A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8498
Esportes

Recebidos com festa, campeões já pensam como ir à Pequim

19 SET 2007 - 17h05min
uol

Os campeões mundiais Luciano Corrêa e Tiago Camilo foram recebidos com festa em Belo Horizonte e Porto Alegre, respectivamente. Depois de comemorar, porém, os dois já começam a traçar planos para chegar aos Jogos Olímpicos de Pequim.


Apesar de serem os melhores do mundo entre meio-pesados (100 kg) e meio-médios (81 kg), eles ainda não têm a vaga para as Olimpíadas por não terem cumprido as exigências da Confederação Brasileira de Judô.


Para ir diretamente aos Jogos, um judoca brasileiro precisaria ser campeão do Pan-Americano do Rio e ainda ser finalista do Mundial. Apenas o bicampeão mundial João Derly conseguiu o feito.


"Agora, é manter a preparação que eu fiz durante essa temporada, mas redobrar o cuidado durante as lutas. Eu sei que vou ser muito visado e a parte estratégica agora pode ser o diferencial. O Derly já mostrou isso no Mundial do Rio, lutando tanto com a cabeça, quanto com o coração e ele é um exemplo de como fazer isso", disse o judoca, por telefone, à reportagem do UOL Esporte.


Luciano chegou apenas nesta quarta-feira em Belo Horizonte, onde desfilou em carro de bombeiros pela capital mineira ao lado de Érika Miranda, quinta no Mundial entre as meio-leves. Érika já está nas Olimpíadas por ter cumprido as exigências para o time femino: pódio no Pan e uma vaga entre os cinco primeiros no Mundial.


"Já ter a vaga agora para Pequim dá mais tempo para me preparar forte. Tenho outras competições até lá, mas o foco principal está nas Olimpíadas", diz a mineira, que como Luciano é atleta do Minas Tênis Clube.


Em Porto Alegre, a festa aconteceu na noite de terça-feira. João Derly e Tiago Camilo também desfilariam em carro aberto, mas os planos foram abortados pela chuva na capital gaúcha. Com isso, a festa acabou acontecendo na sede do clube da dupla, a Sogipa, com direito a placas comemorativas e um churrasco.


Camilo, campeão pan-americano e mundial, ainda não está garantido nos Jogos por um detalhe: ele disputou o Pan em uma categoria (médios, até 90 kg) e o Mundial em outra (meio-médios, até 81 kg). O beneficiado pela subida de peso no Rio 2007 foi Flávio Canto, que se contundiu e não conquistou medalha. Para Pequim, os papéis podem se alterar.


"A gente não pode perder a credibilidade sobre o processo, mas todas as situações serão analisadas, inclusive essa. No Pan não subimos o Tiago? Então vejo que pode ser uma possibilidade (usar Canto nos 90 kg). Mas tem que ser estudada com calma", falou Ney Wilson, diretor técnico da CBJ, à Folha de S.Paulo.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vítima de câncer, professora Vânia faleceu na madrugada desta segunda-feira

2
Policial

Mãe morre há 22 dias e filha esconde corpo no próprio quintal debaixo de várias caixas

3
Policial

Tragédia nas estradas: Dupla Sertaneja e irmãos morrem em acidente de veículo em rodovia

4
Policial

Casal de moto morre em acidente na BR-267

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,77m
Miranda
6,38m
Aquidauana
2,59m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Robinson L Araujo

INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO VIVIDA, ELE NOS ABRAÇOU!

Chico Castro

E AGORA JOSÉ?

Ver Mais Colunas
498110650
SERIEMA1260