A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Eventos

MARCO realiza Semana de Meio Ambiente

20 SET 2007 - 16h10min
assessoria de comunicação

A partir de segunda-feira, o Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO) realiza uma semana voltada para o meio ambiente, com mostras de vídeo, debates, apresentações de experiências em educação ambiental e programação voltada ao público infantil. Unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o MARCO realiza a Semana de Meio Ambiente e m sintonia com 1ª Primavera dos Museus, realizada pelo Ministério da Cultura através do Departamento de Museus e Centros Culturais, que tem como proposta trazer a temática ambiental para os museus por meio da realização de atividades que coloquem em foco temas de relevância e atualidade. A entrada é franca.


Na segunda e na terça-feira (24 e 25), haverá a Mostra de Vídeo e Debate: "Meio Ambiente: Outros Caminhos". Na abertura da semana, dia 24, o filme inglês "Futuro Roubado" (1999) será exibido às 19h30, seguido de debate com a Profª PhD Sonia Corina Hess, pós-doutora em química, e o Profº Paulo Robson de Souza, mestre em Agronomia/Microbiologia, ambos professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A polêmica produção da BBC de Londres traz uma denúncia aos malefícios causados nos seres vivos, em especial nos humanos, pelo uso de certas substâncias na agricultura, em medicamentos e em outros produtos básicos.


No dia 25/9, com início às 19h30, a Mostra de Vídeo traz três reportagens especiais produzidas pela TV Senado no ano de 2007 e o premiado documentário "Verde como o Cacau da Bahia" (18'/2003/ Brasil), um dos destaques da programação em vídeo. Vencedor do FICA/2003 na categoria Júri Popular, o curta passa uma mensagem de otimismo ao mostrar comunidades da região de Ilhéus que aprenderam a combinar técnicas de agricultura e produção com a conservação da Mata Atlântica. A diretora do curta-metragem e jornalista ambiental Déborah Andrade vem a Campo Grande para debater o vídeo com Yara Medeiros, jornalista dedicada aos estudos e projetos de educação ambiental, com mestrado em Geografia, e Ângela Maria Zanon, doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) e professora da UFMS.


No dia 26, a programação traz relatos de experiências em Educação Ambiental. O teatro como instrumento de ensino e a produção de material pedagógico de educação ambiental são os temas da noite, iniciando às 19h30.


A palestra " Educação Ambiental: Gotas de Saber - uma experiência em produção de material pedagógico" será ministrada pela Profª Icléia Albuquerque de Vargas, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento e atualmente professora na UFMS. Ela abordará a experiência oriunda do Projeto "Formação Continuada de Professores em Educação Ambiental", que resultou em um kit de material didático de Educação Ambiental que deverá servir como subsidio teórico-metodológico para a formação de professores das escolas públicas do Estado. Trata-se de um trabalho inédito, integralmente constituído por produções locais.            


Em seguida, a mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Lucilene Bigattão apresentará "O Teatro como instrumento". O relato trata da análise da prática do uso das queimadas em áreas de vegetação de cerrado e as conseqüências para o meio ambiente, que deu origem a uma proposta de ação de educação ambiental por meio do teatro de bonecos, encenada pelos integrantes da Patrulha Florestinha, projeto que funciona dentro do Parque Estadual Matas do Segredo - PEMS, localizado em Campo Grande (MS).


A programação também abrange o público infantil. No dia 27/9, o espetáculo teatral "Queimada é fogo" será apresentado às 15 horas, com entrada franca. Ele é montado com os Florestinhas, guardas mirins do Parque Estadual Mata do Segredo, em Campo Grande, com texto e direção de Lú Bigattão. No dia 30/9, o Projeto Fazendo Arte no Marco também abraça a proposta de estimular a conscientização e preservação do meio ambiente e realiza vivências plásticas com materiais reciclados, tendo como referência as obras do artista plástico Fernando Marson. As atividades vão das 15 às 17 horas e a taxa de inscrição é de R$ 1,00.


A Semana de Meio Ambiente do MARCO tem apoio da TV Senado, da TVE Regional e do Deputado Federal Antonio Cruz. A programação de Mato Grosso do Sul dentro do evento nacional pode ser consultada no www.museus.gov.br. Mais informaç ões no MARCO, localizado na rua Antônio Maria Coelho, número 6000, no Parque das Nações Indígenas. Mais informações pelo telefone 3326-7449 (das 12 às 18h) ou acessando www.marcovirtual.com.br.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Criança de 4 anos morre afogada em açude de chácara no Pulador em Anastácio

2
Anastácio

Menino que morreu afogado em açude é velado em Anastácio

3
Anastácio

Operador de máquina de 56 anos morre após acidente grave em Anastácio

4
Anastácio

Bombeiros resgatam pescador embriagado que caiu no rio Aquidauana em Anastácio

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Oxala...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110677
SERIEMA 1260