A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8498
Geral

Apicultores visitaram apiário da UEMS

28 AGO 2007 - 11h00min
da redação

A Câmara Setorial Consultiva da Apicultura de Mato Grosso do Sul realizou a sua primeira reunião itinerante em Aquidauana, no dia 17 de agosto de 2007, conforme planejado.


O evento aconteceu na Fazenda Anis, um ambiente extremamente agradável e inspirador, tendo como anfitriões Annelyse, proprietária do local, e os Professores Alfredo Raúl Abot (UEMS) e Vera Lucia de Oliveira Golze (CEPA), ambos responsáveis pelo setor de Apicultura da UEMS de Aquidauana.
 
A reunião teve inicio com a leitura da pauta, constando diversos assuntos que seriam posteriormente discutidos. Entre eles um manual de procedimentos que as Associações ou grupos organizados de Apicultores no estado poderão seguir, objetivando a profissionalização do setor apícola estadual e também dos apicultores, principal meta da Câmara Setorial para os próximos dois anos.


Outros assuntos também foram debatidos, como a realização da próxima reunião em Corumbá, em 21 de setembro, durante a Feira Agropecuária do Pantanal - FEAPAN, produção de mudas de interesse apícola; informações sobre fontes de recursos para as entidades apícolas do Estado; apoio do SEBRAE-MS para ações pontuais; Encontro Sul-mato-grossense de Apicultores, em novembro, entre outros assuntos de interesse dos participantes.


Ao final da reunião, Sérgio Malheiros, do Banco do Brasil, repassou informações sobre o Projeto Desenvolvimento Regional e Sustentável - DRS, que auxilia no desenvolvimento de várias atividades no Estado, inclusive da Apicultura, onde já existem projetos em andamento, como nos municípios de Mundo Novo, Chapadão do Sul e Coxim. Também foram discutidas Informações sobre a Fundação Banco do Brasil e possíveis apoios para a Apicultura estadual.


Após um excelente almoço de confraternização, inclusive experimentando uma saborosa salada de Capuchinha (flores comestíveis), tema de pesquisa do CEPA - Aquidauana, sob orientação dos Professores Tomaz Alves de Souza e Vera Lucia de Oliveira Golze, os participantes visitaram o apiário da UEMS para verificar os resultados da alimentação artificial nas colméias. Foi uma excelente oportunidade para demonstrar a campo as vantagens de um manejo eficiente.


Em resumo, a reunião foi um sucesso, demonstrando que o setor apícola sul-mato-grossense está comprometido em ser exemplo para o país na maneira de conduzir a apicultura de forma profissional e produtiva, traduzindo-se em modelo de desenvolvimento sustentável para o Estado e para o Brasil.


Participaram da reunião representantes do SENAR-AR/MS, SEBRAE-MS, UEMS, CEPA, AGRAER, Banco do Brasil, MDA, UFMS, UNIDERP, CONSAD Iguatemi, SFA-MAPA/MS, SEFAZ-MS, EMBRAPA Pantanal, IAGRO/MS, Banco do Brasil, Associação de Apicultores de Chapadão do Sul, Associação de Apicultores de Miranda, Associação Leste Pantaneira de Apicultores, além de Apicultores de Terenos, Jaraguari, Campo Grande e Cassilândia, totalizando 27 participantes.

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Dono de tradicional sapataria de Aquidauana falece neste sábado

2
Aquidauana

Rapaz de 25 anos acelera Uno em cruzamento com sinal fechado e colide em moto

3
Policial

Jovem de 20 anos é preso depois de empinar moto em Anastácio

4
Aquidauana

Ladrão invade casa e leva várias roupas, mesa, sabão em pó e botijão de gás

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,96m
Miranda
5,66m
Aquidauana
2,93m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Numa...

Robinson L Araujo

INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO VIVIDA, ELE NOS ABRAÇOU!

Chico Castro

E AGORA JOSÉ?

Ver Mais Colunas
498110572