A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
02 de junho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Educação

IFMS orienta campi para oferta de atividades não presenciais

Documento elaborado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) prevê a utilização de ferramentas virtuais de ensino. Atividades presenciais continuam suspensas por mais 30 dias.

3 ABR 2020 - 09h54min
IFMS

Com a continuidade da suspensão das atividades de ensino presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) enviou nessa quarta-feira, 1º, aos dez campi da instituição, orientações para a oferta de atividades não presenciais aos estudantes.

A Instrução Normativa nº 1/2020, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), recomenda a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para substituir as aulas presenciais e orienta sobre a reorganização do cronograma de atividades.

As orientações são referentes aos cursos técnicos integrados, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), técnicos subsequentes, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e graduação.

A pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, explica que a instrução busca subsidiar os campi no atendimento aos estudantes neste período de isolamento social.

"O documento foi construído de forma colaborativa entre a Pró-Reitoria de Ensino, diretores de ensino e coordenadores de curso dos dez campi. E por se tratar de um momento que exige providências constantes e imediatas, essas orientações serão periodicamente analisadas", destaca.

Os campi têm até segunda-feira, 6, para informar a Proen a data de início das atividades não presenciais, o que deverá ocorrer entre os dias 7 e 13 de abril, de acordo com o Memorando-Circular nº 2/2020.

A decisão de manter o calendário letivo e adotar atividades de ensino não presenciais, enquanto a suspensão das aulas continuar, foi tomada na última segunda-feira, 30, pelo Conselho Superior (Cosup), por meio da Resolução nº 9/2020.

Orientações - De acordo com a Instrução Normativa nº 1/2020, os estudantes deverão receber as atividades dos professores por meio de ferramentas online de gerenciamento de conteúdo, preferencialmente pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA - Moodle Institucional).

A pró-reitora de Ensino do IFMS ressalta que as atividades propostas durante a pandemia de Covid-19 estão asseguradas pela Portaria nº 343/2020 do MEC, atualizada pela Portaria nº 345/2020.

"As atividades não presenciais que estão sendo adotadas não devem ser confundidas, portanto, com educação a distância ou com as atividades à distância previstas nos cursos presenciais, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Regulamento da Organização Didático Pedagógica do IFMS, explica Cláudia.

Outra recomendação é que o campus defina um canal de comunicação com os estudantes, que pode ser o e-mail institucional ou grupo de WhatsApp, para tirar dúvidas e oferecer suporte pedagógico. Administrado pela coordenação do curso ou por outro membro da equipe pedagógica, o grupo deverá ter horário de atendimento estabelecido.

Os diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão (Diren) e coordenadores dos cursos, em conjunto com a equipe pedagógica do campus, deverão identificar junto aos docentes quais disciplinas poderão ter atividades não presenciais. Caso alguma unidade curricular não possa ser oferecida dessa forma, deverá ser feito o planejamento para reposição das aulas no retorno das atividades presenciais.

O documento trata ainda da reorganização dos horários de permanência dos professores, para que seja garantido o atendimento online aos estudantes; da revisão dos planos de ensino, a fim de se reorganizar os conteúdos; e do acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes.

Caso o estudante não tenha acesso a computador e internet, caberá ao professor comunicar à Diren, coordenação de curso e equipe pedagógica para que seja feito o atendimento individualizado.

Para os estudantes com necessidades específicas, o professor, em conjunto com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e apoio da coordenação do curso, deverá providenciar as adaptações curriculares e a produção de material didático adaptado.

Auxílio Acesso Digital - Estudantes do IFMS que não tenham condições de adquirir um plano de dados para realizar as atividades pela internet receberão um auxílio com valor previsto de R$ 30,00. 

Aqueles que comprovaram baixa renda terão direito ao benefício. Durante esta semana, gestores da reitoria e dos campi se reúnem para ajustar como será feito o pagamento aos estudantes. 

Suspensão - Nesta semana, a reitoria publicou a Decisão nº 97/2020, que prorroga por mais 30 dias, contados a partir desta quinta-feira, 2, a suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais.

As aulas nos dez campi do IFMS estão suspensas desde o dia 18 de março. Desde então, os servidores de todas as unidades, inclusive da reitoria, trabalham em sistema de home office. 

Prevenção - As ações do Instituto Federal, formas de prevenção à Covid-19, documentos institucionais referentes à situação e outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus. 

Recentemente, foram disponibilizados podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Coronavírus

Após falso positivo, teste de paciente dá negativo e Aquidauana não tem coronavírus

2
Aquidauana

Aquidauana segue com um caso confirmado de coronavírus e tem mais sete suspeitos

3
Geral

Confira quem foram os ganhadores do sorteio da Nota MS Premiada

4
Aquidauana

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min12 max23

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min12 max23

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,44m
Miranda
4,80m
Paraguai
1,89m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SOMOS O QUE, MESMO?

Valdemir Gomes

É...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"CITAÇÕES DE CLARICE LISPECTOR"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Rio Negro

Rio Negro, - Aquidauana/MS (67) 326-0002 / 326- www.fazendarionegro.com.br
Auto Posto

Posto Petrosul

Marechal Mallet, 533 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2174
Conveniência

Conveniência do Alemão

Rua Estevão Alves Corrêa, 1920 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-9608 / 9632-141
Ver Mais