A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8498
Geral

Analistas financeiros prevêem corte menor de juros em 2008

24 SET 2007 - 09h13min
dothCom Consultoria Digital

Os analistas do mercado financeiro interpretaram que o Banco Central irá reduzir ainda mais a política de cortes de juros no próximo ano. Eles apostam que a taxa Selic terminará o ano em 10,25% ao ano, contra os 10% esperados anteriormente. A previsão faz parte do boletim Focus, divulgado semanalmente pelo BC, que também mostra uma elevação nas expectativas de inflação.
Para este ano, a aposta é que a autoridade monetária faça mais um corte na taxa Selic, para 11% ao ano, na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que será em outubro.


Na última reunião, o comitê reduziu a taxa Selic para 11,25% ao ano. A ata do encontro afirma que os diretores cogitaram não cortar os juros e que o aquecimento da atividade econômica implicava em risco para a trajetória da inflação. Embora as decisões de política monetária desses últimos meses do ano tenham impacto sobre a economia no ano que vem, os analistas mantiveram as projeções para este ano e ajustarem apenas as de 2008.


Sobre a inflação, o mercado realizou mais um ajuste para cima nas expectativas --sexta elevação consecutiva. A projeção para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) passou de 4,01% para 4,02%. Para o ano que vem, foi elevada para 4,10% --estava em 4%.


O centro da meta é de 4,5% do IPCA e é o BC que tem a responsabilidade de fazer com que ela seja cumprida. Para conter a inflação, a autoridade monetária pode, por exemplo, aumentar as taxas de juros ou cessar o processo de redução da Selic.


Já a expectativa para o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) foi elevada de 5,01% para 5,24%. Já a do IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado) passou de 4,85% para 4,96% neste ano. Para 2008, a previsão está em 4% e 4,18%, respectivamente.


A projeção para a expansão da economia brasileira continua no mesmo patamar. Os analistas do mercado esperam que o PIB (Produto Interno Bruto) tenha um crescimento de 4,70%. Para 2008, a expectativa foi elevada de 4,33% para 4,37%.


Em relação à produção industrial, a aposta de crescimento para este ano está em 4,97%, ante 4,94% previstos anteriormente. Em 2008, a estimativa é de aumento de 4,50%.


A projeção para o superávit da balança comercial, que é o saldo positivo entre exportações e importações, foi mantida em US$ 42 bilhões. Os analistas mantiveram ainda a projeção sobre a cotação do dólar, R$ 1,90 em dezembro.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Dono de farmácia flagra funcionário furtando remédios e dinheiro do caixa

2
Aquidauana

Postos de Aquidauana são alvos de operação conjunta entre Procon e Aems

3
Anastácio

Menor de 15 anos é flagrado pela Polícia pilotando moto, foge e é apreendido

4
Policial

PRF prende passageira de ônibus que passava mal e levava 800 mil dólares

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,40m
Miranda
4,16m
Aquidauana
3,06m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

É...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

A IMPORTÂNCIA DO SER PROFESSOR: O ATO E O FATO.

Robinson L Araujo

UMA HERANÇA ESTABELECIDA POR DEUS

Ver Mais Colunas
498110471