X
Sonho da Faculdade

Sucesso na redação do Enem é orgulho para professora e alunas da Sala DizTudo de Aquidauana

No Enem de 2019, 21 alunos da Sala DizTudo, estudantes de escolas públicas e privadas, tiraram notas acima de 900 na redação que tinha como tema a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil"

Ontem (17), após a divulgação das notas dos 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitos estudantes comemoraram as notas individuais das provas aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2019 nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação. Em Aquidauana, 21 alunos da Sala DizTudo, estudantes de escolas públicas e privadas, tiraram notas acima de 900 na redação, e o sucesso tem um motivo especial: a professora Márcia Franco.

A equipe de reportagem do jornal "O Pantaneiro" conversou com a professora na manhã deste sábado (18) e ela contou um pouco sobre si e, também, sobre o projeto desenvolvido no município. "Sou professora desde os 12 anos. Dia 20 agora farei 43 anos de idade. Então faz um tempinho que leciono. Com redação e gramática trabalho desde que comecei a faculdade de Letras, ainda no século passado. Eu já tirei duas notas máximas em provas dissertativas em processos seletivos! Vem daí a minha paixão por disseminar esse tipo de conquista!", disse, ao se apresentar.

Quando questionada sobre o projeto da Sala DizTudo, a professora demonstrou verdadeiro orgulho. "A Sala DizTudo teve início de suas atividades em 2017, quando percebi que há muita dificuldade, mesmo entre as pessoas que já são graduadas, de interpretação. Há muita confusão para se perceber que uma história em quadrinhos, por exemplo, não é um manual de instruções. Aí decidi que ia fazer alguma coisa. Deixo bem explicado sempre que a Sala DizTudo não é lugar de reforço escolar. Nela, eu ofereço cursos de gramática e redação, individuais e em turmas, que são a minha paixão!", exclamou.

Ela também contou um pouco sobre a preparação dos 21 alunos que tiraram notas acima de 900 na redação do Enem. "A maioria dos DizTudantes de 2019 iniciou a preparação em fevereiro do ano passado. Poucos já tinham estudado no ano anterior. As aulas são semanais", sintetizou.

Durante a conversa com a reportagem do jornal, a professora foi questionada sobre uma possível surpresa com o tema da redação de 2019, que foi a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", e foi enfática ao responder sobre a habilidade necessária que os estudantes devem adquirir de argumentar, de forma contundente, sobre qualquer assunto. "Eu estava corrigindo uma dissertação de mestrado no dia do ENEM 2019. Quando soube da proposta, fiquei bem tranquila, porque sabia que meus alunos estavam preparados para qualquer tema. Eu não acredito muito nessa história de acertar tema. Quem disserta, disserta sobre qualquer assunto e mostro isso em minhas aulas", explicou.

Do Outro Lado da Carteira

Após a conversa com a professora Márcia Franco, carinhosamente chamada pelos seus alunos de "Tia Márcia", a equipe de reportagem do jornal "O Pantaneiro" seguiu em busca dos prodígios da redação em Aquidauana.

A primeira entrevistada foi a aluna Beatriz Niz Fernandes Goes, de 17 anos, contou um pouco sobre a experiência de estar do outro lado da carteira da professora, como estudante, que a fez alcançar a nota de 980. "As aulas da professora Márcia foram essenciais, não só por lapidar a minha escrita, mas também por qualificar minha capacidade argumentativa, abrir horizontes para o limiar do pensamento e me tornar uma pessoa com uma nova visão de mundo. Além de ensinar redação, ela ensina sobre a vida, pois é uma pessoa que sabe muito a respeito de várias áreas do conhecimento e acredito que esse seja um dos principais motivos do destaque dos alunos dela", contou.

Sobre suas aspirações universitárias, contou sobre conquistas já confirmadas e, também, sobre seus sonhos. "Direito. Com as aulas da tia Marcia, eu passei na Estadual de Maringá (UEM) com pontuação máxima em redação, 2º lugar na Unicesumar em Londrina, na UFGD e em 2º lugar na UFMS. Quando abrir o Sisu, vou tentar a UNB, federal de Brasília", disse.

A DizTudante Fernanda Victória Cruz Adegas também contou um pouco sobre sua matrícula no curso. "Entrei no curso no início do ano, dia 18 de fevereiro de 2019, pois já conhecia a maestria da professora Márcia com redação e língua portuguesa, tanto que entrei, não só em redação, assim como no curso de gramática!", relatou.

