A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de Agosto de 2017
Anuncie Aqui
8459
Educação

MPF/MS visita pantaneiros da Barra do São Lourenço para debater nova sede da escola tradicional

Apesar de haver uma situação de risco na atual sede, não há consenso entre os moradores sobre a localização da nova escola

4 AGO 2017 - 16h05min
MPF-MS

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) realiza, nos dias 8 e 9 de agosto, consulta à comunidade tradicional da Barra do São Lourenço, no Pantanal de MS, para debater a possível mudança da sede da escola tradicional. O encontro reunirá representantes de diversos órgãos públicos e da sociedade civil para esclarecimento da comunidade e deliberação conjunta.

A Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança está localizada no seio da Barra do São Lourenço, nas margens do Rio Paraguai, a 240 km de Corumbá (MS). Instalada há anos no local, a unidade escolar fica em uma curva do rio e tem sofrido vários episódios de desmoronamento do barranco, o que aproximou o curso d'água da construção, colocando em risco a segurança de alunos e professores.

Apesar de haver uma situação de risco na atual sede, não há consenso entre os moradores sobre a localização da nova escola. A divergência tem origem histórica e se baseia no fato de a comunidade estar circundada por unidades de conservação. Com isso, os ribeirinhos enfrentam dificuldades na ocupação do território tradicional e no uso de recursos naturais.

Com a visita da próxima semana, o MPF pretende discutir com os ribeirinhos os impactos de uma eventual mudança de sede no dia a dia da comunidade e decidir, com os moradores, qual medida deve ser tomada. Além dos debates sobre a escola, os pantaneiros ainda poderão esclarecer dúvidas sobre seus direitos territoriais e a exploração do local.

Na reunião, está confirmada a participação de representantes do MPF, Secretaria Municipal de Educação, Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e Secretaria do Patrimônio da União. 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Jovem é assassinado com ao menos dois tiros em assentamento rural

2
Policial

Funcionários e empregada da família participaram do sequestro de garoto

3
Policial

Dois corpos são encontrados dentro de Corolla em rodovia na fronteira

4
Brasil

Termina segunda prazo para quem recebe auxílio-doença agendar perícia

Vídeos

Indígenas fecham BR-262, acesso a Taunay

3º Desafio Mountain Bike - Piraputanga MS

18 Festival de Inverno de Bonito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,30m
Miranda
2,12m
Paraguai
4,24m

Colunas e Blogs

Raquel Anderson

Convexos

Valdemir Gomes

Fundo...

Pedro Puttini Mendes

Imposto Territorial Rural de 2017: muda o ano, os probl...

Ver Mais Colunas
481710516