A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8824-->
Eventos

Feira no Horto Florestal traz mundo das ervas para o cotidiano

11 SET 2007 - 07h17min
midia max news

Quem nunca tomou um chazinho para dor de estômago, de cabeça ou para ter uma boa noite de sono? Desde que o mundo é mundo o uso terapêutico das ervas tem aliviado dores e reanimado os ânimos. Elas estão na natureza, em abundância, e durante a V Feira do Bem-Estar estarão em destaque no estande do Recanto das Ervas, um viveiro de plantas criado há três anos em Campo Grande.


Segundo a proprietária do Recanto, a jornalista Márcia Chiad, a cada dia mais pessoas procuram conhecer e utilizar as ervas no dia-a-dia. "O chazinho da vovó está cada vez mais popularizado entre toda a família. Em muitas casas, reunir os entes queridos ou amigos para tomar um bom chá natural com biscoitos já se tornou rotina", explica.


Entre as utilizadas estão melissa, anador, carqueja, cavalinha e menta. O uso aromático e o 'toque especial' das ervas nas receitas também não é recente. O manjericão, por exemplo, já era utilizado na Índia por volta do ano 4000 mil a.C. É originário do sul da Ásia e Índia, e foi levado pelo conquistador Alexandre, o Grande, para a Grécia antiga.


Hoje, são mais de 360 variedades. Suas folhas são usadas em massas, molhos, legumes, vinagre de ervas e pizzas. Se a intenção for incrementar o feijão de cada dia, a segurelha, que veio dos Alpes e foi utilizada primeiramente pelos romanos, é uma boa pedida. A erva é muito aromática e tem sabor levemente picante. É utilizada principalmente para tempero de molhos e feijão, além de carnes, especialmente peixes e aves, e saladas.


Além do manjericão e da segurelha, quem visitar o estande do Recanto das Ervas na Feira do Bem-Estar encontrará mudas de alecrim, tomilho, sálvia, manjerona, orégano e cerefólio. Serão comercializadas cestas de ervas para presentear - de Temperos, de Boa Sorte e Digestiva - e produtos à base de ervas - sal e vinagre aromatizados, manteiga e pão com ervas. "Levaremos ainda à feira os brotos comestíveis de alfafa, trevo, rabanete e feijão moyashi, que ainda são pouco difundidos no Brasil, mas que são altamente nutritivos", explica Márcia. Eles são ricos em potássio, magnésio, cálcio, manganês, cobre, vitamina B e aminoácidos. Cursos - Durante a feira também estarão abertas as inscrições para cursos e oficinas de cultivo e utilização das ervas no dia-a-dia, inclusive para crianças.
 
Serviço - A V Feira do Bem-Estar é uma realização da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande e pode ser visitada nos dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 17h, no pátio do Horto Florestal e na Biblioteca Municipal. A entrada é gratuita. O evento contará com apresentações culturais e palestras.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

PM prende 'entregadores de drogas' dos usuários do Morro do Paxixi

2
Policial

Acidente entre dois carros e carreta mata condutor de 25 anos na BR-163

3
Geral

Idoso morre no hospital após cair de telhado

4
Policial

Mineiro é flagrado carregando carne de porco silvestre e pescado ilegal em ônibus

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,75m
Miranda
2,74m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tenho...

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Policia Civil - 1º DP

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2020/3241-
Fotografias - LAB.

Vivid Estúdio Fotográfico

XV de Agosto, 339 alto - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-4444 http://www.vividfoto.com.br
Gráfica

Gráfica Pantaneira

Rua XV de Agosto, 339 alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3254 / 32 www.opantaneiro.com.br
Ver Mais
508110680