A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Eventos

MARCO realiza palestra-show

10 SET 2007 - 16h06min
da redação

O Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO) realiza dia 12/9, quarta-feira, a palestra-show "Música: Arte e Educação", ministrada por Marcelo Fernandes, violonista e professor do curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A palestra-show é uma iniciativa do Projeto Paralelos, e será realizada no auditório do museu às 19 horas.


"O Projeto Paralelos do MARCO promove palestras e eventos que busquem fomentar debates e discussões com o intuito de ampliar mais o campo de atuação do museu, oferecendo à comunidade experiências reflexivas e práticas para o desenvolvimento da capacidade interpretativa e crítica por meio da arte e consolidando seu compromisso como uma instituição de fomento de novos e importantes debates da contemporaneidade", explicam as organizadoras do projeto e funcionárias do MARCO Carolina Araújo, Cristina de Moura e Jaqueline Felix.         


A palestra "Música: Arte e Educação" apresentará, na primeira parte, um apanhado sobre os elementos que compõem a linguagem musical ocidental, abordando questões como semanticidade musical, musica e comunicação e a teoria da regressão da audição, criada por Theodor Adorno. Na segunda parte, serão abordados aspectos da educação musical, com o objetivo de desmistificar a idéia do "Talento e do Dom", e de informar ao público interessado como se dá o estudo profissional da música. Por fim, haverá uma Masterclass (aula pública de interpretação musical), que o professor Marcelo Fernandes ministrará aos próprios acadêmicos do Curso de Música da UFMS, com o objetivo de demonstrar o trabalho cotidiano das disciplinas práticas em um curso superior de música.


Marcelo Fernandes é bacharel em Violão e mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo. Leciona violão e disciplinas ligadas ao desenvolvimento da linguagem musical no Curso de Música da UFMS, tendo mais de 10 anos de experiência na área. Realizou dezenas de concertos de violão clássico em países como França, Espanha, Suíça, Portugal, Chile e Colômbia, além de ser detentor de cinco primeiros prêmios em concursos nacionais e internacionais de interpretação musical.


Mais informações no MARCO, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul localizada na rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas, pelo telefone 3326- 7449 ou no site: www.marcovirtual.com.br

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Raio queima transformador da Sanesul e Aquidauana fica sem água até 20h deste domingo

2
Aquidauana

Motorista embriagado freia bruscamente após sinal da Polícia e quase causa acidente

3
Aquidauana

Homem ameaça esfaquear ex-companheira em bar do Nova Aquidauana

4
Aquidauana

Sanesul realiza troca de transformador e abastecimento será gradativo

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110810