A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
25 de maio de 2019
Anuncie Aqui
9080
Eventos

Campo Grande sedia 1º Encontro Internacional de Educação a Distância

20 AGO 2007 - 11h15min
assessoria de comunicação

Nesta semana, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) com o apoio do pólo da Associação Brasileira de Educação a Distancia (ABED) em Campo Grande, realiza o 1º Encontro Internacional de Educação a Distância da UNIDERP Interativa.


Professores, tutores, professores das salas de tecnologia das redes estadual e municipal de ensino e profissionais envolvidos em projetos ou programas desenvolvidos na modalidade a distância estão convidados a participar e debater esta prática que passa por forte crescimento e adaptações.


Contando com dois grandes nomes da Educação, o encontro começa na quinta-feira, 23 de agosto, com discussão sobre O papel dos professores envolvidos em Educação a Distância frente ao Tratado de Bolonha, que visa à uniformização do ensino universitário e politécnico dos países pertencentes à União Européia. A palestra será ministrada pelo professor da Universidade de Barcelona, Dr. Jordi Quintana


Em seguida, será realizada a mesa-redonda com o tema UNIDERP Interativa: sua metodologia e seus atores , que terá como participantes Ana Paula Bojikian (parceira do pólo Centro de Ensino Interação), Jorge Oliveira Rocha (professor interativo), Caroline Pauletto (professora local do pólo Escola Padrão), Amanda Amorim Rupp (acadêmica do curso de Ciências Contábeis) e Terezinha Braz, coordenadora pedagógica da UNIDERP Interativa. O objetivo é proporcionar ao público o maior conhecimento sobre o funcionamento e a prática técnico-pedagógica da Instituição.


Ainda no primeiro dia do evento, o gestor de políticas públicas e governamentais do Ministério da Educação (MEC) professor Dr. Rubens Martins apresentará para debate o tema EAD: Legislação e Normas. Martins possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, mestrado em Sociologia pela (USP) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Antes será realizada mesa-redonda sobre os projetos Navega Pantanal e Girassol. O primeiro será apresentado pela presidente da Fundação Manoel de Barros professora Maria Valéria Calijuri Toniazzo e o segundo pelos coordenadores Alexandre Resek e Eduardo Machado.


Nos intervalos, acontece o momento cultural sob a coordenação da diretora-executiva e professora da Cia de Artes UNIDERP Maria Helena Pettengill.


Na sexta-feira, 24 de agosto, acontece a oficina WebQuest , ministrada pelo professor Jordi Quintana, na qual os participantes do encontro trabalharão a metodologia da pesquisa na Internet. A oficina será realizada ao vivo em um dos estúdios da UNIDERP Interativa com transmissão simultânea para laboratórios de informática. A oficina conta com monitores especiais nos laboratórios para sanar as dúvidas e promover a interação entre a turma e o palestrante. WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, na qual todos ou quase todos os recursos utilizados são provenientes da Web. Foi proposta pelo professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995, como uma metodologia para usar a Internet de forma criativa. Em geral, uma WebQuest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos. O investimento para a participação na oficina é de R$ 25,00.


O encerramento será feito pelo reitor da UNIDERP professor Pedro Chaves dos Santos Filhos, pelo diretor-geral da UNIDERP Interativa professor Ednilson Guiotti e pelo coordenador-geral da Interativa professor Wilson Businaro.


As inscrições para palestras e mesas-redondas são gratuitas e podem ser no endereço www.interativa.uniderp.br

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem vinha estuprando sobrinha de 9 anos há quase seis meses

2
Policial

Bombeiros socorrem mulheres vítimas de queda de moto

3
Aquidauana

Delegacia da Mulher prende homem que agrediu e perseguia ex-mulher em Aquidauana

4
Anastácio

PRF prende em Anastácio traficantes que ganhariam R$ 10 mil por carga de maconha

Vídeos

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min9 max24

Aquidauana

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
min9 max24

Anastácio

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
4,60m
Paraguai
5,78m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Raquel Anderson

Dona Pérola!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: A EDUCAÇÃO BÁSICA – QUEM SE...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Particulares

Genius Escola de Formação Profissional

Rua Estevão Alves Corrêa, 2011 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4118
Advocacia

Gustavo Pellicioni

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 415 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4900 / 324
Empréstimos

Empéstimo Banco Matone

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3852 / 990
Ver Mais
508110691
Supermercado Siriema