A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9032-->
Merecimento!

Corumbaense vence concurso de redação e será jovem senadora em Brasília

Aos 17 anos, Yasmin venceu concurso com tema “Cidadania em desuso”

10 OUT 2019 - 16h11min
Folha MS
Yasmin e a professora e historiadora Miriam que a orientou em todo o processo.

Com a redação “Cidadania em desuso”, dialogando a respeito do orçamento público e sua aplicação consciente, a aluna Yasmin Stefany de Jesus Souza, 17 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Maria Helena Albaneze, localizada no bairro Popular Nova, em Corumbá, foi a ganhadora neste ano de 2019 da etapa Estadual do Concurso de Redação do Senado Federal. Como prêmio, atuará por uma semana como Jovem Senadora em Brasília.

“Eu ainda não consigo acreditar, é surreal pensar que minha redação foi a escolhida entre tantas outras do Brasil. A temática foi de fácil abordagem, visto que sempre há discussões sobre a temática nas aulas de história e filosofia. Relacionar a questão da cidadania com o orçamento público é algo que sempre desperta interesse e nos coloca a refletir, pois é por meio desta ferramenta que a população pode reivindicar melhorias para a sociedade”, explicou Yasmin após saber de sua nova conquista.

A aluna teve como orientadora a historiadora Miriam Campos Chaparro, que ministra aulas de História e Filosofia às turmas de Ensino Médio na unidade escolar. “A coordenação da escola propôs aos professores a participação no concurso de redação e decidi desenvolver a temática como todas as turmas de ensino médio nas quais ministro aulas. Recebi apoio dos demais colegas para incentivo, correção e escolha dos textos que representariam a escola e o texto da Yasmin foi o que se destacou desde o princípio. Estamos muito alegres e satisfeitos com o resultado, que é produto de várias aulas de diálogo e reflexão sobre a temática”, concluiu a professora.

Para desenvolver a redação com os estudantes, a professora Miriam realizou aulas expositivas sobre a temática, fomentou a reflexão e o diálogo sobre o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. Após as aulas expositivas e reflexivas, os alunos do ensino médio produziram seus textos, onde posteriormente ocorreu a seleção dos três textos que alcançaram maior representação da temática e aplicação da escrita.

Agora, professora e aluna estão nos preparativos para receberem a premiação do disputado concurso: foram convidadas para ir à Brasília no período de 25 a 30 de novembro de 2019. O Senado Federal arcará com custos de passagem, hospedagem, alimentação e traslados na capital federal. Elas conhecerão todo o Senado e Yasmin tomará posse e atuará como jovem senadora durante uma semana, em Brasília, representando Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Senado, a ideia é que os alunos aprendam como acontece a elaboração de um projeto de lei e durante a participação, terão o apoio dos consultores legislativos do Senado Federal. Será solicitado que os Jovens Senadores reflitam sobre os problemas sociais do Brasil e sugiram alguma proposta legislativa que poderia ajudar a solucioná-los.

A Escola Estadual Maria Helena Albaneze, em nome da diretora Rosemeire Victório Martinez , do diretor adjunto Lírio Ramão Aguero e de todo corpo docente da unidade, parabenizam a estudante Yasmin e à professora Mirian,pelo feito alcançado.

 

 

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Miranda

Vídeo: Pescador salva onça que ficou presa em anzol de galho no rio Miranda

2
Policial

Polícia procura homem que matou três em fazenda do Pantanal de MS

3
Aquidauana

Senhor de 55 anos que sofria de problemas cardíacos é encontrado morto em casa

4
Policial

Corpos de trabalhadores mortos em fazenda são levados para Guia Lopes

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max33

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min18 max33

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
1,70m
Paraguai
1,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR (2)

Raquel Anderson

Divisionismo!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bancos

Banco Bradesco

Rua 7 de Setembro, 770 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1556 / 324 www.bradesco.com.br
Distribuidoras de Gás

Liquigás - Lig Gás

Rua Oscar Trindade de Barros, s/n Santa Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2323
Supermercados

Casa Tamashiro

Estevão Alves Corrêa, 944 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2106
Ver Mais
508110741