A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
28 de Abril de 2017
Anuncie Aqui
8189
Educação

Divulgadas notas do Enem de escolas com ensino médio profissionalizante

1 NOV 2016 - 20h50min
Governo Federal
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (31), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio 2015 das escolas que oferecem o ensino médio integrado à educação profissional.
 
O anúncio dos resultados, que  também incluiu o desempenho dos institutos federais, ocorre quase um mês depois da divulgação dos resultados das demais escolas, feito no dia 4 de outubro. Na ocasião, os institutos federais reclamaram da ausência das instituições na lista e divulgaram nota dizendo que os cursos de ensino médio ofertado por elas são de referência e que alcançaram posições de destaque em edições anteriores. O Inep admitiu o equívoco e garantiu a divulgação dos resultados.
 
Segundo o Inep, das 1.308 escolas com o ensino médio integrado à educação profissional, 961 passaram a ter seus resultados divulgados após aprimoramentos nos cálculos. Desse total, 92 (9,57%) pertencem à rede privada de ensino; 276 (28,72%), à federal; 580 (60,35%), às estaduais; e 13 (1,35%), às municipais.
 
Os resultados estão disponíveis no portal do Inep. As plataformas disponíveis no portal serão atualizadas em 4 de novembro.
 
Revisão de notas 
 
O Inep também revisou a divulgação geral do Enem por escola e 355 tiveram seus resultados modificados por causa da inclusão dos estudantes do ensino médio integrado no universo dos cálculos. Além disso, 24 deixaram de ter resultados divulgados por não mais cumprirem a taxa de participação.
 
De acordo com a Portaria Inep nº 507/2016, para terem seus resultados divulgados, as escolas precisam possuir, concomitantemente, pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e uma taxa de participação igual ou superior a 50%.
 
Indicadores
 
Além da nota no Enem, o Inep divulga ainda quatro indicadores complementares ao resultado: o Indicador de Nível Socioeconômico (INSE), relacionado aos alunos; o Indicador de Porte da Escola, o Indicador de Formação Docente e o Indicador de Permanência do Aluno, relacionados às escolas.
 
De acordo com a autarquia, os resultados do Enem por Escola devem ser considerados com cautela, uma vez que a participação dos estudantes no exame é voluntária. "Diante da heterogeneidade de contextos onde as escolas estão inseridas, torna-se necessário considerar o resultado do desempenho dos alunos associado aos diferentes fatores que caracterizam estes contextos. Toda e qualquer comparação entre escolas pertencentes a contextos diferentes sem a devida ponderação entre o desempenho e os diferentes fatores intra e extra escolares a ele associados é considerada indevida", diz o Inep.
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Casa é invadida no centro da cidade e até Certidão de Casamento desaparece

2
Turismo

Sucuris de Bonito são atrações de série da Netflix

3
Policial

Veículo desgovernado atinge motocicleta no centro da cidade

4
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece duas vagas de emprego

Vídeos

Blitz educatica frente ao Exercito

Sucuri de três metros é capturada em Anastácio-MS

Blitz educativa Aquidauana-MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,43m
Miranda
4,26m
Paraguai
2,97m

Colunas e Blogs

Raquel Anderson

Igualdades!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: ORAÇÕES

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Do abraço, do afago e do aconchego: as distâncias, apen...

Ver Mais Colunas
472810529