A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Educação

MEC quer "acelerar" jovens atrasados na escola

Programa volta-se a alunos que têm entre 15 e 17 anos e estão no ensino fundamental. Objetivo é fazê-los ingressar rapidamente no ensino médio.

3 SET 2013 - 13h15min
Veja
O Ministério da Educação (MEC) está desenvolvendo um programa para "acelerar" a trajetória escolar de estudantes que têm entre 15 e 17 anos de idade e ainda estão no ensino fundamental e fazer com que ingressem rapidamente no ensino médio. Batizado de Programa Nacional de Adequação de Idade/Ano Escolar, o plano será voltado aos cerca de 2,6 milhões de jovens que ainda não conseguiram passar do 9º ano.
 
O programa é uma das ações do plano geral de reformulação do ensino médio, chamado de Compromisso Nacional Pelo Ensino Médio. As propostas de reformulação desta etapa escolar, considerada o maior gargalo da educação no Brasil, está em debate com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) desde 2012. 
 
Os planos do MEC incluem, além da produção de materiais específicos, a formação de professores para escolas de ensino fundamental que tenham estudantes com distorção idade/série. A pasta pretende induzir a produção de uma proposta curricular específica para que jovens atrasados acessem o ensino médio mais rapidamente.
 
O anúncio oficial ainda não tem data, mas o governo sinalizou que pretende expadir a jornada integral para o ensino médio e alavancar a educação profissionalizante, bem como realizar alterações no currículo. A intenção é dividir a grade de disciplinas por áreas do conhecimento, como é feito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ? que contempla os grupos de ciências humanas, da natureza, matemática e linguagens. 
 
Também haverá um programa específico de bolsa para 100.000 alunos dessa etapa. A ideia é estimular alunos do ensino médio a cursarem licenciatura em ciências. (*Com Estadão Conteúdo)

Veja também

Mais Lidas

1
Trânsito

Acidente entre carro e caminhão na MS-339 deixa duas vítimas fatais

2
Policial

Durante surto, homem tenta cometer assassinatos e provoca incêndio

3
Policial

PM fecha boca de fumo com pés de maconha, prende 2 e captura foragido

4
Aquidauana

Após desentendimento por carona, homem passa a perseguir mulher nas redes sociais

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,40m
Miranda
6,72m
Paraguai
1,60m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Cadastro Ambiental Rura: Prazo Curto!

Robinson L Araújo

POR QUE EXISTEM CASAMENTOS EM CRISE?

Rosildo Barcellos

O Arroubo Âmago do Cedro!

Ver Mais Colunas
498110691