A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de Abril de 2017
Anuncie Aqui
8189

Agricultores aproveitam cursos disponibilizados pela Agraer durante 49ª Expoaqui

16 AGO 2016 - 17h01min
Governo do MS
Enquanto o público percorre o estande da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), na 49ª Expoaqui ? Exposição Agropecuária de Aquidauana, a procura de novidades, os agricultores familiares do município e região buscam o mesmo espaço atrás de técnicas e tecnologias que possam garantir melhoria na produção.

Atentos a isso, servidores da Agraer montaram uma programação com cursos para os cinco dias de eventos. No auditório do Sindicato Rural e nas duas extremidades do estande foram montadas estruturas para receber os agricultores interessados em agregar hábitos, conhecimentos e inovações no que tangue higiene na ordenha, manejo de pastagem ou cultivo orgânico de hortaliças.

As capacitações foram oferecidas nos dois turnos: matutino e vespertino. Com exposição de uma ordenhadeira e um resfriador, a médica veterinária Jennifer Collante abordou desde a necessidade de uma alimentação equilibrada como benefício imunológico do rebanho até os cuidados com vacinação como forma de combate de doenças.

?Evitar a vacinação no curral. Fazer essa prática em um local diferente é imprescindível para a qualidade da ordenha, uma vez que na vacinação se está lidando com um vírus atenuado ou inativado, mas ainda assim um vírus?, explanou a veterinária.

Do outro lado do estande, o zootecnista Nino Rodrigues ministrou a importância do manejo de pastagem para manutenção da saúde do rebanho. ?De nada adianta recuperar o pasto se depois não fizer a conservação adequada. Se o produtor sempre cuidar direito do pasto, ele pode ir ao cartório e registrar como herança para os netos. Do contrário, daqui dois anos tem que fazer tudo de novo, porque não terá nada?, enfatizou o palestrante.

Enquanto isso há poucos metros do estande, outros agricultores foram convidados a implantar um novo sistema de cultivo de legumes e verduras, a horta BIOS (Biológico, Orgânico e Sustentável). ?A horta Bios é um sistema evoluído da mandala. Nessa nova configuração tiramos as galinhas do meio da estrutura montada e colocamos atrás?, detalha.

Ao final da capacitação, foram expostas mudas de diferentes tipos de vegetais (tomates, alface, salsinha, etc).  Dicas de compostagem, irrigação e formação de canteiros foram pontos frisados no curso. Os participantes também tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre a horta BIOS, projeto de autoria e encabeçado pelo engenheiro agrônomo, da Agraer, Alfeu Ohlweiler,

?Como tem cursos nos dois períodos eu pude participar de mais de um curso. A horta BIOS eu não conhecia e o legal é que aprendi sobre repelentes ecológicos. Alguns feitos a partir da pimenta. Coisas simples que a gente pode colocar em prática?, avaliou a produtora Aura Célia Chaves, do assentamento Indaiá IV.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Vítimas de chacina são evangélicos; um pastor está entre os mortos

2
Policial

Van que transportava alunos de Dois Irmãos do Buriti é retida pela PRF

3
Policial

Jovem é preso na Nova Aquidauana por esconder cocaína e maconha em buraco no quintal da casa

4
Policial

Garota tenta beijar outra garota e caso vai parar na Polícia

Vídeos

Blitz educatica frente ao Exercito

Sucuri de três metros é capturada em Anastácio-MS

Blitz educativa Aquidauana-MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,78m
Miranda
2,99m
Paraguai
2,68m
Rio Cuiabá
3,76m
Rio Taquari
4,37m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Do abraço, do afago e do aconchego: as distâncias, apen...

Raquel Anderson

Pequeno profundo diário IV

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: FIM DOS TEMPOS?

Ver Mais Colunas
472810428