A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8500
Eventos

Maior festa do folclore nacional começa dia 4

26 JUL 2007 - 14h26min
assessoria de comunicação

Congadas, companhias de reis, moçambiques, catireiros e até grupos indígenas estarão na maior festa do folclore nacional, que começa dia 4 de agosto em Olímpia, cidade localizada a 430 km de São Paulo, ao norte do Estado. Considerada a capital nacional do folclore, o município promove até dia 12/8 seu tradicional festival, que este ano está em sua 43ª edição e homenageia o estado de Minas Gerais.


Durante uma semana, 50 grupos folclóricos e cerca de 19 parafolclóricos entre os mais tradicionais do País se apresentarão e a expectativa é que cerca de 150 mil visitantes participem, segundo a Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro (AODFB) e o Instituto Brasileiro de Cultura Popular (IBCP), organizadores do evento.


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) participará do Festival no Pavilhão Turístico-Cultural, com uma mostra de artesanato na qual se destaca o grupo local que trabalha a técnica do trançado estrela, em palha de milho, que foi resgatada pelo Núcleo de Artesanato do Sebrae-SP, após ter sido extinta.


Para o gerente do Sebrae-SP em São José do Rio Preto, Arthur Achoa, o Festival é um evento que movimenta muito a região e, principalmente, os pequenos negócios. "Apesar de acontecer apenas uma vez por ano, o número de turistas que vem à região nessa época é muito grande e mexe muito com a vida dos pequenos negócios", disse. "Temos, por exemplo, uma praça de alimentação que fez parte do núcleo Sabor & Qualidade, capacitados pelo Sebrae-SP. O movimento deles nessa época é muito maior. O evento impacta a cidade como um todo e fortalece a região como destino turístico", finalizou o gerente.


Os trabalhos apresentados durante o Festival concorrerão a prêmios da Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro, a serem entregues na sexta-feira, dia 10h, a partir das 20h.


A abertura do 43º Festival do Folclore de Olímpia está marcada para sábado, dia 4, às 21h, na Praça de Atividades Folclóricas, construída especialmente para abrigar o Festival, e contará com a participação de aproximadamente 600 alunos da rede municipal de ensino.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Jovem sai para ir ao banco e desaparece em Aquidauana

2
Aquidauana

Família procura por adolescente de 14 anos sumida há 2 dias em Aquidauana

3
Aquidauana

Motociclista invade preferencial é atingido por caminhão e arrastado por 30 metros

4
Anastácio

Motociclista perde controle da direção, cai sozinho e morre na Estrada Monjolinho

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: ANTES QUE TERMINE O DIA...

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Ver Mais Colunas
498110574