A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
10 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Apicultores visitaram apiário da UEMS

28 AGO 2007 - 11h00min
da redação

A Câmara Setorial Consultiva da Apicultura de Mato Grosso do Sul realizou a sua primeira reunião itinerante em Aquidauana, no dia 17 de agosto de 2007, conforme planejado.


O evento aconteceu na Fazenda Anis, um ambiente extremamente agradável e inspirador, tendo como anfitriões Annelyse, proprietária do local, e os Professores Alfredo Raúl Abot (UEMS) e Vera Lucia de Oliveira Golze (CEPA), ambos responsáveis pelo setor de Apicultura da UEMS de Aquidauana.
 
A reunião teve inicio com a leitura da pauta, constando diversos assuntos que seriam posteriormente discutidos. Entre eles um manual de procedimentos que as Associações ou grupos organizados de Apicultores no estado poderão seguir, objetivando a profissionalização do setor apícola estadual e também dos apicultores, principal meta da Câmara Setorial para os próximos dois anos.


Outros assuntos também foram debatidos, como a realização da próxima reunião em Corumbá, em 21 de setembro, durante a Feira Agropecuária do Pantanal - FEAPAN, produção de mudas de interesse apícola; informações sobre fontes de recursos para as entidades apícolas do Estado; apoio do SEBRAE-MS para ações pontuais; Encontro Sul-mato-grossense de Apicultores, em novembro, entre outros assuntos de interesse dos participantes.


Ao final da reunião, Sérgio Malheiros, do Banco do Brasil, repassou informações sobre o Projeto Desenvolvimento Regional e Sustentável - DRS, que auxilia no desenvolvimento de várias atividades no Estado, inclusive da Apicultura, onde já existem projetos em andamento, como nos municípios de Mundo Novo, Chapadão do Sul e Coxim. Também foram discutidas Informações sobre a Fundação Banco do Brasil e possíveis apoios para a Apicultura estadual.


Após um excelente almoço de confraternização, inclusive experimentando uma saborosa salada de Capuchinha (flores comestíveis), tema de pesquisa do CEPA - Aquidauana, sob orientação dos Professores Tomaz Alves de Souza e Vera Lucia de Oliveira Golze, os participantes visitaram o apiário da UEMS para verificar os resultados da alimentação artificial nas colméias. Foi uma excelente oportunidade para demonstrar a campo as vantagens de um manejo eficiente.


Em resumo, a reunião foi um sucesso, demonstrando que o setor apícola sul-mato-grossense está comprometido em ser exemplo para o país na maneira de conduzir a apicultura de forma profissional e produtiva, traduzindo-se em modelo de desenvolvimento sustentável para o Estado e para o Brasil.


Participaram da reunião representantes do SENAR-AR/MS, SEBRAE-MS, UEMS, CEPA, AGRAER, Banco do Brasil, MDA, UFMS, UNIDERP, CONSAD Iguatemi, SFA-MAPA/MS, SEFAZ-MS, EMBRAPA Pantanal, IAGRO/MS, Banco do Brasil, Associação de Apicultores de Chapadão do Sul, Associação de Apicultores de Miranda, Associação Leste Pantaneira de Apicultores, além de Apicultores de Terenos, Jaraguari, Campo Grande e Cassilândia, totalizando 27 participantes.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Poucos dias após ganhar festa drive thru, Dona Edna falece em Aquidauana

2
Aquidauana

Aquidauana tem três novos casos de coronavírus nesta quinta-feira

3
Aquidauana

Sucesso na fronteira, Baddi chega à Aquidauana com as melhores pizzas e esfihas

4
Policial

Acidente entre carro e caminhão deixa três pessoas mortas em MS

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min13 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min13 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,37m
Miranda
2,09m
Paraguai
1,88m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"-VOCÊ SE DÓI"

Rosildo Barcellos

História e tradição a céu aberto

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 7

Rua Estevão Laves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3422
Médicos

Laudison P. Lara Spada - Clinico Geral e Ginecologista

Rua Manoel A. da Costa, 630 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3438
Pousadas

Fazenda Rio Negro

Rio Negro, - Aquidauana/MS (67) 326-0002 / 326- www.fazendarionegro.com.br
Ver Mais