A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
12 de novembro de 2019
Anuncie Aqui
9194-->
SANGUE BOM

Professor Carlão obtém 9º melhor tempo em jogos mundiais para transplantados

Em menos de três anos, atleta já participou de importantes campeonatos internacionais

26 AGO 2019 - 10h45min
ALINE OLIVEIRA

O biólogo, Carlos Alberto Rezende, é exemplo de perseverança e superação para muitas pessoas que aguardam por um transplante de medula ou de órgãos. Diagnosticado com Aplasia Medular Severa recebeu o transplante em 2016 e desde então é um dos “embaixadores” da causa, esclarecendo a população e estimulando as pessoas a se tornarem doadoras.

Com 55 anos, o professor Carlão, como é carinhosamente chamado, participou no mês de agosto, da 22ª edição dos Jogos Mundiais para Transplantados, que este ano foi realizado na cidade de New Castle (Inglaterra).

Atleta representa MS em New Castle (Inglaterra)

O atleta relata alguns detalhes do evento que reuniu 2.300 atletas transplantados vindos de 60 países. Apesar de lesionar a coxa no início da competição, Carlão obteve o 9º melhor tempo de categoria, referente a corrida de 100 metros.

“Foi uma experiência sensacional e estou feliz com o resultado, afinal mesmo machucado consegui concluir a prova. Ano passado conquistei um total de nove medalhas em competições para transplantados, sendo quatro nos Jogos Americanos em Salt Lake City (EUA) e cinco, na competição Latino-Americana”, detalha.

Mesmo lesionado, Carlão obteve o 9º melhor tempo na categoria 100 metros

SANGUE BOM

O diagnóstico de Carlão o levou a abraçar a causa de pacientes que necessitavam de transplante e por isso criou o Instituto Sangue Bom, com objetivo de realizar campanhas e esclarecer a sociedade sobre a importância da doação de sangue e órgãos. “Em três anos de ações realizadas conseguimos a adesão de 50 mil doadores de medula óssea. Nosso objetivo é compartilhar informações e quebrar preconceitos e mitos sobre a doação”, argumenta.

A determinação do atleta é motivada por um grande diferencial, ter conseguido um doador compatível para o diagnóstico de leucemia, visto que a possibilidade de encontrar era de 1 em 100 mil materiais coletados.

Durante competição em New Castle

No instituto, profissionais de diversas áreas colaboram como voluntários: médicos, dentistas, advogados, administradores, jornalistas, publicitários, estudantes, professores, aposentados, donas de casa, políticos e servidores públicos. As ações vão de apoio em palestras até visitas à pacientes, transmitindo amor e apoio aos pacientes que lutam pela vida.

O ingresso nas competições esportivas começou em 2017 e Carlão destaca a motivação e apoio de dois colegas de luta, Patrícia Fonseca (transplante de coração) e Rodrigo Machado (transplante de medula óssea). “Nossa equipe se chama “Time Brasil Atletas Transplantados” e estamos ligados à Associação Brasileira de Transplantados (ABTX), da qual sou diretor regional na região Centro-Oeste”, esclarece.

Na avaliação do atleta, duas pessoas que também foram inspiradoras no processo de restabelecimento são o presidente da ABTX, Edson Arakaki e o vice, Haroldo Costa, que criaram a entidade com objetivo de levar informação, promover eventos educativos, conhecer e apoiar outras associações de transplantados com objetivos comuns.

Incansável, Carlão participou em abril deste ano de uma corrida de 50 km, na qual comemorou seu restabelecimento e também, buscou mais uma oportunidade de despertar o olhar da sociedade para a necessidade de ser um doador. “Minha luta é pela vida, então seja um doador e contribua com a vida de outras pessoas”, finaliza.

SERVIÇO

Interessados em conhecer mais sobre o projeto podem acessar o site: www.institutosanguebom.com.br

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Polícia prende ladrões que aterrorizavam comerciantes do interior de MS

2
Casa do Trabalhador

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

3
Aquidauana

Por “perturbação do sossego”, três são encaminhados à Delegacia

4
Aquidauana

Embriagado, homem bate na mulher com cinta e acaba preso pela PM

Vídeos

Assaltante que aterroriza Aquidauana realiza furtos em cidades vizinhas

Durante combate a incêndio, bombeiros resgatam jaguatirica ferida 1

Família perde tudo em incêndio que atingiu quatro casas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max33

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max33

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,39m
Miranda
2,84m
Paraguai
1,05m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Pantanal...

Dr. Giuliano Máximo

Mais uma vez a prisão em 2º grau

Flavia Rohdt

Aldravia #12

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Joinha Restaurante e Pizzaria

Rua Antonio João, 443 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5754
Escolas Municipais

Escola CEI Pólo Andréia P. de Oliveira

Rua Felipe Orro, Pavilhão 3, Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Escolas Particulares

Escola Irene Cicalise

Rua Cândido Mariano, 374 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3390
Ver Mais
508110627