A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de Janeiro de 2018
Anuncie Aqui
8502
Esportes

Paracanoístas de MS se preparam para Nacional e ensinam que não há limitações para quem quer vencer

"Acho que estou aprendendo mais com eles, do que eles comigo?, diz treinador.

12 JUL 2013 - 09h05min
redação
Fernando Rufino, 28 anos, de Itaquiraí, era peão de rodeio até sofrer um acidente e perder o movimento inferior das pernas. Ele foi atropelado por um ônibus ao cair do veículo. ?Eu escorreguei e cai debaixo do ônibus. O motorista não viu e passou por riba de mim?, conta com seu jeito interiorano. 
 
A história que poderia ser uma tragédia virou piada para o ex-peão que agora é atleta. E em vez de se lamentar pela perda da mobilidade Fernando encontrou outras formas de superar o problema. Hoje ele é vice-campeão brasileiro de paracanoagem. ?Pus na cabeça que eu tinha que ganhar e treinei até me tornar campeão?, revela determinado.
 
Com uma história diferente, mas com a mesma garra Éder Túlio, 22 anos, de Campo Grande, é parceiro de Fernando nos treinos. O jovem teve a perna esquerda amputada ao sofrer um acidente com moto há cerca de um ano e meio.
 
Ele conta que no começo foi difícil, mas precisou reavaliar a vida. ?Quando recebi alta do hospital, vi que ficar reclamando não ia adiantar. Foi difícil no começo, eu pensava não vou poder andar de skate, de bicicleta. Só o fato de saber que não poderia fazer me frustrava. Até que um amigo que é amputado me chamou para remar. Aí fui e não consegui me equilibrar no começo e achei graça. Depois de umas três, quatro caídas não caí mais?, diz sobre o início do esporte em sua vida.
 
Hoje, ele e Fernando treinam para o XXI Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, que acontece de 19 a 21 de julho, no lago Luis Eduardo Magalhães, Praia da Graciosa, em Palmas (TO). O Campeonato será a única seletiva que irá definir a seleção nacional que poderá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, na cidade de Copenhagen, Dinamarca, entre 20 e 22 de setembro de 2013.
 
Para ficar entre os primeiros e garantir a vaga para o mundial, os dois treinam duro e não reclamam. O treinador Rafael Girotto, 23 anos, explica que o treino é para dar resistência aos atletas, já que no brasileiro a prova é de maratona (longa distância), e devido ao estilo do campeonato eles precisam de fôlego.
 
Ele lembra ainda que como os dois não estão acostumados a treinar em rio, porque são de Campo Grande e treinam em lagos, o preparo no Aquidauana é para dar resistência e ensiná-los a driblar as dificuldades da correnteza.
 
Apesar de terem apenas uma semana de treino, Girotto acredita no potencial dos dois e diz que eles estão preparados para brigar pelo titulo. ?Certeza que ficam pelo menos entre os três primeiros?, aposta.
 
Impressionado com a força dos atletas, lembra que já treinou muitos canoístas, mas paracanoístas foi primeira vez. ?Para mim também foi um aprendizado muito grande devido às dificuldades de locomoção dos atletas. Acho que estou aprendendo mais com eles, do que eles comigo?, finaliza.
 
Fernando Rufino e o seu treinador, Rafael Girotto
Fernando Rufino e o seu treinador, Rafael Girotto / Rhobson T. Lima
Fernando Rufino e o seu treinador, Rafael GirottoFernando Rufino e o seu treinador, Rafael GirottoFernando sofreu um acidente e perdeu o movimento inferior das pernasFernando também é atleta de fisiculturismoFernando Rufino e Éder Túlio, parceiros nos treinosHoje Fernando é vice-campeão brasileiro de paracanoagemHoje Fernando é vice-campeão brasileiro de paracanoagem

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Após ser 'pego no flagra', homem agride namorada em Anastácio

2
Nota de Falecimento

Amigo de todos, Manoel Alves da Cunha foi vítima de infarto na Capital

3
Policial

Homem que matou ex na frente das filhas é encontrado morto

4
Aquidauana

Homem joga veículo contra policial militar após ser abordado na Teodoro Rondon

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,18m
Miranda
7,00m
Paraguai
2,96m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: CHEGADAS & PARTIDAS (OU PERDIDOS...

Robinson L Araujo

DIFICULDADES SE LEVANTAM PARA SEREM VENCIDAS

Pedro Puttini Mendes

Agenda Ambiental de 2017 e o que espera o agronegócio ...

Ver Mais Colunas
498110546