A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
28 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Apoio

Centro de equoterapia da Polícia Militar de MS auxilia centenas de pacientes

Usada como tratamento médico desde o século XVIII, a equoterapia tem objetivo de melhorar o controle postural, a coordenação e o equilíbrio de pacientes com distúrbios articulares

8 SET 2019 - 12h00min
Da Redação

Poucas pessoas sabem que a andadura perfeita do cavalo, a altura adequada, a docilidade do animal aliados a uma equipe multidisciplinar, podem ajudar a recuperar pacientes com problemas psicomotores e portadores de necessidades especiais. É este o trabalho, que desde 2002, o Centro de equoterapia da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul vem realizando em Campo Grande, Nova Andradina, Corumbá, Aquidauana, Dourados e Sidrolândia. São centenas de praticantes (termo usado pela Instituição) da equoterapia que passam pelos centros, onde o atendimento é gratuito, e saem com visíveis ganhos na saúde, tanto a nível físico como psíquico. Isto porque a atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

“O movimento do animal é simétrico, repetitivo e ritmado, por há uma imitação que se assemelha ao movimento tridimensional do ser humano”, explica o Coordenador do Centro, tenente Lorenzetti. O resultado, segundo ele, é a estimulação da consciência corporal completa que ativa o cérebro (sistema labiríntico) que busca ajustar a marcha, equilíbrio, movimento sincrônico do tronco, braços, ombros, cabeça com o restante do corpo, gerando uma considerável melhora no tônus de forma global. Ou seja, através da terapia o cérebro manda a informação correta para que ele possa fazer os mesmos movimentos. A diferença da fisioterapia convencional, de acordo com o Tenente, que está na coordenação desde o início, é que os praticantes vão para lá para andar á cavalo. E isto, segundo ele, foge do estigma de estar em tratamento.

O pai de Isabela, sete anos, João Paulo Soares, leva filha há dois anos para a prática de equoterapia e diz que está muito satisfeito com o desenvolvimento da filha, diagnosticada com paralisia cerebral – Hemiparalisia. “Ela teve um avanço considerável no equilíbrio e na postura” atesta. Demonstrando alegria com os movimentos do cavalo, Jefferson de 24 anos, que tem lesão no cérebro, está a quatro meses praticando a terapia. Seu pai, João Evangelista, relata que deste então o filho vem mudando o comportamento. “Ele está mais calmo, dorme melhor e está aprendendo novas atitudes”, declara.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem também novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. (O resultado da terapia é tão grande, que atualmente há fila de espera na instituição, que segue as diretrizes do Ande Brasil). No momento o centro está atendendo cerca de 132 praticantes, só na capital. São feitas duas inscrições ao ano, com turmas que duram, no mínimo seis meses – que pode ser estendido até dois anos caso o tratamento exija.

Para participar da terapia é preciso ter indicação médica e estar inserido em quadros clínicos específicos como: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares, clínico metabólicas, sequelas de traumas e cirurgias. Normalmente o processo é realizado uma vez por semana, com duração total de 40 minutos, sendo 30 minutos de interação direta com o cavalo.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

SIG recupera Hyundai Azera furtado após perseguição e acidente em Aquidauana

2
Miranda

Onça de 140 quilos morre atropelada na BR-262, em Miranda

3
Dois Irmãos do Buriti

Mulher é suspeita de jogar gasolina e queimar 90% do corpo do marido em Dois Irmãos do Buriti

4
Aquidauana

Nota de falecimento do senhor Alfredo de Oliveira; velório acontece em Aquidauana

Vídeos

Video da perseguição da Policia Civil

“Amigo que é amigo não derruba” Compartilha o Corpo de Bombeiros nas redes sociais

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max33

Aquidauana

Sol o dia todo com algumas nuvens à tarde. Noite estrelada.
min21 max33

Anastácio

Sol o dia todo com algumas nuvens à tarde. Noite estrelada.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,50m
Miranda
5,87m
Paraguai
1,59m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"SOU"

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: FANTASIAS

Valdemir Gomes

NUm...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde da Santa Terezinha - Centro de Saúde Dr. Cláudio Fernando Estela

R. Carlos Ferreira Bandeira, s/nº Stª Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4027
Ag. Correios

Agencias dos Correios

Estevão Alves Correa, 621 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1828
Supermercados

Casa Tamashiro

Estevão Alves Corrêa, 944 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2106
Ver Mais