A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Eventos

Exposição traz arte popular pantaneira à Casa do Artesão

22 AGO 2007 - 07h59min
notícias ms

Hoje (22), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugura a exposição "Arte Popular Pantaneira", na Galeria Abílio Antunes da Casa do Artesão. A abertura será às 15 horas.


Serão principalmente peças em cerâmica com motivos de santos e da fauna e flora pantaneira, realizadas por quatro artistas, os irmãos Edílson Pinto Oliveira e Denílson Pinto Oliveira, Everaldo Paes Munhóis e Oscar Luiz Romero.


Nascido em 1974 em Corumbá, Denílson Oliveira começou o ofício de artesão com 13 anos de idade. Interessou-se pelo artesanato nas visitas freqüentes à Casa do Artesão de Corumbá, onde surgiu a curiosidade de descobrir como se desenvolvia os produtos em cerâmica. Incentivado por um funcionário da Casa, Denílson iniciou seu trabalho na Associação Massa Barro, criando pássaros e outros bichos do Pantanal e imagens de santos. Em época de carnaval, ele desenvolve também esculturas em isopor para as alegorias, com bichos e imagens diversas e de tamanhos variados. Seu artesanato é comercializado na Casa do Artesão de Campo Grande, cidade onde reside há sete anos. 


A história de Denílson influenciou seu irmão mais novo, Edílson Oliveira, nascido em 1978 também em Corumbá. Edílson Oliveira iniciou-se no artesanato com 14 anos, observando seu irmão já artesão. Encantado com a maneira com que Denílson trabalhava e moldava a argila, sempre o ajudava e queria aprender a técnica utilizada. Na Associação Massa Barro, aprendeu a aprimorar e desenvolver os trabalhos em cerâmica, criando peças que também retratam santos e bichos do Pantanal.


Everaldo Paes Munhóis é outro corumbaense que começou a desenvolver a cerâmica a partir de cursos na Associação Massa Barro. Tendo começado a trabalhar com artesanato aos nove anos, Everaldo já conta vinte e três anos de experiência, e hoje ensina o ofício a seu filho de nove anos. Ele trabalha sozinho, produzindo santos e bichos do Pantanal em cerâmica, cerca de 200 peças por mês.


Oscar Luiz Romero, por sua vez, nasceu em Ponta Porã em 1962. Começou a desenvolver modelagem em biscuit, mais tarde tendo sido convidado a desenvolver trabalhos com argila. Há três anos produz peças em cerâmica que retratam principalmente animais existentes no Pantanal.


A exposição vai até 17 de setembro. Mais informações na Casa do Artesão, localizada na Avenida Calógeras, 2050, Centro. Unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Casa do Artesão fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados das 8h às 12h. Os telefones são os 3383-2633 e o 3316-9107.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Suspeita de tráfico, mulher ofende PMs e agride investigadora em Aquidauana

2
Policial

Em operação contra o tráfico, polícia prende casal com drogas no Nova Aquidauana

3
Aquidauana

Quatro exames dão negativo para coronavírus e Aquidauana continua com seis casos ativos

4
Aquidauana

Sucesso na fronteira, Baddi chega à Aquidauana com as melhores pizzas e esfihas

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min17 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,37m
Miranda
2,09m
Paraguai
1,88m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aos...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"OS PRAZERES DE UMA VIDA NORMAL"

Rosildo Barcellos

História e tradição a céu aberto

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Nei Pires Borges - Ortopedista

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2062
Médicos

Aldemir Fernandes Filho - Clinico Geral

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2630
Auto Elétrica/Oficinas

Oficina Brasil

Pandia Calogeras, 841 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3574
Ver Mais
SABADÃO DA ENCONOMIA SERIEMA 1107