A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
27 de maio de 2019
Anuncie Aqui
9080
Eventos

Exposição de Artesanato da Região Norte será aberta na Capital

18 SET 2007 - 08h00min
midia max news

Na quarta-feira (dia 19), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugura a Exposição "Artesanato da Região Norte" na Casa do Artesão de Campo Grande, às 15 horas. Serão expostas obras de tradicionais e premiados grupos de Costa Rica, Coxim, Rio Verde e São Gabriel do Oeste, que compreendem artesanato em couro de peixe, em argila, cerâmica e tear. Do Núcleo de Artesanato de Coxim, vai expor a Associação Arpeixe, formada por mulheres pescadoras ou por esposas, filhas e irmãs de mestres pescadores.


Elas transformam a pele de peixe em acessórios femininos cheios de estilo, onde se notam traços da história e da cultura local. A Associação Arpeixe teve origem no Projeto Talentos do Brasil, parceria entre Ministério do Desenvolvimento Agrário, Sebrae e Petrobrás, e já ganhou o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, uma grande distinção nacional. De Costa Rica, participa o Projeto Rica Trama, que se vale do tear e do pontuado com algodão, que é uma das matérias-primas principais de Costa Rica, considerada a capital do algodão do Estado.


O Projeto Rica Trama foi implantado em 2004, desenvolvendo trabalhos de produção de fios de algodão que são tingidos com corantes à base de cascas, raízes, folhas e frutos de árvores nativas do cerrado. Esses fios são tramados no tear até a finalização das peças. A origem do Rica Trama é uma parceria do Sebrae com o município, que começou a aperfeiçoar um trabalho de mulheres do Bairro Vale do Amanhecer e arredores, que já se reuniam sob a coordenação de irmãs franciscanas para confeccionar trabalhos manuais.


Já o Núcleo de Artesanato de Rio Verde - Riverarte foi formado no início de 2003, depois da realização de um curso do Sebrae chamado Mercado Solidário. Inicialmente composto por quatro participantes, hoje o núcleo conta com oito artesãos, dedicados principalmente à cerâmica utilitária, com algumas peças decorativas. Eles já participaram de concursos com outros estados do Brasil, ganhando também o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.


De São Gabriel do Oeste, expõe o Núcleo de Artesanato em Argila, constituído prioritariamente pelos artesãos locais. Com apoio da Prefeitura Municipal, o núcleo quer criar oportunidade de venda, inserção social e geração de renda a partir de argila de ótima qualidade para se trabalhar artesanalmente, matéria-prima abundante no município.


O núcleo conta com uma artesã credenciada pelo Senai, um jovem artesão capacitado e uma artesã aprendiz, mas quer mobilizar novos artesãos locais de acordo com as necessidades de crescimento da produção local. A exposição vai até 17 de outubro.


Mais informações na Gerência de Artesanato da FCMS, no 3316-9333 ou na Casa do Artesão, localizada na Avenida Calógeras, 2050, Centro. Unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Casa do Artesão fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: 3383-2633 e 3316-9107.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vendedora chama atenção e conquista clientes pela simpatia e pelo carrinho rosa de pipocas

2
Nota de Falecimento

Falece professor aposentado do curso de geografia do Campus de Aquidauana

3
Bodoquena

Após anos sem internet, empresário de Bodoquena reestabelece sinal no Sumatra

4
Anastácio

Mesmo separados há 12 anos, homem ameaça incendiar casa e matar ex-mulher

Vídeos

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
4,60m
Paraguai
5,78m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Raquel Anderson

Dona Pérola!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: A EDUCAÇÃO BÁSICA – QUEM SE...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Associações e Sindicatos

Sindicato Rural de Aquidauana

Antonio Campelo, s/nº Bairro Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2826
Médicos

Ary Prieto F cruz - Clinico Geral

Hospital Funrural, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4123
Médicos

Sandra M. A. Zurutuza - Pediatra

Manoel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3783
Ver Mais
508110787