A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
25 de agosto de 2019
Anuncie Aqui
8830-->
Esporte

Com a participação de Aquidauana, Copa dos Campeões começa com 64 equipes

18 JUL 2019 - 06h56min
Fundesporte

O momento mais aguardado pelos alunos-atletas de todo o Estado de Mato Grosso do Sul chegou. Começaram nesta quarta-feira (17), em Três Lagoas, as disputas da Copa dos Campeões, a grande final dos Jogos Escolares da Juventude de MS nas modalidades do futsal, basquetebol, handebol e voleibol. 64 equipes estão classificadas para a finalíssima (8 por modalidade, 4 por naipes, masculino e feminino), são 32 equipes de 12 a 14 e mais 32 (15 a 17).

Representantes de 22 municípios entram em confronto no município de Três Lagoas, sede de 2 etapas dos Jogos da Juventude e da Copa dos Campeões. São eles: Campo Grande, Corumbá, Paranaíba, Amambai, Aquidauana, Paranhos, Rio Brilhante, Dourados, Maracaju, Costa Rica, Juti, Caarapó, Nova Andradina, Rio Verde de MT, Água Clara, Bonito, Coxim, Jardim, Pedro Gomes, Chapadão, Ponta Porã e Três Lagoas.

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), em parceria com a prefeitura municipal de Três Lagoas, via Sejuvel, reunirá as quatro melhores equipes classificadas por modalidade para o confronto regado a pura adrenalina. Os confrontos serão simultâneos, em cinco locais.

Nesta fase, jogam todos contra todos. As equipes que obtiverem maior número de vitórias e pontos, levam para a sua Escola e município o título de Campeão dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. Os vencedores já garantem o passaporte carimbado para disputa da Fase Regional dos Jogos Escolares, que acontecerá em Cascavel-PR, no mês de setembro.

Mais de 4 mil atletas participaram da edição 2019 dos Jogos Escolares nas modalidades coletivas. O maior evento de Desporto Escolar do Estado, teve início no mês de maio e chega a 2ª edição da Copa dos Campeões, realizada pela primeira vez em 2018.

Entre as atividades preparadas para a Copa, estão palestras para os técnicos com uma equipe de arbitragem internacional do basquetebol, confraternização entre os atletas no centro de convivência, apresentação de modalidades esportivas e, para abrilhantar ainda mais esta edição, haverá também um bate-papo com um convidado ilustre, Marcelo Vido, atual diretor de Esportes Olímpicos do Clube de Regatas do Flamengo e ex-atleta da seleção brasileira de basquetebol.

Vido foi atleta profissional por 18 anos, sendo integrante da seleção por uma década, fez parte do Clube Atlético de Santo André, participou das Olimpíadas de Moscou (1980) e Los Angeles (1984), campeonatos mundiais em Manila (1978), Cali (1982) e Madri (1986). O ex-atleta também esteve nos Jogos Pan-americanos em 1979 e 1983.

Foi campeão mundial de clubes em 1979 como atleta pelo E.C.Sirio e campeão em 2014 no Rio de Janeiro como Diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes -SP e pós-graduado em gestão empresarial pela FGV, ingressou na carreira acadêmica esportiva em 2000, concluindo a especialização em administração para profissionais do esporte pela FGV-SP e posteriormente o Mestrado em Administração Esportiva pela Universidade de Liverpool, no Reino Unido (2002).

Já passou por diversas entidades importantes para o Esporte Brasileiro, como o COB e a Secretaria de Esporte do Estado de Minas Gerais e estará participando da Copa dos Campeões relatando sua vivência no esporte para os atletas e técnicos.

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, além de ser uma seletiva estadual para os Jogos Escolares Nacionais, tem esse papel de promover a integração entre os atletas e proporcionar experiências marcantes na vida do jovem cidadão. Durante o último evento, diversas atividades extrajogos foram desenvolvidas para os participantes.

Temas importantes são abordados, como ações ambientais e socioeducativas, fraternidade, convivência. Interatividade, entretenimento, solidariedade, palestras, campanhas, passeios turísticos, aulas em diversas modalidades esportivas, momentos culturais e lúdicos, entre outros.

O esporte também ensina a ter responsabilidade e organização, respeito e ética. São pontos importantes, um diferencial na vida do aluno-atleta. O Governo do Estado, junto à Fundesporte, tem este cuidado com o jovem, devido a isto, as ações são pensadas de maneira que possam atender a todos sem distinção, com qualidade, dignidade e respeito.

“A valorização do atleta e do técnico são primordiais na nossa gestão. Procuramos desenvolver políticas públicas que beneficiem os mais diversos setores da vida em sociedade através do esporte, esses são nossos principais objetivos e construir valores, está é nossa missão. Estamos muito contentes com o decorrer dos jogos, agora é o momento da decisão, esperamos ter grandes representantes do MS. Que venha a grande final e que vençam os melhores. Desejo bons jogos a todos”, declarou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

A Copa dos Campeões é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas. O evento conta com o apoio da Sanesul, Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas e Cintercoop.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem de 35 anos é assassinado com quatro tiros ao lado de moto nos Altos de Anastácio

2
Policial

Maníaco da Capital matou esfaqueado jovem de 18 anos por ciúmes em Anastácio

3
Policial

Adolescente é apreendido após matar idoso e espancar homem na Capital

4
Policial

Corpo de Bombeiros busca cozinheiro de comitiva pantaneira desaparecido

Vídeos

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Gaeco apreende 26 armas, munições e documentos que já estão na Delegacia de Aquidauana

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,24m
Miranda
2,07m
Paraguai
3,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cadê...

Raquel Anderson

Aquidauana

Fausto Matogrosso

ATÉ QUANDO?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Amarelinho

Acesso pelo Frigorífico, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2828/99186
Supermercados

Supermercado Princesa 3

7 de Setembro, 1029 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3989/3241-
Médicos

Solange A. Pellegrino - Psiquiatra

Marechal Mallet, 567 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3114
Ver Mais
508110820