A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Retrospectiva

Em 2019, Jogos Escolares da Juventude de MS ganharam novo formato

Ao todo, participaram 4.994 alunos-atletas (3.360 nas coletivas e 1.634 nas individuais), de 525 escolas (101 municipais, 323 estaduais, 97 privadas e quatro federais).

31 DEZ 2019 - 15h33min
Assessoria

O principal evento escolar-esportivo do Estado esteve de cara nova. A temporada 2019 trouxe novidades em relação ao nome (Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul), à logomarca e à separação de equipes por divisões (primeira e segunda).

Após intensos estudos, a Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas (Gedel) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) decidiu alinhar o nome da seletiva estadual escolar à competição nacional organizada anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (Cob).

Além disso, as faixas etárias, 12 a 14 e 15 a 17 anos, foram unificadas em um só evento. Até 2018, os mais novos disputavam os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (Jems), enquanto os mais velhos participavam dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums).

A novidade para este ano também aconteceu na distribuição das equipes, em primeira e segunda divisão, além da intensificação das campanhas sociais e nas atividades no Centro de Convivência dos Jogos.

Os Jogos Escolares da Juventude passaram por sete cidades: Três Lagoas, Aquidauana, Anastácio, Jardim, Campo Grande, Nova Andradina e Corumbá, de 16 de maio a 23 de agosto. No total, foram 14 modalidades, divididas em coletivas (voleibol, futsal, handebol e basquetebol) e individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica/wrestling, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez). Três Lagoas ainda foi palco da Copa dos Campeões nas coletivas, de 17 a 20 de julho, marcada como a grande final dos Jogos.

Ao todo, participaram 4.994 alunos-atletas (3.360 nas coletivas e 1.634 nas individuais), de 525 escolas (101 municipais, 323 estaduais, 97 privadas e quatro federais).

Reestruturação

Segundo o técnico desportivo da Gedel/Fundesporte e diretor-técnico dos Jogos Escolares da Juventude, Leandro Fonseca, o objetivo deste ano foi descentralizar a competição, de forma que mais municípios pudessem sediar as etapas. “Desde o início da gestão do diretor-presidente Marcelo Miranda à frente da Fundesporte, procuramos fazer com que essa ideia desse certo, além de outros fatores, como a organização e estrutura. Tudo isso fez com que os Jogos tomassem a proporção que tem atualmente. Além de aquecer a economia local de cada município, o evento também movimentou as cidades vizinhas, mobilizando toda região por onde a competição passou”.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, salienta que o atendimento com qualidade aos atletas e técnicos era prioridade na reformulação da principal competição escolar do Estado. “Nas últimas quatro edições dos jogos, as delegações não precisaram mais ficar em alojamentos, pois passamos a utilizar a estrutura hoteleira, que atende todas as equipes que participam dos Jogos. Montamos um centro de convivências, no qual são feitas as refeições, atividades culturais e de interação entre os jovens”. No total, 70 hotéis foram reservados e 41.904 refeições foram servidas aos participantes.

“Também realizamos ações sociais e ambientais, partindo da conscientização do atleta. A partir dessas modificações, observamos a maior motivação dos jovens, o treino com mais afinco, ampliação dos esforços nos estudos, na escola e em casa, para participar da seletiva. Os pais se sentem mais seguros, ao deixar os filhos ficarem fora de casa durante os cinco dias de competição, sabendo que serão tratados dignamente”, complementa Miranda.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Pneu escapa e atinge caminhonete que bate em caminhão na BR-262

2
Policial

Acidente entre carro e carreta bitrem mata três jovens em MS

3
Aquidauana

Adolescente de 16 anos aterroriza família do namorado e agride mãe dele em Aquidauana

4
Aquidauana

Policial militar rodoviário de Aquidauana está entre detidos pela Corregedoria em ação contra corrupção

Vídeos

Video da perseguição da Policia Civil

“Amigo que é amigo não derruba” Compartilha o Corpo de Bombeiros nas redes sociais

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,44m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

CONTINUANDO COM FRASES DE CLARICE LISPECTOR

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SONHOS

Valdemir Gomes

Ser...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Associações e Sindicatos

Delegacia Sindical dos Artesões de Aquidauana Associação

Praça dos Estudantes, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9601-2585
Studio e Gravações

Alternativa Studio

Pandia Calogeras, s/n Centro - 79200000 Anastácio/MS (67) 8115 8680
Automóveis

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Ver Mais