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Educação

IFMS orienta campi sobre oferta de atividades não presenciais durante quarentena

Os campi têm até segunda-feira para informar a data de início das atividades não presenciais

Divulgação

Com as aulas suspensas, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) enviou aos dez campi da instituição, orientações para a oferta de atividades não presenciais aos estudantes. A Instrução Normativa da Pró-Reitoria de Ensino recomenda a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para substituir as aulas presenciais e orienta sobre a reorganização do cronograma de atividades.

As orientações são referentes aos cursos técnicos integrados, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), técnicos subsequentes, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e graduação. A pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, explica que a instrução busca subsidiar os campi no atendimento aos estudantes neste período de isolamento social.

"O documento foi construído de forma colaborativa entre a Pró-Reitoria de Ensino, diretores de ensino e coordenadores de curso dos dez campi. E por se tratar de um momento que exige providências constantes e imediatas, essas orientações serão periodicamente analisadas", destaca.

Os campi têm até segunda-feira (6) para informar a Proen a data de início das atividades não presenciais, o que deverá ocorrer entre os dias 7 e 13 de abril. A decisão de manter o calendário letivo e adotar atividades de ensino não presenciais, enquanto a suspensão das aulas continuar, foi tomada na última segunda-feira (30) pelo Conselho Superior (Cosup).

Os estudantes deverão receber as atividades dos professores por meio de ferramentas online de gerenciamento de conteúdo, preferencialmente pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA - Moodle Institucional).

"As atividades não presenciais que estão sendo adotadas não devem ser confundidas, portanto, com educação a distância ou com as atividades à distância previstas nos cursos presenciais, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Regulamento da Organização Didático Pedagógica do IFMS”, explica Cláudia.

Outra recomendação é que o campus defina um canal de comunicação com os estudantes, que pode ser o e-mail institucional ou grupo de WhatsApp, para tirar dúvidas e oferecer suporte pedagógico. Administrado pela coordenação do curso ou por outro membro da equipe pedagógica, o grupo deverá ter horário de atendimento estabelecido.

Os diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão (Diren) e coordenadores dos cursos, em conjunto com a equipe pedagógica do campus, deverão identificar junto aos docentes quais disciplinas poderão ter atividades não presenciais. Caso alguma unidade curricular não possa ser oferecida dessa forma, deverá ser feito o planejamento para reposição das aulas no retorno das atividades presenciais.

O documento trata ainda da reorganização dos horários de permanência dos professores, para que seja garantido o atendimento online aos estudantes; da revisão dos planos de ensino, a fim de se reorganizar os conteúdos; e do acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes.

Caso o estudante não tenha acesso a computador e internet, caberá ao professor comunicar à Diren, coordenação de curso e equipe pedagógica para que seja feito o atendimento individualizado.

Para os estudantes com necessidades específicas, o professor, em conjunto com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e apoio da coordenação do curso, deverá providenciar as adaptações curriculares e a produção de material didático adaptado.

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