A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
26 de março de 2019
Anuncie Aqui
8820
Eventos

Congresso nacional das justiças militares será em Campo Grande

24 SET 2007 - 09h42min
acessoria de imprensa

Alexandre de Moraes. Este é o nome do primeiro palestrante do IX Congresso Nacional das Justiças Militares, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em Campo Grande, no teatro Glauce Rocha. Organizado pela Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (Amajme), o evento será o maior já realizado em Mato Grosso do Sul, com o tema justiça militar.


Na abertura, haverá uma solenidade de entrega do Colar do Mérito Judiciário das Justiças Militares Estaduais, a mais alta homenagem outorgada a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou a justiça militar.


Receberão a comenda o Des. Milton Malulei (in memorian), o senador Ramez Tebet (in memorian), a Desa Nelma Sarney Costa, do TJMA, Rodrigo Collaço, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Des. Luis Felipe Salomão, do TJRJ e diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, Maria Éster Henrique Tavares, procuradora-geral do Ministério Público Militar, Adriana Lourandi, subprocuradora-geral do Ministério Público Militar, e Célio Lobão, juiz corregedor da Justiça Militar Federal.


A Desa Marilza Lúcia Fortes, presidente da AMAJME e membro do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, explicou que o evento é direcionado a magistrados, estudantes universitários, militares em geral, e aos que atuam no meio jurídico e tem relação com a legislação penal militar.


"A justiça militar hoje está aplicada em seu papel, pois tem competência mista (civil e penal), porém sua atuação não é muito conhecida. Pretendemos mostrar suas competências. Além disso, teremos palestrantes de renome, que abordarão temas atuais. Não tenho dúvidas, o congresso será memorável", disse ela.


Temas - Serão três dias de discussão sobre justiça militar. No primeiro dia, Alexandre de Moraes abordará a Constituição e a Justiça Militar. No dia 5, o primeiro tema será A Execução de Sentença na Justiça Militar, com o juiz da Justiça Militar da SP, Luis Alberto Moro Cavalcanti. O segundo assunto, A Execução da Sentença na Justiça Militar, será abordado pelo promotor da Justiça Militar da União, Jorge César Assis.


À tarde, A competência Criminal na Primeira Instância da Justiça Militar em face da Emenda Constitucional nº 45/04 será tema da palestra de Fernando Galvão, juiz da Justiça Militar de Minas Gerais e, para terminar o dia, o capitão da PMMS Ednilson Paulino Queiroz, doutorando em Ecologia e Conservação, fala sobre A atuação da PM na preservação e conservação do Pantanal Sul-mato-grossense.


Para encerar o congresso, a procuradora-geral do Ministério Público Militar da União, Maria Éster Henriques Tavares, fala sobre a Justiça Militar Federal, e o ministro José Coelho Ferreira, vice-presidente do Superior Tribunal Militar, transcorrerá sobre A Justiça Militar.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Em luto, Uems em Aquidauana suspende atividades nesta segunda-feira

2
Aquidauana

Após acidente perto de Aquidauana, menina de 2 anos morre em hospital

3
Bodoquena

Operação entre PM e Policia Civil termina com 2 presos em Bodoquena

4
Policial

Um homem fica ferido e outro acaba preso após acidente em Anastácio

Vídeos

CCE Centro Cristão de Ensino leva conhecimento e valores a crianças e adolescentes para a vida toda

Em capotamento, airbag salva motorista da morte em Aquidauana

Incorporação dos Alunos do Núcleo de preparaçao de Oficiais da Reserva (NPOR)

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
6,14m
Miranda
5,90m
Aquidauana
5,90m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE (NÃO) ADMIRAR: O HORROR

Paulo Corrêa de Oliveira

MISTÉRIOS DA PONTE VELHA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Drogaria Pantanal

Bichara Salamene, 1645 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2743
Farmácias e Drogarias

Farmácia Popular

Rua 7 de setembro, 540 e 771 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3583/1057
Casas de Shows

GRESSA

Visconde de Taunay, 457 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4142/9201-
Ver Mais
508110711