A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Geral

Assomasul e OAB têm até esta semana para convencer Governo do Estado a manter comarca de Anastácio

Moradores de Aquidauana se solidarizaram à ação e assinaram documento para não fechar Comarca

18 JUN 2013 - 06h13min
redação
O prazo de 30 dias dado pelo presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Joenildo de Souza Chaves para que a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) tentem uma saída junto ao Governo do Estado se encerra nesta semana.
 
E para mostrar a insatisfação e a insegurança da comunidade quanto a possibilidade de fechamento da Comarca, os moradores de Anastácio e Aquidauana foram para as ruas na última sexta-feira (14) protestar. Com faixas, pranchetas e panfletos nas mãos as pessoas mostraram que são totalmente contra o fechamento da Comarca, que até a primeira quinzena de junho já havia contabilizado cerca de 1,2 mil processos julgados.
 
Se o TJMS decidir pelo fechamento, todos os processos seriam julgados em Aquidauana o que sobrecarregaria o trabalho da Comarca vizinha. Em média, 212 novos processos são abertos por mês no Fórum de Anástácio, que além do juizado também funciona a Defensoria Pública, Ministério Público e há uma sala de atendimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
Os manifestantes fizeram pedágios nas pontes Roldão de Oliveira (Ponte Velha) e Ponte Coronel Antonio Trindade (Ponte Nova) para coleta de assinaturas ao abaixo-assinado contra a desativação da Comarca, que será entregue pelo prefeito e presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo, ao Governador, Andre Puccinelli, e ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul juntamente com uma petição pública.
 
A manifestação pacífica durou cerca de uma hora e milhares de assinaturas foram coletadas. Os moradores de Aquidauana se solidarizaram à ação e assinaram o documento, sabendo que se a Comarca de Anastácio for fechada, a de Aquidauana também será prejudicada, pois, a demanda de processos aumentará e, com isso, os juízes e servidores ficarão sobrecarregados e os processos levarão mais tempo para serem julgados.
 
Para participar
 
Quem ainda não assinou o abaixo-assinado há vários pontos de coletas de assinaturas, sendo as secretárias municipais, escolas e creches, comércios, postos de gasolina, postos de saúde (ESF's), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e, também, há uma equipe volante visitando as casas.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem assassina jovem em carvoaria de fazenda na Estrada do Taboco

2
Policial

Jovem é assassinado com três tiros após emboscada durante a madrugada

3
Policial

Homem agride mulher e a deixa nua no Jardim Independência

4
Aquidauana

Mulher busca ajuda para encontrar parentes de sua mãe, que não os vê há 53 anos

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

O “modelo de lei”, o ambientalismo municipal e a mu...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DE VOLTA AO MEIO DO MUNDO (E AO ...

Manoel Afonso

Falta honra, sobra esperteza.

Ver Mais Colunas
498110796