A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de março de 2019
Anuncie Aqui
8494
Geral

Ciclo de Palestras dá prosseguimento à programação do ESMAD 2007

14 SET 2007 - 13h02min
sato comunicação

"O papel do administrador diante das rápidas transformações globais". Foi esse o tema da palestra que abriu o "Ciclo de Palestras" do ESMAD 2007, Encontro Sul-matogrossense de Administração, proferida por Marco Aurélio Ferreira Vianna, presidente do Instituto MVC Estratégia e Humanismo. Vianna também é membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração e recebeu, em 2004, o título de Administrador Emérito do CRA/RJ (Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro). É também membro da World Future Society, entidade que reúne os maiores estudiosos do mundo sobre o assunto "gestão".


"É preciso que a gestão deixe de ser vista como atividade meio e passe a ser considerada atividade fim", afirmou o especialista, colocando o profissional de Administração como o grande parceiro das instituições , tanto públicas quanto privadas. No decorrer da palestra, Vianna procuru demonstrar que um dos principais determinantes do sucesso ou do insucesso dos empreendimentos é mesmo a questão da gestão. "Temos, primordialmente, a liderança nas organizações como o diferencial entre aquelas que dão certo e as que dão errado, seguida de perto pela administração, ou seja, tudo o que diz respeito à gestão destas instituições e em terceiro lugar os valores ali praticados", listou o palestrante.


Para ele, o trabalho dos profissionais administradores vem sendo cada vez mais valorizado, mas há ainda um caminho a ser percorrido para que o reconhecimento da profissão alcance seu ponto máximo. "É algo que depende primordialmente dos próprios administradores: eles têm que ser mais pró-ativos nas suas atuações dentro das empresas e só vão conseguir isto quando estiverem mais conscientes da importância do papel que desempenham nestes ambientes de trabalho", ressalta Vianna.


Prestígio
Esteve também prestigiandoa abertura do Ciclo de Palestras o Adm. Roberto Cardoso, presidente do CFA (Conselho Federal de Administração), que, em sua fala elogiou a iniciativa da presidenta do CRA/MS Eliane Toniasso pela realização dom ESMAD citando o evento como um momento de reconhecimento à crescente importância que vem assumindo o administrador na nova conjuntura empresarial.


Cardoso traçou um histórico da profissão no Brasil e no mundo, revelando que "pesquisa aponta que em 1950 já existiam cerca de 1500 escolas de Administração nos Estados Unidos e nenhuma em todo o resto do mundo, nem ao menos na Europa". Ele atribui a isto o fato de os Estados Unidos serem hoje, inegavelmente esta grande potencia mundial, independente dos erros e acertos de seus governantes. "No meu entender, o ensino da administração foi o grande responsável por despertar nos americanos o gosto pela gestão, o espírito empreendedor", opinou Cardoso.


Ele afirmou também que, atualmente no Brasil exisem cerca de 1700 instituições de ensino superior dedicados ao ensino da Administração e cerca de 2300 cursos. "São 600 mil alunos cursando administração, nas mais diversas áreas, número que corresponde a 15% do total de universitários do país", revelou o presidente do CFA. Cardoso terminou seu pronunciamento, destacando a frase que consta no rodapé do painel: "Em com a frase: "Em 1965, a profissão de administrado foi reconhecida por lei; hoje ela é reconhecida por todos".

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Aquidauanense está entre vítimas de acidente que deixou 3 mortos

2
Policial

Pedreiro persegue mulher, a derruba e a mata

3
Aquidauana

Motociclista fica ferido em acidente com caminhonete na Duque de Caxias

4
Nota de Falecimento

Médico aquidauanense, Heraldo Alan Kardec José de Paula morre aos 73 anos

Vídeos

CCE Centro Cristão de Ensino leva conhecimento e valores a crianças e adolescentes para a vida toda

Em capotamento, airbag salva motorista da morte em Aquidauana

Incorporação dos Alunos do Núcleo de preparaçao de Oficiais da Reserva (NPOR)

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,65m
Miranda
5,48m
Aquidauana
4,23m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

As...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE (NÃO) ADMIRAR: O HORROR

Paulo Corrêa de Oliveira

MISTÉRIOS DA PONTE VELHA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Amarelinho

Acesso pelo Frigorífico, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2828/99186
Telefones Úteis

Departamento de Sistema Penintenciario

Duque de Caxias, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4381
Auto Posto

Asa Branca

Duque de Caxias, s/n Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4623
Ver Mais
508110560