A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8828-->
Esportes

Oleg aposta em pódio de Jade em Pequim-08

12 SET 2007 - 08h43min
uol

Quatro anos depois de o Brasil depositar as esperanças em Daiane dos Santos para obter a primeira medalha olímpica na ginástica, Jade desponta como a nova aposta. O palpite vem de quem mais conhece as ginastas brasileiras: o técnico ucraniano Oleg Ostapenko.


Antes do Mundial, Ostapenko previra que Jade seria a única brasileira com condições de subir ao pódio e acertou na mosca. A carioca conquistou, em Stuttgart, a medalha de bronze no individual geral, resultado inédito para o Brasil.


"Gostei muito da forma como ela competiu. Se ela caprichar na Olimpíada, pode conseguir medalhas no individual geral e em mais dois aparelhos", disse o técnico à reportagem após o desembarque no Brasil, nesta terça-feira.


Ostapenko ainda foi além. O ucraniano acredita que Jade tem condições de superar inclusive suas principais rivais do individual geral em Pequim.


"Acho que a Jade está um nível acima da Shawn Jonhson [ouro na prova no Mundial] e da italiana [Vanessa Ferrari, que dividiu o terceiro lugar com a brasileira]", afirmou.


Ostapenko, entretanto, mostrou-se preocupado com o excesso de carga a que Jade acaba exposta nas competições.


No Mundial, a carioca competiu cinco dias em uma semana. Fez exercícios nos quatro aparelhos no classificatório e na final por equipes e no individual geral. Além disso, ainda participou das finais do salto sobre o cavalo e da trave.


Seu rendimento foi caindo conforme as competições chegavam ao fim. No primeiro dia, obteve as maiores notas da equipe brasileira em três provas. Três dias depois, brilhou novamente. Conseguiu a melhor soma de notas entre as 45 competidoras e, de quebra, conduziu o Brasil ao quinto lugar por equipes.


Dois dias depois, participou do individual geral e levou o pódio inédito. No final de semana, já exausta, Jade obteve resultados mais modestos. Ficou em quinto lugar, no salto, e na sétima posição, na trave.


"Mas não tem jeito. Jade precisa competir em todos os aparelhos porque, sem ela, nossas chances na competição por equipes diminuem", justifica o técnico. "Mesmo assim, creio que, com uma preparação adequada, ela pode suportar bem essa carga na Olimpíada. A Jade é muito forte fisicamente".


Hoje, a própria ginasta queixou-se um pouco do cansaço que a abateu no final das competições em Stuttgart. "No último dia, eu e as outras ginastas nos olhávamos e víamos o quanto estávamos cansadas. Mas acho que consegui até manter uma certa regularidade", comentou a atleta.


Enquanto Jade é alçada a principal aposta brasileira em Pequim, Daiane vive momento oposto. Vítima de lesões consecutivas, a gaúcha declarou que competiu apenas em prol da equipe. Mesmo assim, obteve um resultado pífio em sua especialidade na final coletiva. Foi a penúltima entre as 45 competidoras do solo.


A receita para voltar a brilhar é dada pelo próprio comandante. "Se ela superar essa dor no pé, pode conseguir atingir o mesmo nível de antes. O que ela precisa fazer é para de treinar um tempo e tratar de vez essas lesões", recomendou.


Conselho seguido, Daiane se afastará dos treinos para fazer exames e tratar definitivamente a lesão no tornozelo.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Getam flagra motorista furando sinal em alta velocidade em Aquidauana

2
Policial

Mulher se separa de marido violento e passa a ser ameaçada por ele

3
Policial

Polícia Civil, PM e PRF prendem ladrões de joalheria e recuperam jóias roubadas

4
Policial

Ex-goleiro Bruno sai da prisão e vai para o semiaberto

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,75m
Miranda
2,73m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quero...

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Pousada Pequi

Estrada da Margem Esquerda, ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3245-0949 / 368 www.pantanalpequi.com.br
Médicos

Carlos Eduardo Nunes - Anestalsiologista

Hospital da Cidade, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorvetes Italiano Chocobom

Rua Estevão Alves Corrêa, Barrakech - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6875
Ver Mais
508110639