A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8498
Eventos

Concerto da Independência

24 SET 2007 - 08h55min
midia max news

A Fundação de Cultura realiza nesta terça e quarta-feira (dias 25 e 26), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo o I Concerto da Independência, com a participação das bandas do Comando Militar do Oeste, Base Área de Campo Grande, Policia Militar e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.


Na terça-feira (25), se apresentarão as bandas do Comando Militar do Oeste e do Corpo de Bombeiros e na quarta-feira (26) as bandas da Base Aérea de Campo Grande e da Policia Militar. A entrada é gratuita. "O objetivo do evento é, neste mês em que se comemora a independência do Brasil, celebrar o civismo e o patriotismo através da música instrumental de qualidade de nossas bandas militares", comentou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.


A Banda de Música do Comando Militar do Oeste (CMO) começou suas atividades em 1983, tendo como primeiro maestro o então 3º sargento Dourival Tadeu da Conceição Canhete, hoje subtenente Dourival. Inicialmente composta por 30 músicos, a banda iniciou seus trabalhos com uma fanfarra de clarins e percussão. Ao longo dos anos, o efetivo da banda foi aumentando até chegar aos atuais 70 músicos que a compõe.


Tem como objetivo apoiar as Unidades Militares da guarnição de Campo Grande em formaturas, instruir os soldados no aprendizado de hinos e canções militares contribuindo para a sua formação cívico-cultural, realizar atividades cívicas em estabelecimentos de ensino e apresentar retretas e concertos sinfônicos em locais públicos estreitando, assim, os laços entre o Exército e a comunidade.


A Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, iniciou suas atividades em abril de 2001, com um grupo de bombeiros músicos que realizaram estágio na Banda de Música da Base Aérea de Campo Grande, ficando esses bombeiros naquela instituição recebendo conhecimentos de teoria musical, prática instrumental e aprimoramento técnico na área. Com a formação dos músicos, a banda realizou a sua primeira apresentação oficial em julho de 2001, quando da comemoração do Dia Nacional dos Bombeiros, tendo como Regente na época o 3º sgt BM Reinaldo Antonio Almeida da Silva, hoje 2º ten QOEBM músico.


Atualmente o efetivo da banda de música do Corpo de Bombeiros é de 26 músicos, que têm por finalidade representar a Corporação e motivar a vibração da Tropa por ocasião de desfiles cívicos militares em datas magnas do nosso Estado e da nação brasileira, realizar formaturas e proporcionar momentos de descontração e lazer para os bombeiros e seus familiares em todo o nosso Estado.


Já a Banda da Base Aérea, criada em outubro de 1971, conta hoje com um efetivo de 40 instrumentistas, além do regente e do regente auxiliar. "A Banda de Música da Base Aérea é um órgão de relações-públicas da força aérea brasileira, que além de executar o cerimonial, tanto civil quanto militar, faz a integração entre a força aérea e a sociedade", comentou o Capitão Joel Marques da Silva, regente da banda e comandante do batalhão de infantaria da aeronáutica.


As apresentações da banda têm sido principalmente para eventos internos da base aérea e dos três esquadrões aéreos, solenidades do governo federal e formaturas de término de curso das faculdades, federais e particulares, além de eventos cívicos tanto municipais, estaduais e nacionais. Por fim, a Banda da Policia Militar foi criada por Decreto Governamental do então Governador do Estado de Mato Grosso, Dr. Fernando Corrêa da Costa, em 01 de agosto de 1962, a Banda de Música da Polícia Militar, originou-se de um pequeno número de oito músicos oriundos do 1º Batalhão, sediado em Cuiabá - MT.


Ao 1º sargento PM Luiz Bertodo Chastel, 1º regente coube a tarefa de recrutar novos músicos e conduzir os destinos da nova corporação, levando-a a sua primeira apresentação em público em agosto de 1962. A Banda de Música da PM conta com um efetivo de 44 policiais militares, sendo atualmente regida pelo Capitão Cornélio Costa Arantes.


Ao longo dos seus 45 anos de existência, a Banda de Música da Polícia Militar tem dado o toque solene aos eventos do cerimonial do Governo do Estado, abrilhantando também atos cívicos, culturais e esportivos, levando através de suas apresentações, cultura, lazer e entretenimento à população sul-mato-grossense. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo na rua 26 de agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h ás 22h e domingo das 13h às 18h.

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Dono de tradicional sapataria de Aquidauana falece neste sábado

2
Aquidauana

Rapaz de 25 anos acelera Uno em cruzamento com sinal fechado e colide em moto

3
Policial

PMA apreende armas e cabeça de jacaré com caçador ilegal

4
Geral

Governo convoca nova turma de aprovados em concurso para curso de formação da Agepen

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,96m
Miranda
5,66m
Aquidauana
2,93m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Robinson L Araujo

A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO REDE DE PROTEÇÃO

Chico Castro

E AGORA JOSÉ?

Ver Mais Colunas
498110591