A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de Setembro de 2017
Anuncie Aqui
8470
Educação

Projeto usa poeta Manoel de Barros para ?resgatar? leitura entre crianças

19 NOV 2016 - 07h00min
Da Redação
?Os Despropósitos da Poesia: Criança e Infância com Manoel de Barros?. Este é o nome do projeto desenvolvido pela professora Janaína Maia e que visa resgatar o interesse pela leitura entre alunos de escolas públicas de Aquidauana. O objetivo principal é promover ?o desenvolvimento da infância em 236 crianças, por meio das obras do poeta Manoel de Barros?. 
 
De acordo com a autora do projeto, textos, músicas e poesias são usados para proporcionar à criança oportunidade para que a mesma desenvolva gosto pela leitura e tenha, também, acesso gratuito à cultura e arte, possibilitando maior conhecimento das tradições literárias de Mato Grosso do Sul. Além disso, os estudantes também participam de brincadeiras e são alfabetizados através das obras de um dos ícones de nossa literatura.
 
?É um Projeto de Extensão, mais precisamente a Universidade vai a Escola e tem especial relação entre ensino e pesquisa, dado a importante medida em que se articulam cultura e educação, conduzindo e proporcionando transformações no processo ensino e aprendizagem, colaborando para o enriquecimento e vivência da formação da criança em desenvolvimento acreditando no homem adulto, pois a infância é direito da criança e dessa forma, o projeto é a possibilidade de essas crianças viverem uma infância por meio das poesias de Manoel de Barros?, diz a professora em seu projeto.
 
A diretora do Caic de Aquidauana, Sheila Gonçalves Mendes de Oliveira, elogia a iniciativa da professora Janaína, pois segundo ela, traz de volta às crianças o gosto pela leitura, principalmente entre estudantes do primeiro ao quinto ano. ?As crianças se interessam mais por poesia graças ao projeto. Até porque existe uma sala decorada que traz ambiente lúdico e que proporciona momentos de descobertas a elas, que ficam encantadas e estimuladas. Além disso, também traz os pais para participarem mais da vida dos filhos nas escolas?, disse.
Professora Janaína Coordenadora do projeto

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

Primeira chef de cozinha indígena do país é de Aquidauana

2
Policial

Mineiro filmado maltratando sucuri em MS é multado e pousada é fechada

3
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece três vagas de emprego para hoje

4
Aquidauana

Entregadores dos Correios de Aquidauana entram em greve contra perda de benefícios

Vídeos

Semana Nacional de trânsito inicia em Anastácio com blitz educativa

Sucuri maltratada por turistas em Albuquerque - Distrito Corumbá MS

Carreta Hospital do Câncer de Barretos

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,38m
Miranda
2,11m
Paraguai
3,46m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

“Então vem, vamos embora que esperar não é saber.....

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: E AGORA, ARNALDO?

Valdemir Gomes

Adeus...

Ver Mais Colunas
498110564