A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Eventos

Teatro de rua leva comédia a todos os públicos

20 AGO 2007 - 09h20min
notícias ms

Com três apresentações em diferentes locais, o grupo curitibano CiaSenhas de Teatro trouxe ao 4º Festival América do Sul o desafio de levar a arte teatral ao público na rua, sem palco ou cenário.  A produção "A Farsa de Mary Help", passou por uma escola e uma feira livre de Ladário, e terminou sua temporada de festival em grande estilo: no fim de tarde de domingo (19), mais de 200 espectadores, rodeavam os atores, rindo, interagindo e acompanhando atentamente a estória.


A montagem é uma recriação de "As Preciosas Ridículas", do dramaturgo francês Molliére, e foi feita especialmente para apresentações de rua. Em 40 minutos de espetáculo, três atores e três músicos encenam o dilema de Mary Help, que procura um pretendente rico e inteligente para casar.  O pai (o Velho) e o noivo (o Entregador) são os outros personagens. Louco para desencalhar a filha, o Velho não é tão exigente quanto ela e combina uma farsa com o pretendente pobre para enganar a desengonçada Mary.


Difícil dizer como cada um dos espectadores compreendeu particularmente a estória: a platéia na praça era formada por gente miúda que ainda está trocando os dentes de leite, e também por jovens e adultos de todas as faixas etárias. Estavam lá casais, famílias, outros artistas do festival. Para a diretora e autora do texto, Sueli Araújo, o desafio de chegar a todos os públicos é parte da emoção dessa arte. "A rua é o espaço coletivo, ta todo mundo ali, e a gente chega a todos os públicos". Não é difícil, segundo ela, quando o instrumento é o riso. "A comédia tem essa linguagem universal".


A companhia
A companhia curitibana CiaSenhas de Teatro trabalha desde 1999 e já montou oito espetáculos entre rua e palco. Além de Sueli a equipe conta com as atrizes Anne Celli (Mary Help), Greice Barros (o Velho) e Luiz Bertazzo (o Entregador), corumbaense que agora vive em Curitiba. "É emocionante poder mostrar o que eu tenho feito para as pessoas que são minhas referências aqui", ele contou.


Atuando como músicos na peça estão Ari Giordani, Patrícia Savani e Sueli Araújo. O grupo tem ainda a produtora Márcia Moraes.


Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, Márcia disse que estar "nessa cidade no Pantanal e durante um festival com representantes de tantas culturas é estar num lugar privilegiado".

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Raio queima transformador da Sanesul e Aquidauana fica sem água até 20h deste domingo

2
Aquidauana

Motorista embriagado freia bruscamente após sinal da Polícia e quase causa acidente

3
Aquidauana

Homem ameaça esfaquear ex-companheira em bar do Nova Aquidauana

4
Aquidauana

Sanesul realiza troca de transformador e abastecimento será gradativo

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Em...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110735