X
Educação

Recursos de universidades e institutos federais podem ser desbloqueados a partir de setembro

Agência Brasil

O anúncio do possível desbloqueio dos recursos de universidades e institutos federais de todo o país foi feito durante uma coletiva do Ministério da Educação (MEC), nessa sexta-feira (16), para falar sobre convênios com instituições de ensino superior de Portugal, que usam notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de admissão de estudantes brasileiros, como já divulgado pelo O Pantaneiro no início manhã.

Durante a coletiva o ministro da Educação, Abraham Weintraub, falou que a previsão é que os recursos sejam desbloqueados a partir do próximo mês. Segundo o ministro isso se deve a aprovação da reforma da Previdência, que cria um ambiente favorável para a retomada da atividade econômica do país.

“Como consequência temos aumento na arrecadação de impostos, o que aliviaria o caixa do governo e permite descontingenciar os recursos. Desde o primeiro momento a gente falou que contingenciamento não era corte, que a gente ia administrar uma crise herdada por governos passados na boca do caixa e que a previsão era que, caso passasse a reforma da Previdência, provavelmente já em setembro a gente teria um descontingenciamento”, disse Weintraub.

Para os reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o ministro havia anunciado o desbloqueio de recursos na última quinta-feira (15), durante uma reunião.

Na ocasião, Weintraub reconheceu que o contingenciamento limitou as ações do MEC, mas que isso se deve a situação econômica que o país está passando.

Bloqueio

Em março, o governo havia anunciado o contingenciamento no orçamento das universidades e institutos federais de educação no montante de R$ 2 bilhões da verba prevista, o equivalente a 29,74% do total do orçamento anual.

Informações: Agência Brasil

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Serviços

Atualização de tecnologia deixará Portal do Servidor indisponível temporariamente

Portal ficará indisponível até sábado, 30

Economia

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo