A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de novembro de 2018
Anuncie Aqui
8500
Eventos

MIS apresenta palestra -O coro como espaço de educação musical-

27 JUL 2007 - 10h03min
notícias ms

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio Museu da Imagem e do Som apresenta neste sábado (28), às 19 horas, a palestra "O coro: no 'canto' uma alternativa para a educação musical". O evento faz parte do Projeto Cultura em Situação, uma proposição do programa de ação educativa do MIS que pretende a formação do debate crítico em torno das manifestações culturais, oferecendo oportunidade para que  pesquisadores divulguem seus trabalhos para  os interessados em questões ligadas a cultura.


"O coral é muito mais do que cultura, é uma prática educativa", diz Manuel Câmara Rasslan, palestrante convidado, regente do Coral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Manuel Rasslan é pós-graduado em música brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e atualmente faz mestrado em Educação na UFMS. Segundo ele, o coral é um espaço para a aproximação das pessoas e da linguagem musical. "A música se insere não só como prática de fruição e apreciação entre os ouvintes e alunos, mas no homem, no tempo e no espaço", afirma o regente.


Em sua pesquisa, Rasslan revela que a educação musical tem como principal foco o ser humano, de forma a contribuir para o aprimoramento da consciência e para modificação do homem e da sociedade. Oportunidades de contato com um maior número de repertórios musicais diferentes, proporcionam nas pessoas, a percepção das muitas linguagens entre as sociedades. "Passamos a entender estas linguagens e interpretá-las melhor, a partir da análise do contexto social, na qual estão inseridas. Não é só um ato de ouvir, mas um ato de pensar e repensar enquanto significação social", explica. O regente diz ainda, que o estudo musical busca aguçar os sentidos da audição para a percepção de sons que geralmente passariam despercebidos no dia a dia.


Educar sobre os códigos e significados sociais da música dando ao individuo ferramentas básicas para a compreensão e utilização da linguagem musical através do coro, é a diretriz que conduzirá a palestra de Manuel Rasslan, que desenvolveu sua dissertação de mestrado a partir da análise do Coral da UFMS no período entre 1977 e 2005. A entrada é franca e a palestra aberta à comunidade.


Mais informações no Museu da Imagem e do Som de segunda a sexta das 12 às 18h e aos sábados das 14 às 18h, na Avenida Afonso Pena, 2702, telefone: 3325-1530. E-mail: mis.de.ms@gmail.com

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Família escapa ilesa de veículo incendiado entre Bodoquena e Bonito

2
Aquidauana

Homem é preso em flagrante com arma alegando ser perseguido por facção criminosa

3
Aquidauana

Marido dá surra de galho em mulher que o golpeia no braço com uma faca

4
Anastácio

Por causa de comida, homem dá socos em rosto da mulher no Bairro Cristo Rei

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: VALORIZE-SE!

Manoel Afonso

Otimismo & Patriotismo: o efeito Bolsonaro

Ver Mais Colunas
498110593