A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de Setembro de 2017
Anuncie Aqui
8504

Pacto da segurança será assinado pelo ministro da Justiça em Bonito

17 AGO 2016 - 10h00min
Da Redação
Mato Grosso do Sul recebe na próxima sexta-feira (19) a visita do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes, para assinar o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada. A formalização será realizada em Bonito, onde será realizado o Fórum de Governadores Brasil Central a partir de quinta-feira (18).
 
Além de Moraes, participam da assinatura o secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli e oito secretários estaduais da pasta, entre eles o sul-mato-grossense José Carlos Barbosa.
 
O pacto vai criar uma integrações de ações e planejamentos entre as forças de segurança dos estados participantes do Fórum, inclusive em operações de inteligência e análise criminal. Participam da ação estados do Centro-Oeste - Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal -, Tocantins, Roraima, Minas Gerais, Maranhão e Bahia.
 
Entre o interesses em comum destes estados, está a intensificação do combate ao roubo de cargas, assalto a bancos e tráfico de armas e de drogas, além da desarticulação de facções criminosas. Antes de ser apresentado aos chefes dos executivos, o acordo será debatido entre os secretários em reunião da Câmara de Segurança, na tarde de quinta.
 
"Por estarmos em região fronteiriça, assumimos com recursos próprios serviços de segurança pública que são de responsabilidade da União?, explica José Carlos Barbosa, ao falar sobre a posição geográfica de Mato Grosso do Sul e as condições criadas por isso.
 
Com 1,5 mil quilômetros de fronteiras, o Mato Grosso do Sul é o estado que mais apreende drogas, sendo que o tráfico é o motivo da condenação de 40% dos 15,6 mil presos no sistema carcerário, o que gera um custo anual de mais de R$ 126 milhões. Esta é a quarta reunião do Fórum de Governadores em 2016, realizada em Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Palmas (TO).

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Ponte Velha passa a fazer jus ao nome e vira desafio para quem passa a pé ou de moto

2
Anastácio

Van é flagrada trafegando a 152Km/h por radar da PRF em Anastácio

3
Geral

MS inaugura primeiro frigorífico legal de jacaré

4
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece uma vaga de emprego para hoje

Vídeos

Ponte Velha passa a fazer jus ao nome e vira desafio para quem passa a pé ou de moto

Acidente na BR 262 próximo ao trevo de Dois Irmãos do Buriti

Entrevista Comandante Tito Lívio - Aeroclube de Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,38m
Miranda
2,10m
Paraguai
3,39m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Reflexos da Reforma Trabalhista no Meio Rural

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

DEPOIS.....

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: E AGORA, ARNALDO?

Ver Mais Colunas
498110653