A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de janeiro de 2019
Anuncie Aqui
8486
Geral

Ciclo de Palestras dá prosseguimento à programação do ESMAD 2007

14 SET 2007 - 13h02min
sato comunicação

"O papel do administrador diante das rápidas transformações globais". Foi esse o tema da palestra que abriu o "Ciclo de Palestras" do ESMAD 2007, Encontro Sul-matogrossense de Administração, proferida por Marco Aurélio Ferreira Vianna, presidente do Instituto MVC Estratégia e Humanismo. Vianna também é membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração e recebeu, em 2004, o título de Administrador Emérito do CRA/RJ (Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro). É também membro da World Future Society, entidade que reúne os maiores estudiosos do mundo sobre o assunto "gestão".


"É preciso que a gestão deixe de ser vista como atividade meio e passe a ser considerada atividade fim", afirmou o especialista, colocando o profissional de Administração como o grande parceiro das instituições , tanto públicas quanto privadas. No decorrer da palestra, Vianna procuru demonstrar que um dos principais determinantes do sucesso ou do insucesso dos empreendimentos é mesmo a questão da gestão. "Temos, primordialmente, a liderança nas organizações como o diferencial entre aquelas que dão certo e as que dão errado, seguida de perto pela administração, ou seja, tudo o que diz respeito à gestão destas instituições e em terceiro lugar os valores ali praticados", listou o palestrante.


Para ele, o trabalho dos profissionais administradores vem sendo cada vez mais valorizado, mas há ainda um caminho a ser percorrido para que o reconhecimento da profissão alcance seu ponto máximo. "É algo que depende primordialmente dos próprios administradores: eles têm que ser mais pró-ativos nas suas atuações dentro das empresas e só vão conseguir isto quando estiverem mais conscientes da importância do papel que desempenham nestes ambientes de trabalho", ressalta Vianna.


Prestígio
Esteve também prestigiandoa abertura do Ciclo de Palestras o Adm. Roberto Cardoso, presidente do CFA (Conselho Federal de Administração), que, em sua fala elogiou a iniciativa da presidenta do CRA/MS Eliane Toniasso pela realização dom ESMAD citando o evento como um momento de reconhecimento à crescente importância que vem assumindo o administrador na nova conjuntura empresarial.


Cardoso traçou um histórico da profissão no Brasil e no mundo, revelando que "pesquisa aponta que em 1950 já existiam cerca de 1500 escolas de Administração nos Estados Unidos e nenhuma em todo o resto do mundo, nem ao menos na Europa". Ele atribui a isto o fato de os Estados Unidos serem hoje, inegavelmente esta grande potencia mundial, independente dos erros e acertos de seus governantes. "No meu entender, o ensino da administração foi o grande responsável por despertar nos americanos o gosto pela gestão, o espírito empreendedor", opinou Cardoso.


Ele afirmou também que, atualmente no Brasil exisem cerca de 1700 instituições de ensino superior dedicados ao ensino da Administração e cerca de 2300 cursos. "São 600 mil alunos cursando administração, nas mais diversas áreas, número que corresponde a 15% do total de universitários do país", revelou o presidente do CFA. Cardoso terminou seu pronunciamento, destacando a frase que consta no rodapé do painel: "Em com a frase: "Em 1965, a profissão de administrado foi reconhecida por lei; hoje ela é reconhecida por todos".

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

“Não me mata, porque eu tenho filhos”, disse merendeira

2
Aquidauana

Capataz planejou furto de 14 cabeças de gado de fazenda em Aquidauana

3
Policial

Polícia Civil apresenta “Palhaço Sabiá” nesta quarta-feira

4
Aquidauana

Abandonado na estação há quase 50 anos, mecânico ainda não sabe o paradeiro dos pais

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Não...

Robinson L Araujo

NÃO DESISTA!

Raquel Anderson

"Num tempo da delicadeza!"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

José Arruda Fialho

Sete de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Auto Elétrica/Oficinas

Oficina Brasil

Pandia Calogeras, 841 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3574
Hotéis

Hotel Escobar

Rua Marechal Mallet, 1850 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2078
Ver Mais
497810585