Ela falou um pouco, também, sua relação de gratidão com a Tia Márcia por ter aprendido, em sala de aula, a lapidar um talento que sempre foi sua paixão. "Sempre gostei muito de escrever, sempre fui apaixonada por assuntos que envolviam letras. E, assim, saber argumentar era algo imprescindível para mim. Lembro-me do meu avanço no Enem, primeiro 680, depois 800 e, após o ingresso na Sala DizTudo, 980! Isso me trouxe avanços não só na escrita, mas também em situações nas quais eu necessitava me expressar de forma crítica, ou seja, na Sala DizTudo, aprendi a encontrar argumentos sem a necessidade de buscar em fontes, coisa que muitas vezes atrapalham os alunos em provas que não se pode acessar mecanismos de pesquisa, então, aprendi a utilizar a minha bagagem de conhecimento para produção de dissertações. Claro, aprendi também a escrever com um vocabulário mais rebuscado, analisando cada palavra, diminuí muito o tamanho da letra, lá também discutimos muito sobre humanidades, algo essencial para a vida... Enfim, foram técnicas ensinadas, as quais, são primordiais para a excelente escrita que, com certeza, carregam um peso significativo na vida de qualquer pessoa", resumiu.

Fernanda Victória Cruz já conquistou vários concursos literários diferentes, fez pesquisas na área de Letras e Informática com o IFMS em parceria com o CNPQ, particpou de eventos científicos, como a SBPC, e já ganhou vários prêmios em feiras científicas e congressos, e pretende cursar Letras na UFMS para, posteriormente, seguir carreira acadêmica, fazendo Mestrado e Doutorado em universidades fora de Mato Grosso do Sul e um intercâmbio no exterior.

Durante a entrevista, ela também contou que, em 2019, ficou em 1° lugar do vestibular da UFMS para o curso de Letras. Curiosamente, Márcia também ficou em 1° e seu companheiro, Felipe, também. "Nós 3, primeiros lugares de Letras da Federal!", encerrou.

Conversamos, também, com a acadêmica de Odontologia da UFMS Isabelle Cristóvão Fiori Grance, de 18 anos, que foi a primeira aluna da professora. "Eu comecei a me preparar com a tia Márcia no ano de 2016, antes mesmo da criação da sala DizTudo, estava no segundo ano no Instituto Federal e quando iniciei as aulas com ela eram na casa dela aos sábados, único dia em que ela não lecionava na escola", disse.

Ela resumiu o carinho e a gratidão pelos ensinamentos. "Eu comecei a estudar com ela porque minha mãe participou de um cursinho preparatório para concurso e gostou muito das aulas. Depois que a tia Márcia começou a me preparar para o ENEM, juntamente com os ensinamentos de escrita, vieram os aprendizados. Além disso, a admiração foi além de coisas relacionadas a estudo, passei a admirar a pessoa que ela é, as aulas foram indispensáveis na evolução do meu desempenho, não só pela parte escrita, mas também pela construção de argumentos, aquisição de conhecimento sobre o mundo, preparação psicológica e diversas outras coisas sem as quais eu não chegaria onde cheguei. Ela é um exemplo para mim, não só por ser uma profissional de competência ilibada, como também pela pessoa admirável, esforçada, dedicada e carinhosa que ela é, o que cativa cada um de seus alunos e faz com que a escrita torne-se um hobby e as aulas sejam prazerosas. À ela devo grande parte do meu sucesso e sou eternamente grata por me ajudar a ser quem sou", revelou.

Sala DizTudo 2020

Neste ano, a professora Márcia promete abrir turmas iniciantes e avançadas de redação e gramática. A partir de segunda-feira já se iniciam as inscrições para as turmas de 2020, que podem ser feitas pelo WhatsApp (67) 9 9923-2718.

"Vai ser bastante difícil superar o sucesso de 2019, com mais de 20 alunos com média acima de 900, dois 980, mas é preciso continuar, porque é emocionante demais ver tanta gente feliz com uma conquista. Prometi que somente irei me aposentar quando alguém tirar 1000, então precisamos trabalhar", comentou.

Márcia é Agente de Polícia Científica de Classe Especial da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Consultora da Sala DizTudo de Língua Portuguesa. Licenciada em Letras (UFMS). Bacharela em Direito (UFMS)/ Especialista em Educação do Campo (UFMS); Polícia Comunitária (Unisul); Violência Doméstica (Unyleya); Letras: Português e Literatura (Faveni); Língua Portuguesa e Filosofia (Faciba); e Teologia e História das Religiões (Faciba). Mestra em Letras (UEMS).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo