A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9032-->
Pantanal

Fundtur e Uniderp firmam parceria para pesquisa em empreendimentos rurais no Pantanal

Serão levantadas características gerenciais e ambientais para ajudar empresários rurais que queiram ou que já ofertem o turismo em suas propriedades

20 JUL 2019 - 08h29min
Da Redação

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) assinou Termo de Cooperação Mútua com a universidade Uniderp – Anhanguera Educacional, com o objetivo de executar uma pesquisa para analisar as competências empreendedoras e consciência ambiental das empresas do Pantanal sul-mato-grossense e regiões prioritárias, que pretendem investir ou diversificar seu produto para o turismo rural ou ecoturismo. A pesquisa, que será desenvolvida pelo Observatório do Turismo de MS (ObservaturMS) em conjunto com a instituição de ensino, pretende nortear a reestruturação dessas empresas.

Segundo o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, é importante traçar o perfil e as necessidades das fazendas e pousadas pantaneiras tanto para o novo investidor, quanto para quem já opera o turismo. “Para a Fundação de Turismo e o ObservaturMS essa parceria é fantástica, pois ainda temos dificuldades nas informações qualitativas dos empreendimentos e dos turistas que os visitam. Conhecemos a origem e o fluxo dos turistas, mas não conhecemos a fundo o perfil de consumo desses visitantes ou o comportamento gerencial dos empresários que os recebem. Portanto, para a Fundação de Turismo essa parceria com a Uniderp é muito importante no desenvolvimento de novas estratégias para auxiliar esses empresários pantaneiros”, enfatiza Wendling.

A pesquisa pretende revelar as características empreendedoras, gerenciais e ambientais que os empresários dos ambientes rurais de Mato Grosso do Sul identificam como importantes para a diversificação bem sucedida da empresa com o turismo rural e o ecoturismo. Os produtos dessa pesquisa poderão subsidiar os projetos e programas para o desenvolvimento regional e auxiliar a manutenção dos negócios e o ambiente natural.

Para Danielle Moura, coordenadora operacional do Observatório do Turismo de MS, o turismo é reconhecido como uma das estratégias potenciais para as empresas do meio rural aumentarem ou diversificarem as suas receitas. “Pretendemos identificar as estruturas emergentes de competências, habilidades e consciência ambiental que orientem o empreendedor na melhoria do seu desempenho financeiro e que agreguem valor aos negócios, já que os proprietários rurais são cada vez mais reconhecidos como empreendedores que precisam desenvolver novas habilidades e capacidades para continuarem competitivos”, salienta a coordenadora.

O início do contato e sensibilização com os empreendimentos está previsto entre agosto e setembro de 2019 e a coleta de dados ocorrerá a partir de outubro, com aproximadamente 70 empresários nos municípios de Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Jardim e Miranda. Como contrapartida ao empreendimento participante da pesquisa, o ObervaturMS  enviará um relatório técnico que pode orientar a empresa rural a ser mais competitiva.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Miranda

Vídeo: Pescador salva onça que ficou presa em anzol de galho no rio Miranda

2
Policial

Polícia procura homem que matou três em fazenda do Pantanal de MS

3
Aquidauana

Senhor de 55 anos que sofria de problemas cardíacos é encontrado morto em casa

4
Policial

Corpos de trabalhadores mortos em fazenda são levados para Guia Lopes

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
1,70m
Paraguai
1,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR (2)

Raquel Anderson

Divisionismo!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Particulares

Center Informática

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 725 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3159 / Fax
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Francisco Pires

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pousadas

Fazenda Santa Cruz

Acesso por Taunay, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3686-1016 / 324 www.fazendasantacruz.tur.br
Ver Mais
508110741