A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de Outubro de 2017
Anuncie Aqui
8502
Educação

MPF/MS visita pantaneiros da Barra do São Lourenço para debater nova sede da escola tradicional

Apesar de haver uma situação de risco na atual sede, não há consenso entre os moradores sobre a localização da nova escola

4 AGO 2017 - 16h05min
MPF-MS

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) realiza, nos dias 8 e 9 de agosto, consulta à comunidade tradicional da Barra do São Lourenço, no Pantanal de MS, para debater a possível mudança da sede da escola tradicional. O encontro reunirá representantes de diversos órgãos públicos e da sociedade civil para esclarecimento da comunidade e deliberação conjunta.

A Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança está localizada no seio da Barra do São Lourenço, nas margens do Rio Paraguai, a 240 km de Corumbá (MS). Instalada há anos no local, a unidade escolar fica em uma curva do rio e tem sofrido vários episódios de desmoronamento do barranco, o que aproximou o curso d'água da construção, colocando em risco a segurança de alunos e professores.

Apesar de haver uma situação de risco na atual sede, não há consenso entre os moradores sobre a localização da nova escola. A divergência tem origem histórica e se baseia no fato de a comunidade estar circundada por unidades de conservação. Com isso, os ribeirinhos enfrentam dificuldades na ocupação do território tradicional e no uso de recursos naturais.

Com a visita da próxima semana, o MPF pretende discutir com os ribeirinhos os impactos de uma eventual mudança de sede no dia a dia da comunidade e decidir, com os moradores, qual medida deve ser tomada. Além dos debates sobre a escola, os pantaneiros ainda poderão esclarecer dúvidas sobre seus direitos territoriais e a exploração do local.

Na reunião, está confirmada a participação de representantes do MPF, Secretaria Municipal de Educação, Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e Secretaria do Patrimônio da União. 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Briga de casal termina com dois esfaqueados no Nova Aquidauana

2
Aquidauana

Maratonista que morreu após queda pode ter sofrido crise epilética

3
Aquidauana

Promotora dá prazo de 24h para retirada de ambulantes do Centro de Aquidauana

4
Geral

Acidente frontal mata 3 na MS-157 e pode ter ocorrido durante ultrapassagem

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,87m
Miranda
2,28m
Paraguai
2,41m

Colunas e Blogs

Raquel Anderson

Oswaldão e o horário de Verão!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Viajar só faz bem...

Pedro Puttini Mendes

Aquidauana: "meio" ambiente ou um ambiente inteiro?

Ver Mais Colunas
498110533