A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de janeiro de 2019
Anuncie Aqui
8486
Eventos

Pragas de Solo é tema de seminário em Dourados

25 SET 2007 - 10h22min
midia max news

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), através da Embrapa Agropecuária Oeste, promove de hoje, dia 25, até a quinta-feira, dia 27, a X Reunião Sul-Brasileira sobre Pragas de Solo, no auditório da empresa, em Dourados.


"A reunião constitui-se de um fórum de debates com o objetivo de trocar informações e aumentar o conhecimento sobre as pragas de solo, visando a busca de soluções para os problemas por elas causados à agricultura", afirma o pesquisador e entomologista da Embrapa, Crébio José Ávila, presidente da comissão organizadora da PragasSolo-Sul.


A programação técnica do seminário é composta por painéis, palestras, apresentação de trabalhos científicos na forma oral e de pôsteres e debates abordando temas como o diagnóstico da situação de pragas de solo na região Sul-Brasileira, a evolução das pesquisas bioecológicas no Brasil, a distribuição espacial e amostragem dessas pragas, as pragas de difícil de controle, dentre outros assuntos.


"Acredito que será uma grande oportunidade para se discutir as pragas de solo de difícil controle que ocorrem na região de Dourados, como é o caso do percevejo-castanho, caramujos e a lagarta-elasmo. Agora com a demanda de cana-de-açúcar para Mato Grosso do Sul, é preciso estar consciente das pragas de solo que afetam essa cultura", esclarece Crébio. O entomologista ainda explica que a programação da reunião para 2007 foi fundamentada nos problemas mais comuns que ocorrem no Cerrado Brasileiro.


Outro ponto forte da PragasSolo-Sul é a busca por uma maior interação e integração da pesquisa científica nesta área. Os centros da Embrapa em Passo Fundo-RS (Embrapa Trigo), Londrina-PR (Embrapa Soja) e Dourados-MS (Embrapa Agropecuária Oeste), há algum tempo já desenvolvem trabalhos em parceria com resultados publicados, "mas precisamos intensificar essas ações e trabalhar cada vez mais integrados, com um enfoque sistêmico e interinstitucional. Há carência na participação das universidades nesta linha de pesquisa", destaca o entomologista da Embrapa.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

“Não me mata, porque eu tenho filhos”, disse merendeira

2
Aquidauana

Capataz planejou furto de 14 cabeças de gado de fazenda em Aquidauana

3
Policial

Polícia Civil apresenta “Palhaço Sabiá” nesta quarta-feira

4
Aquidauana

Abandonado na estação há quase 50 anos, mecânico ainda não sabe o paradeiro dos pais

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Não...

Robinson L Araujo

NÃO DESISTA!

Raquel Anderson

"Num tempo da delicadeza!"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Mercearia e Bar da Praça

Manoel Antonio Paes de Barros, 760 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2757
Médicos

Aldemir Fernandes Filho - Clinico Geral

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2630
Transportes

Viação CRUZEIRO DO SUL

Rua Nelson Felício dos Santos, 145 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2929
Ver Mais
497810585