A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
02 de junho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Ajuda

UEMS promove campanha em auxílio à população vulnerável do Estado

3 ABR 2020 - 07h00min
Assessoria

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) irá promover em suas 15 unidades universitárias uma campanha institucional com foco na arrecadação de donativos e de recrutamento de voluntários para auxiliar a população mais vulnerável no Estado, na vigência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma ação conjunta entre a reitoria e as gerências das 15 Unidades Universitárias.

Entre os itens a serem arrecadados, estão listados: alimentos não perecíveis; itens de higiene pessoal; materiais para fabricação e envazamento de álcool em gel; e materiais para produção de máscaras artesanais. A critério dos gerentes de Unidade, outras formas de colaboração serão permitidas.

Para o recrutamento de voluntários para a Campanha que atuarão no trabalho logístico, o processo irá considerar critérios sanitários estabalecidos pelo Comitê de Urgências e Emergências em Saúde (CAUES), que é integrado por docentes dos cursos de Medicina e Enfermagem da UEMS. Todos os selecionados terão garantidos os usos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Para se voluntariar, os candidatos deverão preencher Ficha de Cadastro a ser disponibilizada posteriormente. Um dos principais critérios durante a seleção é que os interessados não integrem os Grupos de Risco para o novo coronavírus.

A dinâmica das ações, logística e recrutamento de pessoal ficará sob responsabilidade de cada gerência de Unidade Universitária da UEMS. Os cronogramas envolvendo estas ações, dentro da campanha institucional, se encontram em fase de finalização e serão compartilhados publicamente, tão logo sejam concluídos, no site e nas redes oficiais da Universidade.

“Neste momento de crise mundial de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a UEMS demonstra, novamente, o seu protagonismo digno de uma Universidade do tamanho do nosso Estado. Esta é uma ação conjunta que visa auxiliar as famílias que se encontram em situação mais vulnerável no Estado”, enfatiza Laércio de Carvalho, reitor da UEMS.

Alguns gerentes, dentre os quais os responsáveis pelas Unidades de Mundo Novo e Naviraí, também explicam um pouco das ações desenvolvidas em suas respectivas Unidades Universitárias.

O gerente da Unidade de Mundo Novo, Leandro Marra, ressalta que “a Universidade precisa atuar de forma participativa, cooperativa e integrada com a sociedade, sendo o ser humano o objetivo inicial e final do nosso trabalho”. A Unidade fechou parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, entidade que receberá a doação de 15 cestas básicas. “Posteriormente, mais famílias serão contempladas, sempre considerando a vulnerabilidade social destas pessoas”, enfatiza Leandro.

“Esse movimento se faz necessário para atender a comunidade acadêmica e externa onde as Unidades estão inseridas”, reconhece a gerente da Unidade de Naviraí, Élida Galvão. Para ela, nesse momento de pandemia, é imprescindível que a UEMS e suas unidades universitárias colaborem com seus municípios, “atuando com ações que deem suporte para a comunidade carente. Estaremos arrecadando alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal, em parceria com o grupo cursilho da igreja católica”, informa a gerente.

Além das Gerências, a UEMS conta com a parceria das entidades de classe da instituição, o Diretório Central dos Estudante (DCE), a Associação dos Docentes (ADUEMS) e o Sindicato dos Técnicos (SINTAUEMS) que estão fornecendo amplo apoio conjunto a esta Campanha. Reforçamos que as artes específicas utilizando as logos de todas as entidades parceiras serão veiculada nos cartazes de divulgação das ações que integram essa iniciativa.

Mais informações sobre como participar desta ação institucional promovida pela UEMS nas Unidades Universitárias serão comunicadas posteriormente. A Universidade reforça, com essa iniciativa, sua função de ser agente transformadora nos municípios em que está presente.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Coronavírus

Após falso positivo, teste de paciente dá negativo e Aquidauana não tem coronavírus

2
Aquidauana

Aquidauana segue com um caso confirmado de coronavírus e tem mais sete suspeitos

3
Geral

Confira quem foram os ganhadores do sorteio da Nota MS Premiada

4
Aquidauana

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min12 max23

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min12 max23

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,44m
Miranda
4,80m
Paraguai
1,89m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SOMOS O QUE, MESMO?

Valdemir Gomes

É...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"CITAÇÕES DE CLARICE LISPECTOR"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Nelson Andrade Quelho - Cardiologista

Rua Pandiá Calógeras, 242 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3000
Telefones Úteis

IBGE

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3408
Restaurantes

Restaurante Fogão Caipira II

Rua Estevão Alves Corrêa, 1741 - Bairro Alto Aquidauana/MS 67 99903-6077 https://www.facebook.com/fogao.caipira.547
Ver Mais