A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de novembro de 2019
Anuncie Aqui
9194-->
Geral

Artesanato melhora a autoestima e prepara jovens das Uneis para retorno ao convívio social

8 MAI 2013 - 13h15min
Notícias MS
Visando despertar nos adolescentes que cumprem medidas socieducativas o gosto pelos trabalhos artesanais e prepará-los para retorno ao convívio social com o domínio de uma atividade que possa contribuir com a renda familiar, foi realizada nesta terça-feira (7) a décima quarta edição da Feira de Artesanato das Unidades Educacionais de Internação (Unei) da Capital. O projeto é uma ação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sas) e da Secretaria de Educação, por intermédio da Escola Pólo Professora Evanilda Nerres Cavassa.
 
A feira aconteceu durante toda a manhã, no saguão da Secretaria de Educação, no Parque dos Poderes, e reuniu trabalhos produzidos por adolescentes das Uneis masculinas Dom Bosco e Novo Caminho e da Unidade feminina Estrela do Amanhã. Entre os produtos expostos, muitas opções de presentes para o Dia das Mães, data comemorada no próximo domingo (12), sendo possível encontrar chinelos e toalhas bordadas, pinturas em gesso e vidro, decoupage em madeira, quadros em papel machê, bijouterias, imãs de geladeiras, caixas decoradas, entre outros.
 
Presente na abertura da mostra, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, parabenizou os adolescentes pela excelência dos trabalhos e os professores pela proficiência em transmitir a arte. ?A exposição demonstra que as unidades estão atingindo o objetivo, que é promover a socioeducação. As peças são bem acabadas, chamam a atenção pela beleza e riqueza de detalhes?, comentou Jacini.
 
Para o superintendente de Assistência Socioeducativa, coronel Hilton Villasanti, a ação realizada reforça os preceitos da socieducação, que se baseia na educação formal, na profissionalização e na relação familiar e comunitária.
 
?Estes trabalhos, produzidos por nossos jovens, reforçam, intensificam e demonstram claramente que a Secretaria de Justiça, por meio da Sas, juntamente com a nossa grande parceira, a Secretaria de Educação estão no caminho certo, para que possamos o mais breve possível devolver os adolescentes às suas famílias e à sua comunidade?, ressaltou o superintendente.
 
A diretora da Escola Escola Pólo Professora Evanilda Nerres Cavassa, Eliete Marques Barros, explica que escola trabalha dentro das unidades com a educação integral. ?Temos o horário da escolarização e o horário do projeto que acontece no contraturno, onde são ministradas aulas de artes que englobam técnicas diversas?, disse.
 
Segundo Eliete, além das atividades voltadas para o artesanato, os adolescentes também tem acesso a aulas de xadrez, música, violino.  Em Dourados são ministradas aulas de violão, teatro, rip rop.. ?Eles se sentem orgulhosos de ver os trabalhos que produzem sendo elogiados e adquiridos pelas pessoas. A sala de aula fica mais rica com essa motivação ao apreender, tanto a escolarização,  quanto o trabalho no projeto de artes?, concluiu a diretora.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Bebê que morreu em acidente foi expelido da barriga da mãe

2
Policial

Bebê cai em balde com lavagem para porcos e morre afogado

3
Policial

Motociclista morre após bater na traseira de caminhonete

4
Anastácio

Jovem tem moto furtada no quintal de casa em Anastácio

Vídeos

Assaltante que aterroriza Aquidauana realiza furtos em cidades vizinhas

Durante combate a incêndio, bombeiros resgatam jaguatirica ferida 1

Família perde tudo em incêndio que atingiu quatro casas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,39m
Miranda
2,84m
Paraguai
1,05m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Dr. Giuliano Máximo

Mais uma vez a prisão em 2º grau

Flavia Rohdt

Aldravia #12

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel e Restaurante do Gaúcho

João de Almeida Castro, 186 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6064
Associações e Sindicatos

Colônia dos Pescadores Artesanal de Aquidauana-MS Z07

.: Rua Cândido Mariano, 2178 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6652
Escolas Municipais

Escola Municipal Franklin Cassiano

, Distrito de Camisão - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
508110641