A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de Abril de 2017
Anuncie Aqui
8189
Educação

Corretores da redação do Enem alinham critérios de avaliação

Examinadores avaliarão domínio do português, compreensão do tema e a articulação de conhecimentos para compor texto

21 NOV 2016 - 20h00min
Governo Federal
Com o fim do terceiro ciclo de capacitação, realizado nesse domingo (20), os corretores da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) alinharam os critérios para avaliação dos textos. Cerca de 12.891 profissionais receberam o treinamento presencial em 45 cidades. 
 
Cada prova passa pela avaliação de dois examinadores que avaliam o cumprimento das competências descritas no edital do exame. Entre elas estão o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema e a articulação de conhecimentos para compor o texto dissertativo. Além disso, a redação deve relacionar argumentos de modo a defender um ponto de vista, assim como propor uma solução ao problema apresentado tendo em vista os direitos humanos. 
 
Os avaliadores atribuem uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos é o que compõem a nota total de cada avaliador, que pode chegar a mil pontos.
 
A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. Se houver discrepância entre as notas atribuídas por eles - quando elas diferirem em mais de cem pontos ou se a diferença for superior a 80 pontos em qualquer uma das competências - a redação é avaliada por um terceiro avaliador. Nesse caso, a nota final será a média das duas notas totais que mais se aproximarem.
 
Critérios 
 
A prova de redação do Enem exigiu a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo sobre o tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". O autor da redação deveria defender uma opinião a respeito do tema apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. 
 
Anulação
 
Para a correção da prova, há falhas que podem levar à anulação da redação. A fuga total ao tema, ou a redação fora do modelo dissertativo-argumentativo com menos de sete linhas são alguns dos critérios que zeram a redação. Além disso, impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação e desrespeito aos direitos humanos são outros critérios que justificam a nota zero.

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Jovem empina moto na frente de viatura policial e se dá mal

2
Policial

Homem tem ferimentos em acidente na Teodoro Rondon e jovem é preso, dirigindo embriagado na Bancária

3
Policial

Comerciante é espancado por ladrões e tem R$ 230 roubados em Aquidauana

4
Policial

Homem dá golpe de facão na cabeça de oficial que ajudou a prendê-lo

Vídeos

Blitz educatica frente ao Exercito

Sucuri de três metros é capturada em Anastácio-MS

Blitz educativa Aquidauana-MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,78m
Miranda
2,99m
Paraguai
2,68m
Rio Cuiabá
3,76m
Rio Taquari
4,37m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Conversa fiada, afinada e afiada!!!!!!!!!!!!

Raquel Anderson

Pequeno profundo diário IV

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: FIM DOS TEMPOS?

Ver Mais Colunas
472810557