A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
27 de maio de 2019
Anuncie Aqui
9080
Eventos

Congresso nacional das justiças militares será em Campo Grande

24 SET 2007 - 09h42min
acessoria de imprensa

Alexandre de Moraes. Este é o nome do primeiro palestrante do IX Congresso Nacional das Justiças Militares, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em Campo Grande, no teatro Glauce Rocha. Organizado pela Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (Amajme), o evento será o maior já realizado em Mato Grosso do Sul, com o tema justiça militar.


Na abertura, haverá uma solenidade de entrega do Colar do Mérito Judiciário das Justiças Militares Estaduais, a mais alta homenagem outorgada a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou a justiça militar.


Receberão a comenda o Des. Milton Malulei (in memorian), o senador Ramez Tebet (in memorian), a Desa Nelma Sarney Costa, do TJMA, Rodrigo Collaço, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Des. Luis Felipe Salomão, do TJRJ e diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, Maria Éster Henrique Tavares, procuradora-geral do Ministério Público Militar, Adriana Lourandi, subprocuradora-geral do Ministério Público Militar, e Célio Lobão, juiz corregedor da Justiça Militar Federal.


A Desa Marilza Lúcia Fortes, presidente da AMAJME e membro do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, explicou que o evento é direcionado a magistrados, estudantes universitários, militares em geral, e aos que atuam no meio jurídico e tem relação com a legislação penal militar.


"A justiça militar hoje está aplicada em seu papel, pois tem competência mista (civil e penal), porém sua atuação não é muito conhecida. Pretendemos mostrar suas competências. Além disso, teremos palestrantes de renome, que abordarão temas atuais. Não tenho dúvidas, o congresso será memorável", disse ela.


Temas - Serão três dias de discussão sobre justiça militar. No primeiro dia, Alexandre de Moraes abordará a Constituição e a Justiça Militar. No dia 5, o primeiro tema será A Execução de Sentença na Justiça Militar, com o juiz da Justiça Militar da SP, Luis Alberto Moro Cavalcanti. O segundo assunto, A Execução da Sentença na Justiça Militar, será abordado pelo promotor da Justiça Militar da União, Jorge César Assis.


À tarde, A competência Criminal na Primeira Instância da Justiça Militar em face da Emenda Constitucional nº 45/04 será tema da palestra de Fernando Galvão, juiz da Justiça Militar de Minas Gerais e, para terminar o dia, o capitão da PMMS Ednilson Paulino Queiroz, doutorando em Ecologia e Conservação, fala sobre A atuação da PM na preservação e conservação do Pantanal Sul-mato-grossense.


Para encerar o congresso, a procuradora-geral do Ministério Público Militar da União, Maria Éster Henriques Tavares, fala sobre a Justiça Militar Federal, e o ministro José Coelho Ferreira, vice-presidente do Superior Tribunal Militar, transcorrerá sobre A Justiça Militar.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vendedora chama atenção e conquista clientes pela simpatia e pelo carrinho rosa de pipocas

2
Nota de Falecimento

Falece professor aposentado do curso de geografia do Campus de Aquidauana

3
Bodoquena

Após anos sem internet, empresário de Bodoquena reestabelece sinal no Sumatra

4
Anastácio

Mesmo separados há 12 anos, homem ameaça incendiar casa e matar ex-mulher

Vídeos

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
4,60m
Paraguai
5,78m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Raquel Anderson

Dona Pérola!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: A EDUCAÇÃO BÁSICA – QUEM SE...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Transportes

BAIANINHA

Rua Estevão Alves Corrêa, 3116 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4445 / 995
Telefones Úteis

IDATERRA

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3262
Lojas de Souvenirs

CASA DO ARTESÃO

Praça dos Estudantes, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96012585 (Louri
Ver Mais
508110787