A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Eventos

Feira no Horto Florestal traz mundo das ervas para o cotidiano

11 SET 2007 - 07h17min
midia max news

Quem nunca tomou um chazinho para dor de estômago, de cabeça ou para ter uma boa noite de sono? Desde que o mundo é mundo o uso terapêutico das ervas tem aliviado dores e reanimado os ânimos. Elas estão na natureza, em abundância, e durante a V Feira do Bem-Estar estarão em destaque no estande do Recanto das Ervas, um viveiro de plantas criado há três anos em Campo Grande.


Segundo a proprietária do Recanto, a jornalista Márcia Chiad, a cada dia mais pessoas procuram conhecer e utilizar as ervas no dia-a-dia. "O chazinho da vovó está cada vez mais popularizado entre toda a família. Em muitas casas, reunir os entes queridos ou amigos para tomar um bom chá natural com biscoitos já se tornou rotina", explica.


Entre as utilizadas estão melissa, anador, carqueja, cavalinha e menta. O uso aromático e o 'toque especial' das ervas nas receitas também não é recente. O manjericão, por exemplo, já era utilizado na Índia por volta do ano 4000 mil a.C. É originário do sul da Ásia e Índia, e foi levado pelo conquistador Alexandre, o Grande, para a Grécia antiga.


Hoje, são mais de 360 variedades. Suas folhas são usadas em massas, molhos, legumes, vinagre de ervas e pizzas. Se a intenção for incrementar o feijão de cada dia, a segurelha, que veio dos Alpes e foi utilizada primeiramente pelos romanos, é uma boa pedida. A erva é muito aromática e tem sabor levemente picante. É utilizada principalmente para tempero de molhos e feijão, além de carnes, especialmente peixes e aves, e saladas.


Além do manjericão e da segurelha, quem visitar o estande do Recanto das Ervas na Feira do Bem-Estar encontrará mudas de alecrim, tomilho, sálvia, manjerona, orégano e cerefólio. Serão comercializadas cestas de ervas para presentear - de Temperos, de Boa Sorte e Digestiva - e produtos à base de ervas - sal e vinagre aromatizados, manteiga e pão com ervas. "Levaremos ainda à feira os brotos comestíveis de alfafa, trevo, rabanete e feijão moyashi, que ainda são pouco difundidos no Brasil, mas que são altamente nutritivos", explica Márcia. Eles são ricos em potássio, magnésio, cálcio, manganês, cobre, vitamina B e aminoácidos. Cursos - Durante a feira também estarão abertas as inscrições para cursos e oficinas de cultivo e utilização das ervas no dia-a-dia, inclusive para crianças.
 
Serviço - A V Feira do Bem-Estar é uma realização da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande e pode ser visitada nos dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 17h, no pátio do Horto Florestal e na Biblioteca Municipal. A entrada é gratuita. O evento contará com apresentações culturais e palestras.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Conselheira tutelar e filho são presos por tráfico de drogas em Anastácio

2
Aquidauana

Ex-vereador de Aquidauana é socorrido as pressas após cair de telhado

3
Aquidauana

Relojoeiro de Aquidauana mantém tradição e público fiel com ofício em extinção

4
Aquidauana

Jovem de 23 anos é preso com maconha perto de posto de saúde em Aquidauana

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Pantanal

Nhecolândia, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8312 / 998 www.fazendapantanal.com.br
Transportes

Viação CRUZEIRO DO SUL

Rua Nelson Felício dos Santos, 145 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2929
Associações e Sindicatos

Sindicato Rural de Aquidauana

Antonio Campelo, s/nº Bairro Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2826
Ver Mais
508110737