A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Esportes

André assinou termo para instalar usina em Nova Alvorada do Sul

23 AGO 2007 - 15h16min
conjuntura on line

O governador André Puccinelli assinou nesta quinta-feira (23) pela manhã na Governadoria, um termo de acordo para concessão de benefícios fiscais com a Empresa Usinas Itamarati S/A para a instalação de unidade industrial sucroalcooleira em Nova Alvorada do Sul.


"Nós iniciamos nossa gestão no sentido de que pudéssemos normatizar e ter um planejamento em nosso estado sob uma ótica desenvolvimentista", disse Puccinelli. Segundo ele, o governo vai acompanhar todo o processo de instalação para ter certeza que o cronograma do termo de acordo seja cumprido.


"Faremos esse acompanhamento porque uma das possibilidades logísticas do projeto é a viabilização do nosso poliduto, que segundo a Petrobras, só será possível se tivermos a produção de 2,5 milhões de metros cúbicos de álcool ao fim de 2008", explicou o governador.


De acordo com o diretor de produção da Itamarati, Francisco Lima, a opção por Mato Grosso do Sul, neste caso Nova Alvorada do Sul, para instalar a unidade leva em conta a fertilidade do solo, o bom índice pluviométrico e a proximidade com o mercador consumidor do eixo sul e sudeste.


"Nossa intenção aqui no Estado é alcançar a moagem de 6,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em seis anos, propiciando mais desenvolvimento à economia local", destacou o diretor.


O superintendente de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Jonathas Camargo, vê o empreendimento como mais uma alternativa para o produtor rural. "A comunidade local também ganha com a geração de empregos e o recolhimento de tributos", disse.


Para o prefeito de Nova Alvorada, Arlei Silva Barbosa, a implantação da usina é a "consolidação do município como pólo industrial do estado e mais um passo para se tornar uma das grandes cidades da economia de Mato Grosso do Sul".


Usina
Com investimentos de R$ 608,1 milhões, essa é a segunda unidade agroindustrial que o grupo vai instalar no Estado. No começo do ano, outro termo foi assinado no valor de R$ 610,2 milhões, beneficiando o município de Bataguassu.


Na unidade de Nova Alvorada do Sul, que deverá abranger uma área de mais de 60 mil hectares, a planta terá uma capacidade de produção anual de 220 mil m³ de álcool anidro e hidratado; 4 milhões de  toneladas de açúcar e 50 MW de energia elétrica. Do total produzido, apenas 20% deverá ser comercializada no mercado externo. 


Etapas
Dividido em cinco etapas, com início de implantação previsto para julho de 2008, o empreendimento vai gerar em torno de 2.500 empregos diretos após seu término, previsto para 2014.


A instalação do complexo industrial e o cultivo dos primeiros hectares de cana-de-açúcar se darão na primeira etapa. Na segunda etapa, será acionado o complexo industrial (destilaria e usina termelétrica) e ampliada a formação da lavoura. Para essa fase está previsto o início da produção comercial. Já na terceira será feita a implementação da fábrica de açúcar permanecendo a expansão das lavouras de cana. Nessa fase, além da produção de álcool, inicia-se também a co-geração de energia elétrica. 


Na penúltima etapa, o projeto de execução estabelece a ampliação da capacidade industrial e a continuação da formação das áreas de cana-de-açúcar. Inicia-se aí a produção de açúcar com ampliação na capacidade de produção do álcool hidratado e de energia elétrica. Na quinta e última fases, o empreendimento alcançará seu potencial instalado de moagem de 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar/ano.


Também estavam presentes na assinatura do termo, o vice-governador Murilo Zauith; o secretário de Habitação, Carlos Marun; o secretário-adjunto da Seprotur, Wilson Roberto Gonçalves; o superintendente da da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, José Antônio Roldão; o deputado estadual Akira Otsubo; o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, entre outras autoridades.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Raio queima transformador da Sanesul e Aquidauana fica sem água até 20h deste domingo

2
Aquidauana

Motorista embriagado freia bruscamente após sinal da Polícia e quase causa acidente

3
Aquidauana

Homem ameaça esfaquear ex-companheira em bar do Nova Aquidauana

4
Aquidauana

Sanesul realiza troca de transformador e abastecimento será gradativo

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Em...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110735