A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Eventos

Geraldo Espíndola é uma das atrações do 10° Festival América do Sul

28 ABR 2013 - 12h00min
redação / Aníbal Placêncio
Geraldo Espíndola é uma das atrações musicais no primeiro dia do 10° Festival América do Sul, que será realizado de 01º e 05 de maio, em Corumbá. Músico, compositor, arranjador, e instrumentista com mais de 40 anos de carreira, o pantaneiro é um importante autor da moderna MPB (Música Popular Brasileira). 
 
A poesia de Geraldo retrata o olhar universal do homem pantaneiro, transformando a sua obra em um verdadeiro manifesto pró-natureza. O modo ?geraldiano? de compor mudou o rumo da música feita nestes confins do Brasil e fundou uma linha na MPB que até hoje não foi analisada devidamente. Geraldo prefere criar e se esquiva de uma auto-análise.
 
Sua carreira profissional na música começou aos 15 anos, em 1967, quando cantava e tocava violão e guitarra numa banda de nome insólito: Bizarros, Fetos e Paraquedistas de Alfa Centauro, na qual tinha como companheiros Paulo Simões, James Dalpoggeto, Maurício Almeida, João Vaca-Louca e Mário Márcio. Foi também nessa época que Espíndola compôs sua primeira canção, ?A Flor do Meu Jardim?.
 
Geraldo Espíndola tinha, paralelamente, uma carreira solo desde o início da sua carreira musical, o que não o impediu de participar de outras bandas, como Lodo, Luz Azul e Tetê & O Lírio Selvagem. As duas últimas com vários de seus irmãos: Alzira Espíndola, Celito Espindola e Tetê Espíndola. Tetê & O Lírio Selvagem, um grupo que teve projeção em todo o País, foi o responsável pela notoriedade nacional de sua irmã Tetê Espíndola. Geraldo era um dos principais compositores do repertório da banda.
 
Em 1978, compôs metade das composições do LP ?Tetê e o Lírio Selvagem?, disco com o qual ganhou apenas fama, e, a partir dele, seus sucessos como "Cunhataiporã", "Vida Cigana" e "Rio de Luar" ganharam projeção nacional. Geraldo tem músicas gravadas por artistas de renome com Lecy Brandão, Almir Sater, Tetê, Raça Negra, entre outros intérpretes.
 
Sobre o Festival
 
O 10º Festival América do Sul conta com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, Banco do Brasil, Sebrae, Vale e Andorinha. É realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Corumbá e o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano.
 
No primeiro dia do avento, serão realizadas a abertura da feira do artesanato com mostra da Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Uruguai, Argentina, Mato Grosso do Sul, Distrito federal e Goiás, no pavilhão dos Países, na praça Generoso Ponce; a abertura da exposição ?Entripóvus? do artista plástico, Daltro, onde 11 telas em acrílico representam a dinâmica arquetípica dos povos latino-americanos de raízes ameríndia, africana e européia; a abertura das exposições ?Oratórios - A espiritualidade na América Latina? e ?América do Sul: Paisagens e Fragmentos?; além dos shows de Wilson de Oliveira e Geraldo Espíndola.
 
Para fechar o primeiro dia, às 22 horas, no palco das Américas, acontece o show de três grandes nomes do samba brasileiro: Neguinho da Beija-Flor, Noca da Portela e Adilson Bispo, que formam os Bambas do Samba.
 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Universitária é encontrada morta no portão da casa em Chapadão do Sul

2
Policial

Homem descumpre ordem judicial e mata ex-mulher na frente dos filhos

3
Aquidauana

Homem tenta matar a tiros o próprio padrasto no Distrito de Cipolândia

4
Aquidauana

Batida entre moto e bicicleta elétrica deixa um ferido em Aquidauana

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min19 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,19m
Miranda
4,10m
Aquidauana
3,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Automóveis

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Médicos

Cid Yukio Kuchida - Pediatria

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 1044 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1621
Supermercados

Supermercado Atlântico

Oscar de Barros 0 L 20 Qdr. 11, Santa Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2960 / 324
Ver Mais
508110830