A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Geral

Aquidauana completa 121 anos e continua encantando quem passa pela Cidade Natureza

Cidade foi a primeira a ter energia elétrica no antigo Mato Grosso

15 AGO 2013 - 06h27min
redação
Aquiadauana completa 121 anos nesta quinta-feira, 15 de agosto, e continua encantando quem passa por aqui. Conhecida como Cidade Natureza, devido à variedade de flora e fauna, Aquidauana possui muitas atrações e enche os olhos dos visitantes com seus cenários únicos. Situada na Serra de Maracaju, a cidade está somente 139 km de capital de Mato Grosso do Sul.

A posição estratégica fez com que a cidade recebesse os trilhos no século passado. A chegada da ferrovia acelerou o processo de desenvolvimento, fazendo com que Aquidauana fosse por alguns anos a cidade mais desenvolvida do sul do antigo Mato Grosso. 

A ferrovia fez ainda com que a cidade se tornasse mais aberta e receptiva, abrindo oportunidades e um grande mercado de trabalho para as pessoas que vinham de outras regiões e se estabeleciam aqui.

Aquidauana foi ainda o primeiro município do antigo Mato Grosso a possuir serviço de energia elétrica, inaugurado em maio de 1928. Além, do primeiro cinema com tela panorâmica.

Abençoada

Sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição, o município, que na época da fundação tinha cerca de quarenta pessoas, hoje beira os cinquenta mil habitantes, sendo o 7ª maior centro urbano do estado.

Conecta-se ainda com o município de Anastácio através da Ponte da Amizade que cruza o Rio Aquidauana. Juntas, as duas cidades somam mais de 70 mil habitantes.

Seu nome no idioma Guaicuru significa "Rio Estreito". A cidade tem grande importância para o Pantanal (disputa com Cáceres (Mato Grosso), pois é a partir dela que os turistas têm acesso terrestre a região. Por ser o início do pantanal.

Seus rios são considerados excelentes para pesca, estando entre os mais piscosos do país. A cidade tem diversos pontos para safáris fotográficos e passeios ecológicos.

História

Fundada em 15 de agosto de 1892, às margens do rio Moboteteu, atual rio Aquidauana, foi implantada por uma comitiva composta pelo major Teodoro Rondon e pelos coronéis João d'Almeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa e Manuel Antônio Paes de Barros, além de fazendeiros e moradores da vila de Miranda. Teodoro Rondon também foi o primeiro professor da primeira escola da cidade, criada em 1894. Foi elevado a distrito pela lei número 467, de 18 de dezembro de 1906e o município foi criado pela lei número 772, de 16 de julho de 1918 desmembrado de Miranda.

(Com informações do Wikipedia)

Veja também

Mais Lidas

1
Trânsito

Acidente entre carro e caminhão na MS-339 deixa duas vítimas fatais

2
Policial

Durante surto, homem tenta cometer assassinatos e provoca incêndio

3
Policial

PM fecha boca de fumo com pés de maconha, prende 2 e captura foragido

4
Aquidauana

Após desentendimento por carona, homem passa a perseguir mulher nas redes sociais

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,40m
Miranda
6,72m
Paraguai
1,60m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Cadastro Ambiental Rura: Prazo Curto!

Robinson L Araújo

POR QUE EXISTEM CASAMENTOS EM CRISE?

Rosildo Barcellos

O Arroubo Âmago do Cedro!

Ver Mais Colunas
498110691