A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
12 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Esportes

Brasil busca título geral no Parapan

11 AGO 2007 - 09h49min
terra

Os atletas brasileiros alcançaram um desempenho histórico nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro ao conquistarem 161 medalhas, sendo 54 de ouro. A melhor campanha da história nacional valeu ao País o terceiro lugar entre as 42 nações participantes. A partir deste domingo, a capital carioca passará a ser palco dos Jogos Parapan-americanos, competição na qual o Brasil buscará a primeira posição no quadro de medalhas.


"Depois de assistir pela televisão à participação brilhante de nossa delegação nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, a sociedade brasileira poderá assistir in loco aos melhores atletas paraolímpicos das Américas, vibrar com as suas performances, além de torcer pelo Brasil. A medalha, o pódio conquistado em casa, ao lado da família, terão um gostinho especial e não tenho dúvidas de que o Brasil terá um resultado expressivo na competição", afirmou Vital Severino Neto, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro.


Os Jogos Parapan-americanos de 2007 são os primeiros realizados na seqüência e nas mesmas instalações dos Jogos Pan-Americanos. Nas duas primeiras edições da competição continental, realizadas na Cidade do México, em 1999, e Mar del Plata, na Argentina, em 2003, o México ficou com o título e o Brasil acabou na segunda colocação.


No Rio de Janeiro, o Brasil terá boas chances de alcançar seu principal objetivo. A delegação terá 238 atletas, entre eles, uma grande estrela: Clodoaldo Silva. O nadador, eleito em 2005 o melhor atleta paraolímpico do mundo, competirá em dez provas no Parque Aquático Maria Lenk.


O País deverá brilhar também no atletismo. Segundo o Comitê Paraolímpico Brasileiro, dos 50 atletas inscritos na modalidade, 21 estão entre os quatro primeiros colocados no ranking mundial de suas categorias e seis são detentores de recordes mundiais. Entre os destaques, estão os velocistas Ádria Santos, maior medalhista brasileira em Jogos Paraolímpicos, Lucas Prado e Terezinha Guilhermina.


No judô, a equipe também é forte e conta com quatro medalhistas paraolímpicos, como Antônio Tenório, dono de três títulos. No tênis de mesa, os atletas brasileiros também são considerados favoritos em diversas categorias.


Em competições coletivas, o País deve conquistar duas medalhas no futebol. Na competição para cegos, os brasileiros são atuais campeões paraolímpicos e vice-mundiais. No futebol para jogadores com paralisia cerebral, a Seleção garantiu a medalha de prata nos últimos Jogos Paraolímpicos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Motorista colide Pajero em anta, capota carro e é socorrida pelos bombeiros

2
Coronavírus

Empresa não libera funcionária com sintomas de coronavírus e Vigilância aciona a PM

3
Anastácio

Embriagado, motociclista cai e fica ferido em Anastácio

4
Policial

Após denúncia de caça ilegal, homem é preso com rifles, espingarda e munições em MS

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,37m
Miranda
2,09m
Paraguai
1,88m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"TUDO"

Rosildo Barcellos

História e tradição a céu aberto

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4012
Pesqueiros

Pousada Cachoeira do Campo

Acesso a Camisão por terra, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3383-2972
Auto Posto

Nossa Senhora de Fátima

Rua Marechal Mallet, 804 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8199/ 7705
Ver Mais