria de Políticas para Educação Especial (Copesp), responsável pelo atendimento Educacional Especializado (AEE) em Língua Portuguesa, para estudantes deficientes auditivos da Rede Estadual de Ensino (REE). Somente em 2018, o Centro atendeu 42 estudantes com deficiência auditiva, com atividades que envolvem leitura, interpretação e também a produção textual. “No começo, tinha grande dificuldade nas matérias de Língua Portuguesa e Redação, então me encaminharam para o atendimento especializado no Ceada. (…) Fui bem recebido pela coordenação e pela professora, que me ajudaram no período de permanência no Centro”, disse o estudante.

De acordo com dados de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. O número representa pouco mais de 5,1% da população do País. Desse total, quase 1 milhão são crianças e jovens até 19 anos.

Para a gerente pedagógica do Ceada, Rosângela da Costa Pereira Mariano, o resultado é uma amostra do sucesso no trabalho realizado durante o período que o estudante foi atendido pelo Centro. “A equipe do Ceada comemorou, e muito, o resultado do Douglas. Durante pouco mais de um ano, ele frequentou o Atendimento Educacional Especializado, no período de agosto de 2017 até dezembro de 2018, e o testemunho dele é uma prova de que esse atendimento foi primordial para o bom desempenho”, disse.

Com o curso já em andamento desde início de 2019, o estudante votou agradecer pelo atendimento recebido no Centro. “Muito obrigado a todos que acreditaram que eu iria realizar o meu sonho de cursar a faculdade. A ajuda foi de grande valia para minha formação e só tenho gratidão pelas professoras, equipe em geral e todos que fazem parte do Ceada”, concluiu Douglas.

O Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada) fica na rua Antônio da Silva Vendas, 159 – Jardim Bela Vista – Campo Grande (MS), e atende os estudantes da Rede Estadual de Ensino de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Jorge Kuzano morre após ser atropelado por caminhonete em Piraputanga

2
Aquidauana

Homem se engasga com laranja em casa e morre a caminho de Hospital

3
Nota de Falecimento

Jorge Kuzano morre após ser atropelado por caminhonete em Piraputanga

4
Nota de Falecimento

Jorge Kuzano morre após ser atropelado por caminhonete em Piraputanga

Vídeos

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Gaeco apreende 26 armas, munições e documentos que já estão na Delegacia de Aquidauana

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min17 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,24m
Miranda
2,21m
Paraguai
3,58m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Raquel Anderson

Aquidauana

Fausto Matogrosso

ATÉ QUANDO?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pizzarias

Fiorella Pizza

Duque de Caxias, 1171 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8172
Vídeo Locadoras

Iterative - Cyber, Lan House e Vídeo Locadora

Estevão Alves Corrêas - sala 01, 1157 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1312
Escola de Formação Profissional

PREPARA - Cursos Profissionalizantes

Rua Estevão Alves Corrêa, 1056 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-9300 www.preparacursos.com.br
Ver Mais
508110623