A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9028-->
Eventos

Dança flamenca e cigana

28 SET 2007 - 10h03min
acessoria de imprensa

O Centro Cultural José Octávio Guizzo está com inscrições abertas para aulas de dança flamenca e dança cigana, direcionadas para adultos e adolescentes a partir de 13 anos, ministradas pela dançarina Vanesca Duarte. As aulas de dança flamenca são às terças e quintas-feiras das 20h às 21h e sábado das 8h30 às 10h30, e as de dança cigana são aos sábados das 18h às 20h. As aulas tiveram início em setembro, mas as turmas ainda comportam alunos sem comprometimento do aprendizado.
 
A oficina de dança flamenca pretende iniciar o aluno nas técnicas básicas de flamenco, como o sapateado, as castanholas e a montagem de coreografia com os principais ritmos. A dança flamenca nasceu no inicio do século XV, no sul da Espanha, através de ciganos recém chegados da Índia. Com o passar do tempo, o flamenco recebeu influências de outras culturas, como a árabe, a espanhola e a judaica. "Essa mesclagem cultural fez do flamenco uma dança forte e muito fascinante, com vários benefícios para quem a pratica, entre eles a correção de postura e o desenvolvimento da coordenação motora, da concentração e do raciocínio lógico", explica Vanesca Duarte.


Já a dança cigana é mais antiga que a flamenca, pois tem a idade do povo cigano, aproximadamente 4.000 anos. Ela é baseada na dança indiana sagrada, onde os quatro elementos da natureza são reverenciados: a água, a terra, o ar e o fogo. Os movimentos são suaves, harmoniosos e ao mesmo tempo vibrantes e alegres. Existem vários estilos de dança cigana, de acordo com cada tribo. Segundo Vanesca, na oficina o aluno aprenderá também um pouco sobre a música, a dança, a cultura e tradições do povo cigano.


Vanesca Duarte é bailarina, coreógrafa e professora de dança. Descendente de ciganos, começou a ministrar aulas em 1994 no Centro Cultural José Octávio Guizzo, vindo a criar a Cia de Dança Cigana Esmeralda. Formou-se em dança flamenca e dança espanhola pela Casa da Espanha no Rio de Janeiro, escola que é também preparatória para alguns atores globais, como Cristiane Torloni para a personagem de Maria Alonso na mini-série Amazônia. "Fiz vários cursos de especialização em outras escolas renomadas de São Paulo e atualmente me dedico à montagem do novo espetáculo da Cia Cigana Esmeralda, além da reabertura da oficina de dança para iniciantes", diz Vanesca.


Se o interessado optar por apenas uma das danças a mensalidade é de R$ 50, no caso de optar pelas duas o valor é de R$ 90. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 08h às 22h e domingo das 13 horas às 18 horas.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Por ciúmes, homem dá soco no rosto da esposa durante a festa Pantanetta

2
Miranda

Vídeo: Pescador salva onça que ficou presa em anzol de galho no rio Miranda

3
Anastácio

Acidente deixa motociclista em estado grave, com possibilidade de amputação do pé

4
Aquidauana

Jovem é espancado por 10 rapazes em baile na Aldeia Água Branca

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
1,75m
Paraguai
2,05m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR (2)

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Em Harmonia Com a Vida

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Exercito Brasileiro - 9º Batalhão de Engenharia e Combate - 9º BEComb

Rua Duque de Caxias, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1600
Advocacia

Dr. Jair dos Santos Pelicioni / Dr. Jonas Marinho Pelicioni

Rua Manoel Aureliano da Costa, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6226 / 812
Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Ver Mais
508110733