A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de Maio de 2017
Anuncie Aqui
8461
Educação

Atividades voltadas à comunidade garantem prêmios à biblioteca

Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Correa ganhou computadores da Fundação Bill & Melinda Gates e servidora passará por formação no Rio de Janeiro

17 MAI 2017 - 10h57min
Redação

Pela segunda vez a Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Correa foi escolhida para participar de um projeto patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates, dos Estados. Desta vez, a inciativa conta com o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura. 

Em virtude de elaboração do “Curso Básico de Informática”, da bibliotecária Ana Maria Cipro, a biblioteca pública de Aquidauana ganhou 10 computadores que hoje estão à disposição dos usuários para pesquisas escolares. 

Agora, quatro bibliotecas públicas do estado de Mato Grosso do Sul foram selecionadas no programa ‘Conecta Biblioteca’, que vai oferecer apoio e formação continuada para profissionais bibliotecários de 92 municípios do nosso país.  As bibliotecas selecionadas para o programa são Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Correa de Aquidauana; Biblioteca Pública Municipal Dom Aquino de Naviraí; Biblioteca Municipal Rosário Congro de Três Lagoas; Biblioteca Pública Municipal Professor Américo Rodrigues de Almeida de Rio Negro.

A Biblioteca Pública Francisco Alves Correa, durante o programa, participará ativamente, orientando e acompanhando a sua execução, juntamente com a ONG Recode e a Caravan Stúdio. O Programa Conecta Biblioteca garante apoio para ampliar a atuação desses espaços de conhecimento, de informação e de cultura, junto à comunidade. 

A ideia do Conecta Biblioteca é aproveitar melhor os recursos tecnológicos das bibliotecas públicas para promover conhecimento e geração de oportunidades, especialmente para os jovens em situação de vulnerabilidade. Para isso, o programa oferece aos bibliotecários capacitação de dois anos, com módulos presenciais e à distância, em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos. O primeiro encontro ocorre de 29 de maio a 2 de junho, na cidade de Barra do Pirai (RJ). 

Para a bibliotecária e diretora da biblioteca, a comunidade precisa conhecer e se apropriar dessas Casas de Cultura, sabendo que elas devem estar a seu serviço. Para que isso aconteça é necessário que cada biblioteca possua profissional qualificado, acervos atualizados, espaços confortáveis e acolhedores. “E é nesse sentido que atuará o Conecta Biblioteca, capacitando as equipes para que trabalhem com o olhar voltado para a gestão participativa, estudo da comunidade e muito mais”, ressaltou a diretora da Biblioteca Pública Ana Maria Cipro.

Atividades junto à comunidade 

Buscando atrair ainda mais a comunidade para conhecer, frequentar e utilizar todo seu acervo diverso e, sobretudo, proporcionar uma experiência de leitura diferenciada aos amantes da literatura, a Biblioteca Municipal de Aquidauana iniciou uma exposição literária de “Livros Raros”.

Tratam-se de obras consideradas como clássicos literários e que muitos, às vezes, só conhecem de nome, mas nunca tiveram a oportunidade de tocar e muito menos ler uma destas obras.

A exposição “Livros Raros”, assim como toda a biblioteca e seu laboratório de informática, é aberta ao público. A Biblioteca Pública de Aquidauana está localizada na Praça dos Estudantes, no centro da cidade, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, aberta inclusive no horário de almoço.
A bibliotecária Ana Maria Cipro explica que a exposição iniciada no 15 de maio segue até o dia 2 de junho.

ENEM

É importante lembrar que, além do acervo para pesquisa, a exposição “Livros Raros”, a Biblioteca Municipal de Aquidauana está com computadores disponíveis para que a população interessada faça a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2017.

Exposição iniciada no 15 de maio segue até o dia 2 de junho.
Exposição iniciada no 15 de maio segue até o dia 2 de junho. / Ana Maria Cipro
Exposição iniciada no 15 de maio segue até o dia 2 de junho.Ana Cipro

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Assassinato de Katiele Cordeiro choca e promove debate sobre feminicídio

2
Policial

Animal na pista ou "fechamento" podem ter causado acidente na BR 262

3
Educação

Abertas as inscrições para os cursos técnicos do Senac EAD em Aquidauana

4
Aquidauana

Artista de rua recria Chaves e encanta público de Aquidauana

Vídeos

Alimentos feito com polpa de bocaiúva

Reforma sede da Rotai

Blitz educatica frente ao Exercito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,28m
Miranda
Paraguai
3,93m

Colunas e Blogs

Raquel Anderson

Chovendo

Valdemir Gomes

Ufa!

Rosildo Barcellos

Amor em Preto e Branco

Ver Mais Colunas
481710582