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Geral

Brasil Telecom lidera ranking de reclamações do Procon/MS

11 SET 2007 - 10h12min
midia max news

O Procon/MS disponibilizou nesta terça-feira na site do Ministério da Justiça o ranking das empresas com o maior número de reclamações registradas no Estado no período de 22 de maio a 10 de setembro deste ano e a Brasil Telecom é a campeã de queixas. A empresa de telefonia móvel e fixa tem 682 reclamações registradas junto ao órgão de defesa do consumidor, sendo 255 cartas de informações preliminares, 208 atendimentos preliminares, 144 aberturas diretas de reclamação e 75 simples consultas.


Segundo o Procon/MS, as dez maiores reclamações registradas contra a Brasil Telecom pelos consumidores são cobrança indevida ou abusiva, rescisão ou alteração unilateral de contrato, dúvidas sobre cobrança, valor, reajuste, contrato e orçamento, consulta sobre serviços, serviço não fornecido (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato), recusa injustificada em prestar serviço, desistência do serviço, baixa Renda, serviço não concluído ou fornecimento parcial e clonagem.


A segunda posição no ranking do Procon/MS é da Enersul com 599 reclamações, sendo que as dez maiores são cobrança indevida ou abusiva, dúvidas sobre cobrança, valor, reajuste, contrato e orçamento, baixa renda, consulta sobre serviços, serviço não fornecido, dano material ou pessoal decorrente do serviço, reajuste abusivo, não fornecimento de recibo e nota fiscal, rescisão de contrato ou alteração unilateral e recusa injustificada em prestar serviço. Logo depois aparecem a Vivo, com 239 queixas, a Águas Guariroba, com 204 reclamações, a Claro, com 82 registros, a TIM, com 75 queixas, e a GVT, com 46 reclamações.


Sindec


A iniciativa do Procon/MS só é possível devido à implementação do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) que se trata de um sistema informatizado que reúne em rede as bases de dados usadas pelos Procons de todo o País. Os registros vem sendo disponibilizados no site www.mj.gov.br/dpdc/sindec, enquanto o cadastro de reclamações fundamentadas traz as demandas em que os Procons já constataram infração aos direitos do consumidor, independente de ter sido resolvida ou não.


A divulgação de um cadastro vai ajudar o cidadão a saber os nomes dos fornecedores que têm mais, ou menos, reclamações e qual a atitude da empresa diante dessas queixas. É possível comparar, por exemplo, o percentual de resolução de conflitos entre as empresas que estão no cadastro. Atualmente o Sindec está implantado em 21 Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

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