X
Eventos

Comissão organizadora do Wildfire 2019 se reúne para alinhar ações

Evento acontecerá em Campo Grande – 28 de outubro a 1 de novembro.

Kelly Ventorim/Portal MS

Membros da Comissão Organizadora local da Conferência Internacional de Combate a Incêndios Florestais – WildFire 2019, o maior evento mundial do gênero, se reuniram na Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). O evento acontecerá em Campo Grande – 28 de outubro a 1 de novembro.

Conforme o Termo de Cooperação Técnica que encaminha os preparativos para a realização do WildFire 2019 em Campo Grande, em nível estadual, a organização está sob responsabilidade da Semagro, por meio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur-MS) e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul); da Superintendência Estadual do Ibama; e da Prefeitura de Campo Grande.

Participaram da reunião, os superintendentes da Semagro, Bruno Bastos e Rogério Beretta; o secretário Executivo da Câmara Setorial de Florestas, Francisco de Sollberger Pacca; e o servidor Marcus Vinícius Perez, do Prevfogo; o coordenador Nacional, Gabriel Zacharias; o coordenador Estadual do Prevfogo, Marcio Yule; e Aline Cavalcante, de Brasília.

A Conferência Internacional de Combate a Incêndios Florestais – Wildfire – visa a preservação e uso sustentável do meio ambiente mundial. Para tanto vai reunir as partes envolvidas na gestão de incêndios florestais e seus campos relacionados, como silvicultura, clima e meteorologia, ecossistemas, desastres e segurança e saúde humana. Os participantes partilharão conhecimentos e experiências sobre a metodologia de gestão de incêndios e debaterão estratégias para o reforço da cooperação internacional.

Wildfire em MS - A decisão de trazer para Campo Grande o Wildfire 2019 foi tomada em fevereiro de 2016, em reunião entre o secretário da Semagro, Jaime Verruck, e o então superintendente do Ibama, Márcio Ferreira Yule, e a coordenadora do Núcleo de Interagências, Lara Stei. Também participaram o diretor de Licenciamento, Ricardo Eboli e a diretora de Desenvolvimento, Thais Caramori, ambos do Imasul.

Representantes do Ibama haviam participado da Conferência realizada em Seul, em 2015, e conseguiram captar o evento para Mato Grosso do Sul na edição de 2019, mas faltava o envolvimento do Estado que foi acertado após a reunião com Verruck.

O Wildfire acontece de quatro em quatro anos; o primeiro foi em 1989, em Boston (USA), em 1997 em Vancouver (Canadá), em 2002 em Sidnei (Austrália), em 2007 na cidade de Sevilha (Espanha) e em 2011 em Sun City (África do Sul).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo